Avançar para o conteúdo principal

GPJN: Vitória de Matias Presa na Maia, Alarcón de amarela

O uruguaio Alan Matias Presa (Kuota-Construcciones Paulino) venceu esta quinta-feira a primeira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias. A W52-FC Porto manteve a liderança da geral, com a camisola amarela a passar para as mãos de Raúl Alarcón.

A primeira etapa ligou Ovar à Maia em 138,1 km, tendo como dificuldades no percurso dois prémios de montanha de 2ª categoria. Superados os primeiros 15 km, formou-se a fuga do dia com Óscar Hernández (Louletano-Hospital de Loulé), Zulmiro Magalhães (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Nuno Meireles (Equipo Bolivia), Pedro Gregori (Aluminios Cortizo), Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass), Márcio Barbosa (ACDC Trofa), Aitor Rey (Kuota-Construciones Paulino), João Antunes (Miranda-Mortágua) e João Fernandes (Maia).

O grupo nunca conseguiu chegar aos 3 minutos de vantagem, vendo a distância encurtar à passagem da primeira montanha do dia em Chão de Ave (km 40,9), coroada por Nuno Meireles. Restavam 7 fugitivos na frente e o ciclista luso da Equipo Bolivia voltou a ser primeiro na segunda montanha (km 59), tornando-se assim líder da montanha e vestindo a camisola ao final do dia. À frente juntou-se mais um elemento, Gilver Zurita (Equipo Bolivia), e no pelotão a líder W52-FC Porto impôs o ritmo, controlando a fuga à distância de pouco mais de 1 minuto.

À falta de 32 km para o final, a chuva veio fazer companhia ao pelotão e o espanhol Óscar Hernández desferiu um ataque, seguindo isolado na frente, enquanto os companheiros de fuga foram alcançados pelo pelotão. Mas a aventura não perdurou, sendo também o corredor da equipa lusa Louletano-Hospital de Loulé alcançado a 10 km da meta.

No final ao sprint, Alan Matias Presa (Kuota-Construcciones Paulino) foi o mais forte na meta, superando Samuel Caldeira e Raúl Alarcón (W52-FC Porto), que subiu à liderança da geral, anteriormente ocupada pelo companheiro Amaro Antunes, agora 3º.

Nas classificações secundárias, Alan Matias Presa também lidera por pontos, a W52-FC Porto comanda por equipas, Nuno Meireles na montanha e Zulmiro Magalhães nas metas volantes.

Entre os mais jovens do pelotão, Fábio Mansilhas (Miranda-Mortágua) subiu à liderança da juventude, seguido dos companheiros de equipa Jorge Magalhães e Iúri Leitão.

Amanhã, o dia reserva uma jornada dividida em dois sectores. Pela manhã, o pelotão percorre 83,7 km entre a Maia e Viana do Castelo, com chegada ao alto de Santa Luzia de 2ª categoria. De tarde, um contra-relógio individual de 6,7 km com partida em Barcelos e chegada ao Alto Franqueira.

Raúl Alarcón novo líder do Grande Prémio JN (© Helena Dias)

Resultados Et1
1º Alan Matias Presa (Uru) Kuota-Construciones Paulino 3:26:19 [40,162 km/h]
2º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira mt
3º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto mt
4º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
5º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista mt
6º Luís Gomes (Por) RP-Boavista mt
7º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira mt
8º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
9º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua mt
10º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé mt

Classificação Geral [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 3:33:16
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +4s
3º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +4s
4º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +4s
5º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +4s
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +4s
7º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +5s
8º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +5s
9º João Benta (Por) RP-Boavista +5s
10º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +5s

Pódio da 1ª etapa Grande Prémio JN (© João Fonseca)

Uruguaio Matias Presa triunfa na Maia (© João Fonseca)

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro