Avançar para o conteúdo principal

Et7 Volta a Portugal: José Gonçalves triunfa em Castelo Branco, Rui Vinhas mantém amarela

José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) assegurou vitória lusa na chegada a Castelo Branco, superando ao sprint Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec). Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve com tranquilidade a liderança da 78ª Volta a Portugal Santander Totta.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor do dia José Gonçalves afirmou: “Esperei o máximo possível para não arrancar tarde demais e quando vi 200m pude arrancar e ganhar. A estratégia ao início era para o Eduard Prades, mas ele teve uma avaria mecânica a 6 km e, claro, depois passei eu para número um da equipa. Consegui ganhar e estamos todos de parabéns. É uma grande motivação [para a Volta a Espanha], precisamos de vitórias para cada vez querermos mais. O trabalho que a equipa fez hoje foi recompensado no final com a minha vitória, por isso, agradeço a todos os meus colegas que trabalharam muito para poder estar aqui.”

O líder da amarela Rui Vinhas falou sobre mais um dia na liderança da Volta: “Estou a passar bastantes dias de amarelo e restam três dias para terminar a Volta. Creio que as decisões serão todas no último dia. O meu colega é bastante forte no contra-relógio e não sei até que ponto vou conseguir defender-me. Vou tentar dar o meu máximo, pelo menos para tentar um pódio ou mesmo a vitória. Será muito difícil para mim, mas irei fazer tudo para que a vitória seja portuguesa.”

O mais combativo do dia Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) falou à RTP sobre a jornada em fuga: “Durante a etapa houve colaboração. Talvez nos últimos 20 km, deixaram-me mais a mim o peso da fuga e é difícil. Com o vento que estava e atrás vinham a perseguir muito forte, penso que se colaborássemos todos podíamos ter chegado. Foi uma pena, mas atrás parece que querem ganhar tudo e torna-se mais difícil.” Marque falou também sobre os objectivos da equipa para o que falta da Volta: “O crono é todo a rolar e dependerá de como cheguem as forças no último dia. Restam duas duras etapas e vamos tentar dar uma vitória à LA Antarte.” Questionado sobre a possibilidade de Gustavo Veloso ganhar a geral, Marque concluiu: “É uma distância considerável, mas penso que o Gustavo consegue tirar esse tempo, ainda que o Rui leve motivação extra por ser o camisola amarela e poder ganhar uma Volta a Portugal. O ano passado perdeu tempo no crono, mas esteve a trabalhar todos os dias e este ano está um pouco mais resguardado. Tudo pode acontecer na última etapa. Seguramente, a vitória vai ficar no Porto.”

José Gonçalves triunfa em Castelo Branco
(foto Helena Dias)
Sprint de José Gonçalves dá vitória à Caja Rural-Seguros RGA
(foto Helena Dias)

A sétima etapa ligou Figueira de Castelo Rodrigo a Castelo Branco em 182 km. No dia sem montanhas pontuáveis, o pelotão de 121 corredores deixou um quinteto tomar a frente da corrida para a fuga do dia. Antes, na primeira meta volante em Almeida (km 17,2), o espanhol 6º na geral Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) conquistou a máxima bonificação, seguido do herói de ontem Joni Brandão (Efapel) e o 5º na geral Raúl Alarcón (W52-FC Porto).

Depois de ontem ter perdido tempo na etapa rainha, o galego vencedor da Volta de 2013 Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) fez-se à fuga do dia acompanhado por Mario González (Sporting CP-Tavira), Adam Phelan (Drapac), Beñat Txoperena (Euskadi-Murias) e Yoann Barbas (Armée de Terre), rei da montanha no recente Troféu Joaquim Agostinho.

Sem perigar a camisola amarela de Rui Vinhas, o pelotão comandado pela líder W52-FC Porto deixou a fuga superar os 4 minutos na passagem pela segunda meta volante no Sabugal (km 67,2), pontuada primeiro por Marque.

A menos de 70 km para o final, a Androni Giocattoli-Sidermec assumiu o comando do pelotão, entregue desde os primeiros quilómetros à líder W52-FC Porto. A procura por um final ao sprint levou a equipa italiana a baixar a vantagem do quinteto em fuga para os 2m04s na passagem pela meta volante de Castelo Branco (km 153,6), pontuada em primeiro novamente por Marque.

Após a passagem por esta última meta volante, Alejandro Marque resistiu em fuga apenas acompanhado por Txoperena e Phelan. À falta de 17,1 km para o final, restava ao trio 1m38s na primeira passagem pela meta instalada na Avenida Nuno Álvares.

Nos últimos quilómetros, Louletano-Hospital de Loulé e Caja Rural-Seguros RGA ajudaram na perseguição à fuga, que terminou dentro dos 2 km finais e destacando-se Alejandro Marque como o mais combativo ao longo da jornada.

Dentro dos derradeiros 1000m, Gustavo Veloso (W52-FC Porto) lançou o sprint para a vitória do companheiro Samuel Caldeira. A vitória foi lusa, mas de José Gonçalves, que passou nos últimos 200m Veloso, Caldeira e Gavazzi. O ciclista português de 27 anos agarrou desta forma a primeira vitória da Caja Rural-Seguros RGA na 78ª edição da Volta a Portugal Santander Totta.

O camisola amarela Rui Vinhas cruzou a linha em 11º, mantendo-se na liderança a 2m25s do 2º lugar ocupado pelo companheiro Gustavo Veloso, líder da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a oitava etapa irá ligar a Nazaré a Arruda dos Vinhos em 208,5 km. Na jornada mais longa da 78ª edição, o pelotão terá pela frente três prémios de montanha: Montejunto (2ª cat.), Alenquer (4ª cat.) e Arranhó (3ª cat.). Antes do cruzar final da linha, os corredores irão passar por Torres Vedras, terra do carismático Joaquim Agostinho, e uma primeira vez pela meta a 27,7 km do desenlace.

Resultados Et7
1º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA 4:19:38
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
3º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec m.t.
4º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto mt
5º Daniel Mestre (Por) Efapel mt
6º Matvey Nikitin (Kaz) Astana City mt
7º Stéphane Poulhies (Fra) Armée de Terre mt
8º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira mt
9º Luís Mendonça (Por) Funvic-Soul Cycles-Carrefour mt
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista mt

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 30:56:33
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:11”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:37”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:17”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:27”
16º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:45”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.