Avançar para o conteúdo principal

GPJN: Alarcón triunfa em Santa Luzia e consolida amarela

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) consolidou a liderança do Grande Prémio Jornal de Notícias ao vencer hoje no alto de Santa Luzia. Sobre a linha de meta bateu João Benta (RP-Boavista) e Daniel Mestre (Efapel) fechou o pódio da etapa a 2 segundos.

Na manhã desta sexta-feira, o pelotão do Grande Prémio Jornal de Notícias enfrentou uma curta etapa com a exigente chegada de 2ª categoria ao alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Os ciclistas partiram da Maia e percorreram um total de 83,7 km.


Aos primeiros quilómetros, fugiram ao pelotão Shaun-Nick Bester (Sporting-Tavira), André Evangelista (Louletano-Hospital de Loulé), Marvin Angarita (Equipo Bolivia), Samuel Rodríguez (Aluminios Cortizo), César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), João Fernandes (Maia), Aitor Rey (Kuota-Construcciones Paulino), João Matias e Zulmiro Magalhães (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack).

O grupo nunca obteve uma vantagem superior a 1 minuto, estando controlado pela equipa do camisola amarela Raúl Alarcón (W52-FC Porto) no comando do pelotão, terminando a aventura a 9 km para o desfecho da jornada.

Na derradeira subida de 3 km ao Santuário de Santa Luzia, debaixo de chuva o líder Raúl Alarcón mostrou estar imbatível esta temporada, conquistando a quarta vitória pessoal e a oitava da equipa W52-FC Porto.

A equipa de João Benta alegou sprint irregular por parte de Alarcón, mas após análise das imagens da chegada o colégio de comissários declarou o espanhol vencedor.

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón subiu à liderança por pontos, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) às metas volantes, Nuno Meireles (Equipo Bolivia) manteve o comando na montanha e a W52-FC Porto por equipas.

Entre os mais jovens do pelotão, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) subiu à liderança da juventude, seguido de José Neves (Liberty Seguros-Carglass) e Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés).

Esta tarde, o 2º sector da segunda etapa pedala-se num contra-relógio individual de 6,7 km, com partida em Barcelos e chegada ao Alto da Franqueira.
 
Raúl Alarcón triunfa no alto de Santa Luzia (© Helena Dias)

Resultados Et2 1ºsector
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 1:58:19
2º João Benta (Por) RP-Boavista mt
3º Daniel Mestre (Por) Efapel +2s
4º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +4s
5º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +7s
6º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +7s
7º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +7s
8º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +7s
9º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira +7s
10º Henrique Casimiro (Por) Efapel +7s

Classificação Geral [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 5:31:29
2º João Benta (Por) RP-Boavista +7s
3º Daniel Mestre (Por) Efapel +13s
4º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +17s
5º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +17s
6º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +17s
7º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +18s
8º Rafael Silva (Por) Efapel +20s
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +21s
10º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +22s

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.