Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Maximiliano Richeze triunfa na Vuelta a San Juan; Tim Wellens bisa na Challenge Mallorca; Joana Monteiro e Mário Costa dominam Costa Blanca Bike Race; Vencedores do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse; Portugal entra no mapa internacional do Ciclocrosse; Efapel em busca da vitória em 2017; Annemiek van Vleuten conquista Cadel Evans Great Ocean Road Race (Vídeo).

Maximiliano Richeze triunfa na Vuelta a San Juan


O argentino Maximiliano Richeze (Quick-Step Floors) venceu a sexta etapa da Vuelta a San Juan, batendo ao sprint os companheiros de fuga, o italiano Oliviero Troia (UAE Abu Dhabi) e o argentino Nicolás Tivani (Unieuro Trevigiani-Hemus1896). Bauke Molema (Trek-Segafredo) manteve a liderança da geral.

A penúltima etapa foi encurtada dos iniciais 185,7 km para 168,1 km, devido à temperatura superar os 40ºC. Na frente de corrida, uma fuga de 9 corredores enfrentou o calor e a perseguição do pelotão por vários quilómetros, até três dos elementos ganharem uma vantagem sobre os companheiros de fuga com 108 km pedalados. Maximiliamo Richeze (Quick-Step Floors), Oliviero Troia (UAE Abu Dhabi) e Nicolás Tivani (Unieuro Trevigiani-Hemus1896) mantiveram-se unidos na frente, numa sintonia que os levou a disputar a vitória da etapa.

Nos últimos metros frente à linha de meta Tivani lançou o sprint, mas foi Richeze quem teve a força nos pedais para conquistar a quarta vitória da Quick-Step Floors na Vuelta a San Juan.

Os ciclistas lusos chegaram integrados no pelotão em 33º Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e 54º Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), mantendo ambos os lugares na geral.

A sétima e derradeira etapa irá percorrer 138,2 km em San Juan.

A etapa pode ser seguida em directo site da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Maximiliano Richeze (Arg) Quick-Step Floors
3:48:47
Oliviero Troia (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Nicolás Tivani (Arg) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
m.t.
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+52s
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
+52s
Jose Rivera (Arg) ECM Pocito
+52s
Mattia Viel (Ita) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
+52s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+52s
Nicolas Marini (Ita) Nippo-Vini Fantini
+52s
10º
Luke Keough (USA) UnitedHealthcare
+52s
33º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+52s
54º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+52s

Classificação Geral:
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
18:02:09
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+14s
Rodolfo Torres (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+16s
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+20s
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+26s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+27s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+52s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+1:17s
Egan Arley Bernal (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+1:29s
10º
Pieter Serry (Bel) Quick-Step Floors
+1:31s
15º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+2:36s

Maximiliano Richeze conquista a sexta etapa (© Vuelta a San Juan)


Tim Wellens bisa na Challenge Mallorca


O ciclista belga Tim Wellens repetiu o triunfo alcançado ontem ao vencer este sábado o Trofeo Andratx-Mirador des Colomer, obtendo para a equipa Lotto Soudal a terceira vitória consecutiva na Challenge Mallorca. O espanhol Alejandro Valverde (Movistar Team) e o belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal) completaram o pódio.

Os 158,7 km do terceiro troféu da Challenge Mallorca ficaram marcados por uma fuga de 11 corredores, sendo quase todos alcançados antes do alto de Puig Major e a restarem 55 km para o final. Seguiram-se uma série de ataques, mas a decisão da jornada seria traçada nos 3 km finais em subida.

Tim Wellens acelerou nos momentos finais, garantindo a vitória pelo segundo dia consecutivo, marcando a excelente prestação da equipa Lotto Soudal na Challenge Mallorca. “Realmente, não esperava isto. O plano era eu atacar no início da subida e ir até ao meu limite, para que os outros tivessem de fazer o mesmo. Depois, Tiesj Benoot e Louis Vervaeke tinham de atacar. Como ontem, a nossa equipa tomou o controlo da corrida. Depois de Puig Major, Bart De Clercq e Tomasz Marczynski atacaram. Nós queríamos isolar Alejandro Valverde e isso foi um sucesso. Frederik Frison trouxe-nos numa posição perfeita até ao início da subida e depois ataquei. Foi novamente uma performance de equipa. Todos contribuíram para esta vitória. É maravilhoso bater Valverde num final como este. Ao sprint, ele teria sido mais rápido. Acho esta segunda vitória ainda mais bonita do que a de ontem, porque houve mais tensão. Não irei correr amanhã, mas talvez apareça e torça para os meus companheiros conquistarem a quarta vitória!”, declarou Tim Wellens à imprensa.

Na representação lusa, o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe) foi 25º na meta, seguido de Nuno Bico (Movistar Team) em 61º e Nuno Meireles (Equipo Bolivia) em 76º lugar. O ciclista espanhol Vicente de Mateos, da equipa Louletano-Hospital de Loulé a correr pela Selecção Espanhola, assegurou o terceiro Top 10 consecutivo ao finalizar esta terceira jornada em 10º na meta.

Entre os vencedores do dia destaca-se Alejandro Valverde (Movistar Team) com o prémio da combatividade, Sebástian Mora (Espanha) com o prémio do combinado, Mikel Bizkarra (Euskadi-Murias) com o prémio da montanha, