Avançar para o conteúdo principal

Equipa Maia 2017 / Entrevista a João Fernandes

A União Ciclista da Maia continua de pedra e cal no pelotão nacional. Dedicada à formação de jovens ciclistas nos últimos anos, em 2017 a Maia conta com um interessante grupo de jovens na equipa de Sub-23.

Com António Pereira na direcção geral e José Rodrigues na direcção desportiva, da temporada passada [Retrospectiva 2016] mantém-se na equipa o ciclista elite Patrick Videira e os sub-23 Diogo Duarte, Hélder Silva, João Barbosa, Natanael Almeida, Pedro Silva e Rúben Silva.

O grupo vê chegar este ano o elite António Costa, do escalão júnior Bruno Rodrigues e João Rocha, do pelotão espanhol o sub-23 António Moreira e de França Pierre Tartié, que se destacou na época transacta em 4º na Boucles du Tarn et du Sidobre. Entre os novos rostos assinala-se ainda a entrada de João Fernandes, 4º classificado na Taça de Portugal Sub-23 em 2016.

Ao Cycling & Thoughts, o jovem João Fernandes falou sobre o percurso pedalado na época transacta: “Penso que a minha temporada de 2016 foi positiva, embora não tenha conseguido atingir todos os objectivos que gostaria. Espero que neste ano de 2017 consiga atingi-los, como por exemplo ser campeão nacional na prova em linha.”

A presente temporada trouxe mudança de equipa para João Fernandes: “A oportunidade de ir para a Maia surgiu cedo, quando fiz pela Selecção Nacional o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela [Maio de 2016] a convite do massagista da Selecção e treinador da U.C. Maia, o Sr. José Rodrigues, que achou que o meu potencial seria importante na Maia. A proposta que o clube me ofereceu foi deveras a melhor para ingressar numa equipa.”

João Fernandes abordou ainda dos seus objectivos: “Sou um ciclista ambicioso e não gosto de perder nem a feijões. Como referi, um dos meus principais objectivos para 2017 é a prova em linha do Campeonato Nacional e outro é a Volta a Portugal do Futuro.”

Treze jovens constituem a equipa Maia, que em 2017 [Calendário 2017] corre com bicicletas da marca Giant:
António Costa (Por 08/07/1992 Amador)
António Moreira (Por 23/07/1997 CC Padronés-Aluminios Cortizo)
Bruno Rodrigues (Por 01/02/1997 eq. júnior Maia)
Diogo Duarte (Por 31/07/1997)
Hélder Silva (Por 02/09/1996)
João Barbosa (Por 21/12/1997)
João Fernandes (Por 26/07/1995 GoldWin-Team José Maria Nicolau)
João Rocha (Por 21/12/1998 Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel)
Natanael Almeida (Por 29/08/1996)
Patrick Videira (Por 02/12/1994)
Pedro Silva (Por 13/04/1996)
Pierre Tartié (Fra 20/10/1995 GSC Blagnac Vélo Sport)
Rúben Silva (Por 30/07/1997)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.