Rostos da equipa Miranda-Mortágua 2017 / Entrevista a Xavier Silva

O Velo Clube do Centro reservou para a temporada de 2017 uma equipa Sub-23 totalmente renovada no nome e cores dos equipamentos. Miranda-Mortágua substitui a anterior designação Anicolor, deixando o verde de lado e adoptando o vermelho como cor principal.

A empresa Miranda, fabricante de componentes para bicicletas sediada em Águeda, une-se em 2017 ao Município de Mortágua no patrocínio da equipa de formação.

Criada em 1999 e sediada em Mortágua, continua a ter no comando desportivo o ex-ciclista profissional Pedro Silva, que mantém cinco ciclistas e recebe quatro novos rostos na nova temporada com início no mês de Fevereiro [Calendário 2017].

Entre os novos elementos conta-se a presença do vencedor de uma etapa na Volta a Galicia Francisco Campos, Sebastião Ramos e sobem do escalão júnior Iúri Leitão e João Antunes.

Dão continuidade à ligação de anos anteriores o vice-campeão nacional Sub-23 de fundo Hugo Nunes, o vice-campeão nacional Sub-23 de contra-relógio Jorge Magalhães, o vencedor da Volta dos Campeões e do Prémio Anadia Fábio Mansilhas, o vencedor da Volta à Madeira Gonçalo Carvalho e Xavier Silva.

Perseguindo a paixão do pai Pedro Silva pelo ciclismo, o jovem Xavier Silva falou ao Cycling & Thoughts sobre a temporada que se avizinha: “Esta vai ser a minha décima época no ciclismo e também ligada a este clube. Neste momento, estou na minha quarta e última época como Sub-23.”

O crescimento de Xavier no ciclismo tem sido feito conjuntamente com os estudos universitários: “Desde sempre conciliei o ciclismo com os estudos e estou neste momento a tirar o Mestrado em Engenharia Informática, na Universidade de Coimbra. Recentemente, tirei o Curso de Treinador de Ciclismo Nível 1, promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo.”

Sobre o papel desempenhado na equipa, Xavier Silva afirma: “Sempre tivemos equipas bastante competitivas, o que obriga naturalmente a que haja um trabalho enorme e, muitas vezes, invisível em prol dos líderes. Ao longo destes últimos anos tenho sido um ciclista de equipa. No entanto, tento aproveitar sempre da melhor maneira todas as oportunidades que surjam.”

“Para esta época, essencialmente quero estar bem numa primeira fase da temporada, e também transmitir aos mais novos a experiência que fui adquirindo ao longo dos anos. Grande parte da equipa manteve-se a mesma para esta época, o que é muito bom, com ciclistas que na minha óptica têm um potencial enorme, com provas já dadas e que, mais cedo ou mais tarde, vão dar ‘o salto’.”

O ano de 2017 traz um novo patrocinador e objectivos renovados, como nos conta Xavier: “Neste clube é feito um trabalho muito sério, temos um acompanhamento diário muito dedicado por parte dos responsáveis da equipa, que acreditam acima de tudo no nosso potencial. Este ano existe a particularidade de termos um novo patrocinador, a empresa Miranda também ligada ao mundo das bicicletas, o que dá sempre uma motivação extra. No entanto, os objectivos e a ambição são os mesmos de sempre, deixar tudo na estrada para dignificar os nossos patrocinadores e todas as pessoas que nos apoiam, pois sem elas nada disto era possível.”

No ano de 2016, a equipa distinguiu-se pela obtenção de diversos pódios [Retrospectiva 2016], fechando a temporada com o Prémio de Mérito Desportivo, galardoado na Gala do Desporto de Mortágua, e no 9º lugar do Ranking APCP Equipa do Ano, sendo a 3ª equipa de clube da tabela nacional.

Nove jovens lusos constituem a equipa Miranda-Mortágua, que em 2017 pedala em bicicletas da marca BMC:
Fábio Mansilhas (18/02/1995)
Francisco Campos (10/10/1997 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
Gonçalo Carvalho (03/12/1997)
Hugo Nunes (17/11/1996)
Iúri Leitão (03/07/1998 Bairrada)
João Antunes (13/06/1998 Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense)
Jorge Magalhães (10/02/1997)
Sebastião Ramos (29/07/1997 ACDC Trofa)
Xavier Silva (07/12/1995)
 
Miranda-Mortágua 2017 (© Facebook Miranda-Mortágua)

Testes físicos realizados pelo Prof. Dr. Amândio Santos (© Facebook Miranda-Mortágua)

Equipamento Miranda-Mortágua para 2017 (© Facebook Miranda-Mortágua)
Carro da equipa Miranda-Mortágua com cores renovadas para 2017 (© Facebook Miranda-Mortágua)

__________
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário