Avançar para o conteúdo principal

César Fonte vence Taça de Portugal 2014

A Taça de Portugal conheceu hoje os seus vencedores. César Fonte (Rádio Popular-Boavista) triunfou em Elites e na juventude Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) e Gaspar Gonçalves (Anicolor) triunfaram em Sub-23 e Sub-20, respectivamente.

A 14ª Volta a Albergaria foi o cenário eleito para a batalha final da Taça de Portugal 2014. Nesta 5ª prova pontuável, Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) partiu de amarela para os derradeiros 148,4 km. Impunha-se defender a liderança da Taça alcançada no dia anterior, aquando da vitória no contra-relógio individual. Contudo, a liderança anteriormente perdida por César Fonte (Rádio Popular-Boavista) não estava esquecida e, apesar de reduzida em número por estar a disputar a prova francesa Route du Sud, a equipa não deixou de sonhar com a reconquista da amarela e vitória final.

Enquanto as panteras boavisteiras pedalavam na prova francesa, alcançando com o jovem Frederico Figueiredo o destacável 15º lugar na geral entre as grandes esquadras do WorldTour, César Fonte aproveitava a chegada inclinada adequada às suas características para agarrar a vitória em Albergaria diante do campeão nacional Joni Brandão (Efapel-Glassdrive) e do companheiro de equipa Garikoitz Bravo.

César Fonte brilhou em três das cinco jornadas da Taça, assegurando o triunfo final com 271 pontos, ocupando os demais lugares do pódio deste troféu Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) e a jovem revelação Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), ambos com 200 pontos.

Aliás, Rúben Guerreiro revelou ao longo de toda a competição uma forma invejável, estando a par dos elites apesar da juventude dos seus 19 anos. Desta forma, venceu a Taça no escalão Sub-23, completando o pódio Joaquim Silva (Anicolor) e o companheiro Carlos Ribeiro. Esta dupla viu triunfar na Taça dos Sub-20, troféu entregue pela primeira vez na história do ciclismo português, o companheiro Gaspar Gonçalves, ficando nos demais lugares do pódio Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) e César Martingil (CC José Maria Nicolau), este último vencedor da Taça do ano anterior em Juniores.

No colectivo, a OFM-Quinta da Lixa foi a grande vencedora da Taça de Portugal, à imagem da Anicolor entre as equipas de clube.

No pódio da 14ª Volta a Albergaria brilharam três jovens da Liberty Seguros/Feira/KTM, nomeadamente Renato Avelar com a camisola da meta autarquias, David Ribeiro com a rosa de primeiro sub-23 de 1º ano a terminar a jornada e Rúben Guerreiro com a branca de primeiro sub-23 a cruzar a meta e da Taça. No centro de todos os olhares, a amarela do imperador César Fonte (Rádio Popular-Boavista), seguindo-se Gaspar Gonçalves (Anicolor) de laranja triunfante na Taça sub-20, André Mourato (LA Alumínios-Antarte) de verde ganhador das metas volantes e João Pereira (Banco BIC-Carmim) de azul rei da montanha.
 
A garra de César Fonte,
vencedor da Volta a Albergaria e da Taça de Portugal 2014

(By Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)
Pódio final em Albergaria (By Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Resultados Volta a Albergaria
1 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 3:42:58
2 Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
4 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM m.t.
5 Manuel Arjona (Esp) Keith Mobil Partizan m.t.
6 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
7 Joaquim Silva (Por) Anicolor m.t.
8 Sérgio Bello (Esp) Supermercados Froiz +4”
9 David Rodrigues (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +4”
10 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte +7”

Resultados completos aqui
Ranking Taça de Portugal aqui
Relembrar 1ª prova Taça de Portugal: Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória
Relembrar 2ª prova Taça de Portugal: Vitória de César Fonte em Oliveira de Azeméis
Relembrar 3ª prova Taça de Portugal: César Fonte implacável na Taça
Relembrar 4ª prova Taça de Portugal: Vicente De Mateos no comando da Taça

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.