Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo: Clássicas de Espanha

Olá amigos!

Venho fazer um resumo das clássicas espanholas Miguel Indurain, La Rioja e Klasica Primavera de Amorebieta, onde estive este mês com a minha equipa Rádio Popular-Boavista.

Começando pelo GP Miguel Indurain, as 9 contagens de montanha fizeram desta corrida uma prova bastante dura, com um andamento muito forte desde o início. O ritmo imposto pela Movistar, equipa de Alejandro Valverde, endureceu ao máximo a corrida para ele fazer a diferença no final. Pelo menos a mim, esse ritmo imposto fez-me andar sempre no "bico do selim" e a sofrer. Ainda estava a recuperar de uma gripe que apanhei após a Volta ao Alentejo e acabei por desistir neste Grande Prémio, a 15 km do final no momento em que os comissários nos mandaram encostar, o que se compreende pelo final ser em circuito e não se poder facilitar com ciclistas atrasados, podendo prejudicar a frente da corrida. O melhor português de equipas lusas acabou por ser o meu colega de equipa Daniel Silva, em 25º lugar.

No dia seguinte disputámos a Vuelta a La Rioja, uma clássica diferente em termos de percurso. Mais plano, mas também cumprida a alta velocidade e sempre controlada pela equipa da Orica-GreenEdge para o seu sprinter. Uma fuga partiu com cerca de 8 ciclistas e atrás a equipa da Orica controlou a entrada da última volta do circuito, alcançando a fuga e preparando o sprint, onde acabou por vencer o Michael Matthews. Apesar de ainda não estar a 100%, neste dia já me senti melhor e na parte final arrisquei, fazendo um 14º lugar e sendo o melhor português na corrida.

Este fim-de-semana, foi a vez de rumar a Amorebieta para realizar a Klasica Primavera com uma forte presença de equipas portuguesas. Mais uma vez, a corrida foi controlada pela equipa Movistar, que tinha finalizado no dia anterior a Vuelta al Pais Vasco e queria fazer boa figura em Amorebieta. O percurso acidentado nos últimos 40 km e com 3 contagens de montanha fez com que na parte final se destacassem 3 ciclistas, que disputaram entre si a vitória visto cá atrás não haver entendimento na perseguição. Acabou por ganhar o homem da Caja Rural-Seguros RGA, Pello Bilbao, e eu acabei por sofrer uma aparatosa queda nos últimos 200m, que me originou diversas escoriações no corpo, mas felizmente não parti nada. O melhor português acabou por ser o Joni Brandão, da Efapel-Glassdrive, na 8ª posição.

A próxima competição é já nos dias 25, 26 e 27 de Abril, o GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria.

Até lá, boas pedaladas ;)
Frederico Figueiredo
 
Frederico Figueiredo (By www.elpedaldefrodo.com)
Resultados Frederico:
DNF GP Miguel Indurain
14º Vuelta a La Rioja, m.t. de Michael Matthews (OGE)
35º Klasika Primavera Amorebieta, a 1m25s de Pello Bilbao (CJR)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.