Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo



O ciclismo entrou na sua vida ainda em cadete, mas a verdadeira magia apoderou-se das suas pedaladas em 2013. Frederico Figueiredo é um nome que se tem imposto nas camadas jovens do pelotão nacional e na temporada passada elevou a sua performance ao mais alto nível com diversos pódios em sub-23 e o brilhante desempenho no Mundial de Estrada em Toscana, batalha na qual terminou entre os melhores sub-23 em 14º lugar.

Em 2014 enfrenta um novo desafio com a entrada no mundo profissional do ciclismo pela equipa continental Rádio Popular-Boavista. Assim que a proposta surgiu, Frederico não hesitou e agarrou a oportunidade que representou para si «a subida ao profissionalismo, além de uma enorme alegria em poder trabalhar com pessoas como o Rui Sousa, César Fonte, Vergílio Santos, Daniel Silva, Célio Sousa, bem como os outros jovens da equipa». Acima de tudo, foca o seu pensamento em «poder ajudar a equipa a atingir os seus objectivos, que tem como ponto alto a Volta a Portugal, e poder evoluir e aprender com os meus novos companheiros, trabalhando de forma a conseguir fazer sempre o que me for pedido». 

Em ‘Cycling & Thoughts’ vamos acompanhar as corridas deste jovem promissor ciclista português na rúbrica “A Corrida, por Frederico Figueiredo”. A cada prova disputada na presente temporada contaremos nas suas próprias palavras as sensações vividas por este talento para quem andar de bicicleta é mais que uma paixão, «é uma sensação de enorme liberdade e um prazer em poder trabalhar ao ar livre em plena comunhão com a natureza». Quem sabe se num futuro próximo iremos vê-lo vencer a camisola da montanha na Volta a Portugal, seguindo as pedaladas do seu tio Carlos Pinho, que alcançou esse triunfo nos anos de 1993/94… Enquanto esse momento não chega, aos 22 anos Frederico enche o seu palmarés de vitórias não menos importantes, como sagrar-se em 2013 rei da montanha na Vuelta a la Comunidad de Madrid.

Boa sorte Frederico nas primeiras pedaladas de profissional! 

Foto Facebook Oficial Frederico Figueiredo

Principais resultados em 2013 com Liberty Seguros/Feira/KTM: 
Taça de Portugal Sub-23
Sub-23 (2º Geral) Volta a Galicia (Espanha)
Sub-23 (4º Geral) Troféu Luso-Galaico (Espanha)
Sub-23 (10º Geral) 3ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (12º Geral) Troféu Cidade de Amarante
Sub-23 (12º Geral) 1ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (12º Geral) Circuito de Nafarros
Sub-23 (7º Geral) Volta as Comarcas de Lugo
Sub-23 (8º Geral) Challenge de Tavira
Sub-23 (10º Geral) 4ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (14º Geral) GP Abimota
Sub-23 (23º Geral) GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria
Campeonato Nacional de Estrada Sub-23
Sub-23 (6º Geral) Volta a Portugal do Futuro
Sub-23 (15º Geral) Troféu LabMed
Sub-23 (17º Geral) 5ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (25º Geral) Prova de Abertura Elites/Sub-23
Sub-23 (15º Geral) Volta ao Alentejo
Sub-23 (37º Geral) 2ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
14º Geral e Vencedor da Montanha Vuelta a la Comunidad de Madrid (Espanha)
14º Campeonato do Mundo Estrada Sub-23 (Toscana)
20º Geral Clásica de Padrón (Espanha)
28º Geral Campeonato da Europa Estrada Sub-23 (República Checa)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.