Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo: GP Liberty Seguros

Frederico Figueiredo (by Jacintha Amorim)
Boas, amigos!

Mais uma competição, desta vez o Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria. Uma competição de 3 dias com 4 etapas, uma delas um contra-relógio por equipas. Uma especialidade pouco vista em Portugal, mas nesta Volta já vem sendo hábito ano após ano e uma vez mais fez parte da corrida.

No primeiro dia tivemos um percurso de 149 km, com partida em Santa Maria da Feira e chegada a Lordelo. Um percurso acidentado sempre em sobe e desce, um rompe pernas, com diversas tentativas de fuga nos quilómetros iniciais até se formar uma fuga, na qual as equipas profissionais estavam representadas. Numa parte do percurso, a minha equipa Rádio Popular-Boavista assumiu o controlo da corrida e anulou um grupo intermédio ainda em fuga. Mantivemos a distância, uma vez que tínhamos o Daniel Silva na fuga principal, o que nos dava garantias, deixando-nos tranquilos. Na parte final, a dureza tanto do percurso como do tempo, visto começar a chover o que deixou as estradas algo perigosas, não ajudou em nada e na subida formou-se um grupo de cerca de 25 unidades, que anulou a fuga. Desse momento até à meta, sucederam-se diversas tentativas de escapada sem sucesso e o corredor da OFM, Ricardo Vilela, acabou por levar a melhor. O meu colega César Fonte esteve na discussão da etapa, fazendo um 5º lugar. Quanto a mim, fiquei na 16ª posição… na descida para a meta tive algum receio, as mazelas da última corrida não ajudaram e perdi algum espaço para o grupo.

No dia seguinte viajámos até à cidade da Maia, terra de tradição de ciclismo. O tempo acordou algo cinzento com alguma chuva. Logo ao início, como habitual, algumas tentativas de fuga levaram à constituição de um grupo de 7 unidades, entre eles o Rui Sousa da minha equipa. A OFM controlou a corrida e não estava interessada em alcançar a fuga e assim, mais uma vez, eu e os meus companheiros da Rádio Popular-Boavista assumimos o controlo, reduzindo o espaço e alcançando a fuga. Começou então a preparação do sprint, com o Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) a surpreender e a levar a melhor. O César Fonte ficou novamente na 5ª posição, sempre na luta pela etapa.

Domingo, último dia de competição em dose dupla, um crono por equipas da parte da manhã e o sempre espectacular e emblemático Circuito do Castelo à tarde. No crono, levou a melhor a equipa da Efapel, de longe a mais forte nesta especialidade com homens muito possantes e que levam vantagem. A minha equipa não esteve bem e tivemos noção disso. Da parte da tarde corremos o Circuito do Castelo. É talvez dos circuitos que mais gozo deve dar ganhar, não só pela dureza como também por tudo o que envolve em termos de público, sempre muita gente a assistir, nesta que é uma região de ciclismo e de ciclistas. Quanto à corrida, desde cedo muitos ataques e, desta vez, cabendo a mim entrar na aventura junto a mais alguns ciclistas. Na parte inicial tive a companhia do meu colega Vergílio Santos, que me ajudou a apanhar um grupo mais na dianteira. Contudo, à falta de 3 voltas para o final, fomos alcançados e a Efapel começou a preparar a corrida para o Rafael Silva. Foi um grande trabalho de colocação e a vitória coube ao Sérgio Sousa da mesma equipa. O Rafael fez 2º na meta e ganhou o Grande Prémio. O nosso César Fonte, novamente na luta, realizou o 4º lugar, num circuito em que foi vencedor no ano passado. Eu terminei na meta em 15º e na geral em 16º lugar.

Agora, vou aproveitar esta semana sem competição para levantar um pouco o pé. Depois então estarei de volta para a parte final da época.

Próxima competição será a Vuelta a Castilla y León!

Até lá, boas pedaladas :)
Frederico Figueiredo
 
Rádio Popular-Boavista no 6º GP Liberty Seguros (by Jacintha Amorim)

Frederico terminou na geral em 16º lugar, a 1m38s do vencedor Rafael Silva (EFG).

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.