Avançar para o conteúdo principal

Et9 Volta a Portugal: Bis de Daniel Mestre a um dia de Rui Vinhas poder vencer a amarela

Daniel Mestre abriu e fechou as etapas em linha com duas vitórias para a Efapel. O corredor alentejano de 30 anos sprintou para a vitória em Setúbal, após o dia todo em fuga. Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) e Alessio Taliani (Androni Giocattoli-Sidermec) fecharam o pódio da jornada. Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela e o sonho de vencer amanhã a 78ª Volta a Portugal Santander Totta.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor do dia Daniel Mestre afirmou: “É, sem dúvida, uma enorme Volta que custou a fazer. Nunca na minha vida pensei fazer uma Volta assim. Fico bastante contente deste regresso da Volta a Portugal ao Alentejo e ser um alentejano a vencer esta etapa. É muito gratificante. Tenho cá a minha família, amigos, toda a gente que acredita em mim e sabe o que sofro diariamente para estar em forma na Volta e durante todo o ano. É o realizar de um sonho enorme. Saí para a fuga do dia ao quilómetro 20, andei todo o dia em fuga e ainda conseguir sprintar para a vitória, vindo o Alejandro Marque de trás com mais capacidade e frescura do que eu, conseguir vencer não foi nada fácil. Sem dúvida, o dia mais duro que tive nesta Volta, mas no final quando vencemos esquecemos as dores e a alegria é enorme.”

Quanto à luta pela geral, Daniel Mestre acrescentou: “Estamos um bocado tristes, porque a ambição da equipa seria vencer esta Volta. Temos de dar os parabéns aos adversários, porque nós trabalhámos forte mas eles também trabalharam. Estamos na luta ainda pelo pódio e se conseguirmos o pódio, duas etapas e andar de amarelo é, sem dúvida, uma excelente Volta para toda a equipa Efapel – Aldeias do Xisto.”

O camisola amarela Rui Vinhas falou sobre o mais esperado contra-relógio final: “Amanhã será um dia bastante duro para mim, de bastante sofrimento. Vou tentar lutar, tentar dar o meu melhor. Estou bastante tranquilo tendo o meu colega [Gustavo Veloso] atrás, em segundo. Ele é experiente nessa vertente, vou encarar o contra-relógio da melhor forma, o mais tranquilo possível e lutar até ao fim.”

Questionado sobre o porquê de não assumir que quer ganhar o contra-relógio e a Volta, Rui Vinhas esclarece com a sua conhecida humildade: “Eu tenho de ter respeito, ele é o líder. Sou apenas um outsider, tive a minha oportunidade de chegar fugido e ganhar vantagem. O que é certo é que estou a defender-me da melhor forma, todos os dias a conseguir estar com os da frente. O respeito é muito bonito e o Gustavo é um excelente contra-relogista, para mim o melhor que está em competição e eu não sei até que ponto irei conseguir a vitória. Tanto eu como ele vamos lutar. Independentemente de quem seja o vencedor, fico contente na mesma.”

Daniel Mestre triunfa pela segunda vez na
78ª Volta a Portugal (foto Helena Dias)
Daniel Mestre mais forte no sprint supera
Alejandro Marque na meta (foto Helena Dias)

No regresso da Volta ao doce Alentejo, a nona e penúltima etapa uniu Alcácer do Sal a Setúbal em 176,1 km, tendo o pelotão de 117 corredores de superar os prémios de montanha do Alto das Necessidades (3ª cat. km 145,7) e do Alto da Arrábida (3ª cat. km 163).

Depois de diversas tentativas de sair do pelotão, um grupo de 16 corredores conseguiu abrir espaço para o pelotão. À iniciativa de Nicolas Baldo (Team Roth) juntou-se Rodolfo Torres (Androni Giocattoli-Sidermec), chegando posteriormente o vencedor da 1ª etapa Daniel Mestre (Efapel), Guillaume de Almeida (Rádio Popular-Boavista), Javier Aramendia (Caja Rural-Seguros RGA), o vencedor da 3ª etapa William Clarke (Drapac), Alessio Taliani (Androni Giocattoli-Sidermec), Alex Diniz (Funvic-Soul Cycles-Sidermec), David Belda (Team Roth), Georg Loef (Christina Jewelry), Beñat Txoperena e Aritz Bagües (Euskadi-Murias), Diego Ochoa e Ivan Bothia (Boyacá Raza de Campeones), Sergey Luchshenko (Astana City) e Stephane Poulhies (Armée de Terre).

O cazaque Luchshenko pontuou em primeiro nas metas volantes de Montemor-o-Novo (km 43,5) e Vendas Novas (km 67,8). A fuga chegou a superar os 5 minutos de vantagem antes da última meta volante do dia em Palmela (km 129,3), superada em primeiro pelo brasileiro Alex Diniz.

Nesta fase final da jornada encontraram-se as duas contagens de montanha, Alto das Necessidades e Alto da Arrábida, esta última a 13,1 km da meta. Na fuga destacou-se um grupo de 11 corredores, entre eles o luso Daniel Mestre, que vestiu a camisola amarela no final da primeira etapa. O colombiano Diego Ochoa coroou a primeira montanha, mas ao longo da segunda subida a fuga desfez-se vendo aproximar o pelotão. No Alto da Arrábida, restava na frente a dupla luso-italiana Mestre e Taliani, com o italiano a coroar o alto.

Enquanto o duo fez de tudo para se manter na frente, atrás Joni Brandão (Efapel) tentou surpreender o camisola amarela com um ataque sem efeito, tal como o de Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e de Ricardo Vilela (Caja Rural-Sgeuros RGA). Seguiu-se o galego Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) a tentar sair do grupo do camisola amarela, conseguindo chegar ao duo em fuga à falta de 5 km para a meta.

O trio manteve uma vantagem de escassos segundos, mas suficiente para discutir entre si a vitória da etapa. Marque foi o primeiro a lançar-se ao sprint, mas Mestre foi mais forte, superando-o nos metros finais e conquistando a sua segunda vitória nesta Volta. Taliani foi terceiro. O pelotão cruzou em seguida a meta encabeçado pelo italiano Davide Vigano (Androni Giocattoli-Sidermec).

Rui Vinhas (W52-FC Porto) terminou o dia em 15º, mantendo a liderança com os mesmos 2m25s do 2º lugar ocupado pelo companheiro Gustavo Veloso, líder da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a décima e derradeira etapa encerra a 78ª Volta a Portugal Santander Totta com um contra-relógio individual de 32 km entre Vila Franca de Xira e Lisboa.

Resultados Et9
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:12:50
2º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte m.t.
3º Alessio Taliani (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +3”
4º Davide Vigano (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +5”
5º Adam Phelan (Aus) Drapac +5”
6º Eduard Prads (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +5”
7º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
8º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoi-Sidermec +5”
9º Luís Mendonça (Por) Funvic-Soul Cycles-Carrefour +5”
10º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +5”

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 40:16:16
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:11”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:37”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:17”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:16”
17º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:45”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

  1. Mais uma vez um belíssimo trabalho aqui e no Twitter.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.