Avançar para o conteúdo principal

Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória

Daniel Freitas abriu com um triunfo ao sprint a Taça de Portugal Liberty Seguros elite/sub-23. O jovem corredor da LA Alumínios-Antarte deu seguimento à boa temporada, que vem realizando na sua nova equipa, agarrando a vitória da 1ª prova pontuável da Taça, o Troféu Restaurante Alpendre.

Pelo segundo dia consecutivo, o pelotão saiu para as estradas algarvias acompanhado do sol primaveril. Da linha de partida situada junto ao Restaurante Alpendre até à linha de todas as decisões em Vila Nova de Cacela, os heróis do asfalto pedalaram 170 km bastante agitados em tentativas de fuga.

A primeira aventura, composta por 10 corredores, viu a tentativa terminar ainda a 90 km do final. Sem descanso, as tentativas sucederam-se até se formar um quinteto na frente, ao qual se uniu mais tarde César Fonte (Rádio Popular-Boavista), vencedor da prova do dia anterior, o 5º Challenge de Tavira.

Na perseguição, o pelotão vinha sendo seleccionado pela alta velocidade a par do terreno acidentado, encontrando-se bastante reduzido quando alcançou o grupo fugitivo a 4 km do desenlace.

No sprint final, Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte) prevaleceu sobre Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), o recente vencedor do GP Liberty Seguros, e Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas). Com esta vitória, o corredor de 23 anos conquista o primeiro triunfo da temporada na linha de meta, somando aos dois maillots de metas volantes já assegurados, nomeadamente na Volta à Bairrada e na Clássica da Primavera.

Nesta 1ª prova da Taça de Portugal, os maillots secundários foram assegurados por Carlos Oyarzún (Efapel-Glassdrive) nas metas volantes e Henrique Casimiro (Banco BIC-Carmim) na montanha, que viu a sua equipa de Tavira ser soberana na classificação colectiva.

A par dos elites, também os heróis sub-23 disputaram a sua classificação nesta prova. Cruzando a meta em décimo, Carlos Ribeiro (Anicolor) classificou-se em primeiro lugar, ficando em segundo Rafael Reis (Banco BIC-Carmim) e em terceiro Joaquim Silva (Anicolor).

Relativamente aos mais novos entre os mais jovens, o Troféu Esperanças foi entregue a César Martingil (CC José Maria Nicolau), primeiro sub-23 de 1º ano. Os demais lugares do pódio Esperanças ficaram entregues a Gaspar Gonçalves (Anicolor), no dia do seu 19º aniversário, e a Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM).

O espectáculo do ciclismo não deixa o sul do país. Amanhã, o pelotão irá pedalar na manhã de domingo o Challenge Cidade de Loulé.

Pódio 1ª prova Taça de Portugal
(Foto equipa Louletano-Dunas Douradas)

Resultados
1 Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte 3:58:15
2 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
4 Francisco Gómez (Esp) Andalucía m.t.
5 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
6 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
7 António Carvalho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
10 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor m.t.

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.