Avançar para o conteúdo principal

Rostos da equipa Liberty Seguros-Carglass 2017

O calendário português de estrada dá a sua pedalada de saída nos primeiros dias do mês de Fevereiro. As equipas nacionais ultimam os pormenores para dar início à temporada de 2017 e no último escalão de formação muitos são os jovens sub-23 em busca de mostrar as suas qualidades nas mais duras competições lusitanas. A equipa de clube Liberty Seguros-Carglass pedala o seu terceiro ano de vida, abrindo portas a cinco novas entradas e mantendo cinco rostos da casa.

O grupo esteve reunido em finais de Dezembro no primeiro estágio da equipa, que serviu de integração e realização de testes físicos e de biomecânica, a cargo da empresa Biketreino do ex-ciclista profissional João Cabreira.

O experiente director desportivo Manuel Correia mostrou-se satisfeito com o primeiro contacto: “Tudo correu conforme planeado, sendo um estágio com nota positiva, onde todos revelaram um enorme profissionalismo e muita vontade de transformar este novo conjunto de ciclistas numa competitiva equipa e numa grande família”.

Cinco jovens transitam da época anterior, nomeadamente o campeão nacional Sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves, o vencedor da Taça de Portugal Sub-23 e campeão nacional de Rampa Sub-23 César Martingil, Filipe Rocha, André Crispim e David Ribeiro.

Quanto às chegadas, reforçam a equipa o actual vice-campeão nacional de Rampa sub-23 e campeão nacional Sub-23 de contra-relógio em 2015 José Neves, o vencedor da montanha na Clásica de Páscua Venceslau Fernandes, Rafael Lourenço e vindos do escalão júnior Luís Pereira e Miguel Duarte.

No final de 2016, a Liberty Seguros-Carglass transformou-se numa verdadeira exportadora de talentos, vendo sair da equipa os gémeos Ivo e Rui Oliveira para a norte-americana Axeon Hagens Berman, André Carvalho para a italiana Cipollini Iseo Rime, entrando em equipas continentais lusas Luís Gomes na Rádio Popular-Boavista, Tiago Ferreira na W52-FC Porto e Zulmiro Magalhães na LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.

A última temporada foi recheada de êxitos [Retrospectiva 2016], valendo à equipa o 7º lugar no Ranking APCP Equipa do Ano, destacando-se como 1ª equipa de clube da tabela nacional.

Para 2017, a equipa continua ao lado da marca KTM na escolha das bicicletas para os dez jovens lusos que constituem a Liberty Seguros-Carglass:
André Crispim (12/10/1996)
César Martingil (10/01/1995)
David Ribeiro (22/08/1995)
Filipe Rocha (20/12/1997)
Gaspar Gonçalves (24/05/1995)
José Neves (30/10/1995 GoldWin-Team José Maria Nicolau)
Luís Pereira (13/07/1998 EC Carlos Carvalho)
Miguel Duarte (12/08/1998 EC Bruno Neves)
Rafael Lourenço (01/10/1997 Sporting CP-Tavira)
Venceslau Fernandes (24/01/1996 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)

Liberty Seguros-Carglass 2017 (© Facebook Bike Clube de Portugal)

Teste físico na empresa Biketreino (© Facebook Bike Clube de Portugal)

__________
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro