Avançar para o conteúdo principal

Et8 Volta a Portugal: Ezquerra dá 1ª vitória a Sporting-Tavira em dia de corrida neutralizada

O espanhol Jesus Ezquerra deu à equipa Sporting CP-Tavira a primeira vitória na 78ª Volta a Portugal Santander Totta. Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Nathan Earle (Drapac) completaram o pódio da jornada mais longa, que esteve interrompida devido ao pelotão enganar-se no percurso. Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve-se consistente na defesa da camisola amarela.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor do dia Jesus Ezquerra falou do dia e do momento pelo qual a equipa Sporting CP-Tavira está a passar: “Foi um dia difícil, todo o dia em fuga. Tinha falado com o director para tentar chegar à meta e tentar surpreender os sprinters Vigano ou Caldeira. Mas afinal há que arriscar, se não arriscas não ganhas nunca e às vezes arriscando também não. Tentei a 6 km da meta, olhei para trás e havia espaço, continuei e pensei ‘se é para acontecer que seja’. Era uma vitória que necessitávamos. Vínhamos com a certeza de que tínhamos trabalhado forte para o nosso capitão Rinaldo ganhar a Volta. Às vezes as coisas não saem, mas peço às pessoas um pouco de calma, porque nós trabalhamos igual. Às vezes ganha-se, outras vezes não. O Rinaldo tem todo o apoio da equipa, mas teve um dia mau, toda a equipa sofreu também pelas pessoas que esperam o máximo. É normal, mas nós somos os primeiros a sofrer. Esta é uma vitória que não sabe à geral da Volta, mas espero que a desfrutem todos.”


Quanto à neutralização da corrida, a RTP falou com Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), experiente corredor que esteve a falar com os comissários: “Nós vínhamos num grupo bastante restrito quando iniciámos a descida e houve o engano. Vínhamos num grupo de cerca de 30 ciclistas e com a confusão toda já estávamos um grupo de 90 ou 100. O que eu disse aos comissários foi, até por uma questão de integridade física, para darem o mesmo tempo ao grupo. Naturalmente, nós tínhamos de perseguir a fuga e encurtar o máximo de tempo possível, mas dar àquele grupo todo o tempo, independentemente de haver cortes, porque seriam quase os últimos 10 km em descida, uma descida louca, e é muito mais fácil vir num grupo de 20 ou 30 ciclistas do que num pelotão de 100, onde toda a gente quer vir o melhor colocado possível.”

Jesus Ezquerra dá 1ª vitória à equipa Sporting CP-Tavira
na Volta a Portugal (foto Helena Dias)
Momento em que o pelotão espera para retomar a corrida
(foto Helena Dias)


A oitava e mais longa etapa da 78ª edição ligou Nazaré a Arruda dos Vinhos em 208,5 km. No menu montanhoso, o pelotão de 120 corredores fez frente a Montejunto (2ª cat. km 132,4), Alenquer (4ª cat. km 160,8) e Arranhó (3ª cat. 185,6). Nesta incursão da Volta a Portugal pela região Oeste, destaque para o vasto público que acorreu às estrada para ver o colorido pelotão passar.

Aos primeiros quilómetros, uma fuga de sete corredores tomou a frente da corrida. O corredor basco Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias), também ontem em fuga, deu início à aventura com Samuel Caldeira (W52-FC Porto), Jesus Ezquerra (Sporting CP-Tavira), Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), Nathan Earle (Drapac), Davide Vigano (Androni Giocattoli-Sidermec) e David Belda (Team Roth).

Com a montanha a surgir somente na segunda parte da jornada, a fuga conseguiu distanciar-se do pelotão na fase inicial, chegando a atingir uma vantagem acima dos 9 minutos. O espanhol Ezquerra pontuou em primeiro nas metas volantes do Bombarral (km 42) e Torres Vedras (km 90,9).

Após a passagem pela terra do carismático Joaquim Agostinho, os corredores enfrentaram a mais dura subida do dia, o alto de Montejunto. A fuga viu a vantagem reduzir, iniciando a subida de 5,3 km a cerca de 6 minutos do pelotão, onde as equipas lusas se revezaram no comando.

