Avançar para o conteúdo principal

César Fonte implacável na Taça de Portugal

Fim-de-semana vitorioso para César Fonte (Rádio Popular-Boavista), que hoje conquistou o 6º Memorial Bruno Neves. A vitória da 3ª prova da Taça de Portugal Elite/Sub-23 consolidou a liderança do já apelidado Imperador César.

Após uma dura jornada de sábado, neste domingo o pelotão percorreu 124 km de Oliveira de Azeméis a Nogueira do Cravo, num circuito com 6 passagens pela meta. Várias fugas foram tentadas, mas a equipa Rádio Popular-Boavista teve sempre sob controlo qualquer intento que pudesse perigar a amarela de César Fonte.

Ao longo da jornada, o pelotão foi pontuando nas metas intermédias com os lusos Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte) a vencer a montanha, Bruno Sancho (Banco BIC-Carmim) os sprints especiais e o espanhol Roberto Vasquez (Supermercados Froiz) as metas volantes.

Os últimos quilómetros foram alvo de inúmeras tentativas de escapada, mas sem êxito e, nos metros finais, César Fonte mostrou as garras da pantera boavisteira e fez novamente a diferença, atacando no momento certo para alcançar a segunda vitória consecutiva em provas da Taça de Portugal. No 2º lugar terminou o espanhol Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) com o mesmo tempo e a 3s o luso Luís Fernandes (OFM-Quinta da Lixa), que repetiu o 3º lugar do pódio alcançado ontem.

Na juventude, Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) segurou o 1º lugar da Taça em sub-23, ao ser novamente o primeiro deste escalão a cruzar a meta. Quanto aos mais novos entre os jovens corredores, Gaspar Gonçalves (Anicolor) finalizou a jornada superando a concorrência e destronando Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) da liderança dos sub-23 de 1º ano. Por equipas, a OFM-Quinta da Lixa repetiu a soberania, enquanto nas formações de clube o destaque coube à Anicolor.

No final da jornada, César Fonte afirmou: «Encarámos a prova com o objectivo de controlar a corrida e vencer. A nossa equipa fez um trabalho perfeito. Não tenho palavras para descrever o trabalho dos meus colegas». Apontou também à Rádio Clube da Feira o grande objectivo da temporada: «Nos últimos tempos comecei a preparar-me para estar melhor para a Volta a Portugal e estou a sentir-me melhor. O nosso grande objectivo é a Volta e até agora as coisas estão a correr-nos bem».

Quanto à possibilidade de César Fonte não acompanhar a equipa Rádio Popular-Boavista no próximo fim-de-semana a uma prova francesa, para defender a liderança da Taça nas duas últimas provas em Albergaria, o director desportivo José Santos afirmou que, em princípio, não irão mudar os planos. Contudo, apenas amanhã irão decidir na reunião de equipa a continuação da luta pela Taça. Acrescentou ainda: «Ficámos contentes com este fim-de-semana, foi muito positivo. Ontem, o César venceu uma etapa muito difícil, mais dura. Hoje foi uma etapa mais de equipa, estivemos quase os 124 km na frente a controlar com um objectivo bem definido para o final, que veio a concretizar-se».

O Memorial Bruno Neves é uma das provas com maior significado para o pelotão português, que desta forma homenageia o jovem companheiro que partiu aos 26 anos, deixando em todos uma enorme saudade, como reflectem as palavras do director desportivo da Maia e presidente da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais), Joaquim Andrade à Rádio Clube da Feira: «Foi uma pessoa que marcou todas as nossas vidas, dos colegas que treinavam e conviviam com ele. Tinha uma energia que contagiava todos em seu redor e todos sentimos a falta dele».

O desfecho da Taça de Portugal Elite/Sub-23 vive-se já no próximo fim-de-semana em Albergaria, com a disputa de um contra-relógio individual no sábado e uma etapa em linha no domingo.
 
Vitória de César Fonte [Foto UVP-FPC]

Resultados
1 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 2:58:30
2 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
3 Luís Fernandes (Por) OFM-Quinta da Lixa +3”
4 Henrique Casimiro (Por) Banco BIC-Carmim +3”
5 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +3”
6 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +10”
7 Rui Vinhas (Por) Louletano-Dunas Douradas +10”
8 Manuel Arjona (Esp) Keith Mobel Partizan +10”
9 João Pereira (Por) Banco BIC-Carmim +10”
10 Daniel Barragan (Esp) Andalucía +10”

Resultados completos aqui
Relembrar 1ª prova Taça de Portugal: Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória
Relembrar 2ª prova Taça de Portugal: Vitória de César Fonte em Oliveira de Azeméis
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.