Avançar para o conteúdo principal

Equipa Jorbi-Team José Maria Nicolau 2017 / Entrevista a André Ramalho

O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau cumpre em 2017 o seu 14º ano de trabalho na formação de jovens ciclistas. Para a nova temporada, a equipa Sub-23 assume a designação Jorbi-Team José Maria Nicolau, assinalando a ligação existente desde 2009 com a marca portuguesa de bicicletas Jorbi.

No comando desportivo, José Nicolau continua a batalha de manter na estrada o clube que pretende perpetuar a memória do seu avô, o campeão e saudoso ciclista José Maria Nicolau, vencedor de duas Voltas a Portugal na década de 30.

Para a temporada de 2017 [Calendário 2017], José Nicolau traz de regresso ao grupo Fábio Leaça, ciclista elite que representou o clube em 2014 e 2015. Entre as estreias contam-se os nomes de Nuno Marques e Germano Arroyo, este último de ascendência colombiana.

Da equipa júnior sobem André Cunha, Sandro Branco e Bernardo Gonçalves, que foi uma referência no escalão júnior em 2016. De outras formações juniores chegam Cláudio Sousa e Micael Vitorino.

Da época transacta, mantêm-se na composição da equipa João Ribeiro, Jorge Marques e André Ramalho, após um ano de 2016 de franca evolução [Retrospectiva 2016].

André Ramalho proporcionou momentos marcantes no final da temporada, confrontando-se com os profissionais da W52-FC Porto na Pista da Malveira e levando consigo a vitória. Ao Cycling & Thoughts fez um balanço positivo do seu percurso: Penso que tenho tido uma evolução muito constante e que ainda tenho muito para evoluir. Por vezes, é um pouco difícil tornar esta evolução mais evidente, pois é um bocado complicado conciliar os estudos com o ciclismo, mas é algo que se tem conseguido fazer. Acho que tenho conseguido bons resultados, tanto nos escalões de formação como agora em Sub-23, muito devido ao trabalho das equipas onde estive – CC Aldeia de Paio Pires e CC José Maria Nicolau – e das pessoas que estão à frente das mesmas.”

Sobre a relação duradoura com o Clube, André Ramalho afirmou: “Vou para a terceira época no Clube de Ciclismo José Maria Nicolau e tenho uma boa relação com todas as pessoas do Clube, pois são pessoas sempre dispostas a ajudar e muito compreensivas, que trabalham muito para que nada nos falte. É uma relação que se tem fortalecido ao longo do tempo, com base na confiança e na humildade, e que acredito irá manter-se durante muito mais tempo. Queria deixar aqui um grande obrigado ao José Nicolau, Paulo Figueiredo e Mariana Nicolau por toda esta dedicação e ajuda aos atletas.”

Com a nova temporada prestes a iniciar, André Ramalho falou-nos das metas a alcançar: 2017 passa principalmente por ajudar a equipa a cumprir os seus objectivos. Pessoalmente, espero ter melhores resultados que em 2016 e estar em boa forma tanto na Volta a Portugal do Futuro como nos Campeonatos Nacionais, pois são corridas que se adequam bem às minhas características. A equipa é muito unida e acredito que, apesar de termos uma equipa muito jovem e com muitos atletas que sobem de juniores, temos talento e podemos fazer boas corridas e bons resultados.”

Onze jovens lusos constituem a equipa Jorbi-Team José Maria Nicolau em 2017:
André Cunha (02/12/1998 Eq. júnior Jorbi-Team José Maria Nicolau)
André Ramalho (11/03/1996)
Bernardo Gonçalves (13/08/1998 Eq. júnior Jorbi-Team José Maria Nicolau)
Cláudio Sousa (20/05/1998 CC Paio Pires)
Fábio Leaça (22/09/1993 ---)
Germano Arroyo (21/04/1997 Anicolor)
João Ribeiro (31/07/1997)
Jorge Marques (21/04/1996)
Micael Vitorino (23/10/1998 Academia Joaquim Agostinho-Udo)
Nuno Marques (15/05/1997 ACDC Trofa)
Sandro Branco (30/07/1998 Eq. júnior Jorbi-Team José Maria Nicolau)


Equipa Jorbi-Team José Maria Nicolau Sub-23 e Júnior 2017 (© Facebook Equipa)

Equipamento para a temporada de 2017 (© Facebook Equipa)
__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.