Garikoitz Bravo foi o primeiro a perder contacto com a fuga e no alto foi o luso Ricardo Vilela a coroar Montejunto. Atrás, o pelotão reduziu-se a cerca de 30 corredores, entre eles o camisola amarela Rui Vinhas (W52-FC Porto).

À descida seguiu-se nova subida em Alenquer. No sexteto em fuga, Vilela coroou o prémio de montanha. O pelotão viu reagrupar elementos que tinham ficado para trás, atacando no grande grupo o espanhol Eloy Teruel (Louletano-Hospital de Loulé) e mais tarde Alex Diniz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour), Matvey Nikitin (Astana City) e Yoann Barbas (Armée de Terre).

Na aproximação à primeira passagem pela meta, o sexteto alargou a vantagem para os 8 minutos, fazendo perigar com a presença de Vilela o pódio de Daniel Silva, levando a Rádio Popular-Boavista a tomar a frente do pelotão. Entretanto, o sexteto superou na frente a primeira passagem pela meta (km 180,8), enquanto o quarteto perseguidor foi alcançado pelo pelotão.

Na última contagem de montanha do dia, em Arranhó, Vilela voltou a ser o mais forte. No pelotão, a Efapel assumiu o comando após a passagem pela subida de Arranhó.

À falta de 16 km, um engano na direcção do percurso levou o pelotão no caminho errado. Por decisão dos comissários, a corrida foi neutralizada e posteriormente retomada com o devido tempo de vantagem da fuga (6m40s).

De regresso à estrada, na fuga foi Belda a bonificar em primeiro na última meta volante de Sobral de Monte Agraço (km 199,5). Com o pelotão novamente em prova, foi a Efapel a tomar o comando e a dividir o grupo com o ritmo imposto.

Na frente, jogou-se a vitória da etapa no momento em que Jesus Ezquerra desferiu um ataque a 6 km da meta. Os cinco companheiros de fuga tentaram alcançar Ezquerra, mas sem sucesso. O espanhol de 25 anos conquistou em solitário a primeira vitória da equipa Sporting CP-Tavira na Volta a Portugal, deixando os companheiros de fuga discutir os demais lugares do pódio da jornada. Pelo segundo dia consecutivo, Samuel Caldeira foi 2º na meta, seguido de Nathan Earle. Entre os fugitivos, o italiano Davide Vigano viu-se impossibilitado de terminar o dia a pedalar, devido a avaria mecânica, cruzando o risco de meta a pé.

O pelotão chegou a mais de 4 minutos encabeçado por Gustavo Veloso (W52-FC Porto) em 7º e o camisola amarela Rui Vinhas a terminar o dia em 13º.

Vinhas manteve a liderança com os mesmos 2m25s do 2º lugar ocupado pelo companheiro Gustavo Veloso, líder da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a nona e penúltima etapa irá ligar Alcácer do Sal a Setúbal. A organização teve de alterar os quilómetros finais da jornada, em consequência da impossibilidade da caravana passar por estradas de acesso às praias locais em pleno mês de Agosto. Desta forma, a jornada terá 176,1 km e não 187,5 km, tendo como prémios de montanha o Alto das Necessidades (3ª cat. km 145,7) e o Alto da Arrábida (3ª cat. km 163).

Davide Vigano terminou etapa a pé,
devido a problema mecânico (foto Helena Dias)
Rui Vinhas mantém-se na liderança da Volta a Portugal
(foto Helena Dias)

Resultados Et8
1º Jesus Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira 5:02:04
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +15”
3º Nathan Earle (Aus) Drapac +17”
4º David Belda (Esp) Team Roth +19”
5º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +21”
6º Davide Vigano (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +21”
7º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +4:44”
8º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +4:44”
9º Franco Pellizotti (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +4:44”
10º Joni Brandão (Por) Efapel +4:44”

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 36:03:21
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:11”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:37”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:17”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:27”
17º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:45”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.