Avançar para o conteúdo principal

GPJN: W52-FC Porto vence crono e Amaro Antunes veste amarela em Viseu

A W52-FC Porto entrou a ganhar no Grande Prémio Jornal de Notícias. A equipa defensora do título venceu o contra-relógio colectivo nocturno e vestiu a primeira camisola amarela com Amaro Antunes.

A cidade de Viseu, na região centro de Portugal, recebeu na noite desta quarta-feira o contra-relógio por equipas de 5,9 km, que teve o tiro de partida às 21h. À partida para o prólogo inaugural da 27ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias estiveram 15 equipas, 12 nacionais e 3 estrangeiras.

A W52-FC Porto, que venceu o Grande Prémio em 2016 com Rafael Reis (actualmente na Caja Rural-Seguros RGA) e em 2015 com António Carvalho, chegou à edição de 2017 com uma poderosa equipa apresentando três vencedores da Volta a Portugal. Rui Vinhas, Gustavo Veloso e Ricardo Mestre partiram para o contra-relógio tendo a seu lado o vencedor do Grande Prémio de 2015 António Carvalho, o recente vencedor da Vuelta Asturias e Vuelta a Madrid Raúl Alarcón, o vencedor no Malhão da Volta a Algarve 2017 Amaro Antunes, o 8º na geral da Vuelta a Castilla y León Joaquim Silva e o experiente sprinter Samuel Caldeira. No comando desportivo Nuno Ribeiro, também ele um vencedor da Volta a Portugal.

A esquadra azul e branca agarrou o triunfo da jornada inaugural com um tempo de 7m01s, batendo por apenas 1s a RP-Boavista e 3s a Efapel.

Amaro Antunes foi o primeiro a cruzar a linha, sendo o primeiro líder do Grande Prémio Jornal de Notícias. Com esta vitória, a W52-FC Porto totaliza 7 triunfos esta temporada.

Entre os mais jovens do pelotão, o colombiano Mateo García (Efapel) lidera a classificação da juventude, seguido da dupla lusa Iúri Leitão e Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua).

Amanhã, a primeira de cinco etapas irá ligar Ovar à Maia em 138,1 km, contendo dois prémios de montanha de 2ª categoria.

Amaro Antunes é o primeiro líder do GPJN (© @SpcaTeam)

W52-FC Porto à partida do contra-relógio do GPJN (© @SpcaTeam)

Resultados Prólogo
1º W52-FC Porto (Por) 0:07:01 [50,451 km/h]
2º RP-Boavista (Por) +1s
3º Efapel (Por) +3s
4º Sporting-Tavira (Por) +7s
5º LA Alumínios-Metalusa-BlackJack (Por) +8s
6º Miranda-Mortágua (Por) +10s
7º Liberty Seguros-Carglass (Por) +14s
8º Louletano-Hospital de Loulé (Por) +21s
9º Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade (Por) +26s
10º Sicasal-Constantinos-Delta Cafés (Por) +29s
11º Aluminios Cortizo (Esp) +33s
12º Equipo Bolivia (Bol) +33s
13º Maia (Por) +36s
14º ACDC Trofa (Por) +40s
15º Kuota-Construcciones Paulino (Esp) 40s

Classificação Geral [resultados completos]
1º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto 0:07:01
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto mt
3º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto mt
4º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto mt
5º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
6º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto mt
7º António Carvalho (Por) W52-FC Porto mt
8º João Benta (Por) RP-Boavista +1s
9º Pablo Guerrero (Esp) RP-Boavista +1s
10º Egor Silin (Rus) RP-Boavista +1s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.