Avançar para o conteúdo principal

Et1 Volta a Portugal: triunfo e liderança de Daniel Mestre

Nunca é tarde para conseguir uma grande vitória na carreira. Daniel Mestre (Efapel) acaba de o provar aos 30 anos de idade com a conquista da sua primeira etapa na Volta a Portugal, que o levou a assumir a liderança da camisola amarela da 78ª edição. O italiano Davide Vigano (Androni Giocattoli-Sidermec) e o luso José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) completaram o pódio da jornada.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, Daniel Mestre mostrou-se radiante com este triunfo: “Os meus colegas tudo fizeram para que chegasse aqui nas melhores condições. Estava confiante, ontem o dia correu-me bem. Hoje consegui o concretizar de um sonho, não só meu mas de toda a minha família e dos meus amigos, muita gente que me apoia ao longo destes anos e estou imensamente feliz. Senti que poderia estar difícil, mas não baixei os braços. As vitórias só se vêem no risco de meta e sempre acreditei. Ainda estávamos bastante longe quando ele [Davide Vigano] lançou o sprint e sempre acreditei que conseguiria vencer e venci.”

Sobre a subida à liderança da geral, Daniel Mestre acrescentou: “O nosso principal objectivo é levar o Joni Brandão à vitória desta Volta a Portugal e chegarmos com a camisola amarela a Lisboa no corpo dele. Amanhã será um novo dia e durante a etapa veremos se podemos ficar com a amarela ou não.”

Daniel Mestre triunfa em Braga e assume liderança
da Volta a Portugal (foto Helena Dias)

A primeira etapa em linha percorreu 167,4 km entre Ovar e Braga, numa jornada de montanha com as subidas de Jovim (3ª cat. km 57,2) e duas passagens pelo Sameiro (2ª cat. km 143,1 / km 159,1). Estas duas últimas escaladas fizeram-se num circuito com duas passagens pela meta antes do derradeiro cruzar de linha pela vitória, num traçado idêntico ao da prova de fundo dos Campeonatos Nacionais onde o internacional José Mendes (Bora-Argon18) se sagrou campeão.

Algumas fugas foram tentadas aos primeiros quilómetros percorridos, sendo apenas na aproximação à primeira subida do dia que um quarteto conseguiu fugir ao pelotão. O luso Nuno Meireles (LA Alumínios-Antarte), o australiano William Clarke (Drapac), o cazaque Sergey Luchshenko (Astana City) e o francês Bruno Arminail (Armée de Terra) coroaram Jovim com mais de 2 minutos de vantagem para o pelotão, sendo Nuno Meireles a obter a máxima pontuação nesse alto.

Na frente do pelotão, a líder W52-FC Porto impôs o ritmo de perseguição para manter a fuga controlada a curta distância. Na frente, William Clarke e Bruno Arminail somaram a máxima pontuação nas metas volantes de Sobrado e Santo Tirso, chegando o quarteto à primeira passagem pela meta (km 135,4) com 32 segundos de vantagem para um pelotão com o novo comando da lusa Louletano-Hospital de Loulé. À falta de 32 km, as primeiras pedaladas no circuito levaram ao final da aventura após a meta volante em Braga, superada em primeiro por William Clarke.

Na primeira abordagem à subida do Sameiro (5,3 km de extensão a 6,1% de pendente média), vários foram os corredores a tentar sair do pelotão, sendo Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) a conseguir fugir à perseguição novamente imposta pela W52-FC Porto. O colombiano coroou o alto com 1 minuto de vantagem para o pelotão, tendo em posição intermédia um grupo com a presença de Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), vencedor da montanha em 2015.

Ramiro Diaz passou isolado na frente a segunda passagem pela meta, festejando a vitória sem se aperceber que ainda faltava uma volta para o final. À sua companhia chegou o cazaque Nikita Stalnov (Astana City), já não havendo corredores intermédios e com a W52-FC Porto forte na frente do pelotão.

Stalnov chegou a deixar o colombiano para trás, mas por pouco tempo. Os dois abordaram a derradeira subida do Sameiro na frente, mas com o pelotão a não dar tréguas na perseguição. Primeiramente com a Rádio Popular-Boavista e depois com a Efapel no comando do grande grupo, a fuga chegou ao fim a metros do prémio de montanha. Nesse instante, surgiu o ataque de Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) para coroar o alto em primeiro e vestir ao final do dia a camisola da montanha.

Os últimos quilómetros voaram nos pedais do pelotão compacto rumo a uma chegada a alta velocidade em Braga. Na preparação do sprint final, a experiência de Filipe Cardoso num trabalho notável, que o companheiro Daniel Mestre coroou com uma vitória na linha de meta e subida ao comando da camisola amarela. Depois do quarto lugar no prólogo de ontem, Daniel Mestre agarrou hoje a sua quarta vitória da temporada, após a conquista de uma etapa na Volta à Bairrada e duas etapas no Grande Prémio Jornal de Notícias, competição na qual venceu a classificação por pontos.

A camisola amarela ganhou nova liderança de Daniel Mestre, também líder dos pontos. À liderança da juventude subiu o colombiano Diego Ochoa (Boyacá Raza de Campeones). A Efapel permaneceu em primeiro no colectivo e Frederico Figueiredo assumiu o comando na montanha. No 'kombinado' lidera o cazaque Sergey Luchshenko (Astana City).

Entre as quedas do dia, o primeiro abandono desta edição do dinamarquês Frederik Zeuner (Christina Jewelry) e na equipa lusa Sporting CP-Tavira o líder Rinaldo Nocentini e Valter Pereira em ocasiões distintas. Em plena etapa, o director desportivo Vidal Fitas afirmou à RTP: “Estão os dois bem, pensamos que não passou de um susto.”

Amanhã, a segunda etapa percorre 160 km entre Viana do Castelo e Fafe. Uma jornada onde se irá viver a expectante estreia de sterrato na Volta com a passagem pelo troço de 2,2 km em terra batida do Rally de Portugal, para além de muita montanha assegurada com as passagens pelo Alto de Covide (3ª cat.), Caniçada (2ª cat.), Golães (4ª cat.) e Salto da Pedra Sentada (2ª cat.).

A par da Volta a Portugal dos profissionais, começou hoje a 11ª Volta a Portugal de Juniores. A primeira etapa decorreu ao longo de 108,6 km com chegada a Braga e partida em S. João de Ver, casa do importante clube Sport Ciclismo S. João de Ver das equipas dos escalões de formação Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade. A vitória sorriu ao campeão nacional de fundo e contra-relógio João Almeida (Bairrada), que cruzou a linha a 6s da dupla espanhola Tomeu Gelabert e Alejandro Ropéro (RH+Polartex-Fundación Contador). [resultados]

Resultados Et1
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:21:27
2º Davide Vigano (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec m.t.
3º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
4º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
5º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto m.t.
6º Adam Phelan (Aus) Drapac m.t.
7º Luís Mendonça (Esp) Funvic-Soul Cycles-Carrefour m.t.
8º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
9º Jesus Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
10º David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.

C. Geral
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:26:03
2º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +6”
3º Joni Brandão (Por) Efapel +9”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +11”
5º Filipe Cardoso (Por) Efapel +12”
6º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +13”
7º João Gaspar (Bra) Funvic-Soul Cycles-Carrefour +13”
8º Stefan Schumacher (Ger) Christina Jewelry +14”
9º Jesus Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +15”
10º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +16”
12º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +17”
16º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +19”
22º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +23”
28º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +24”
37º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +28”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro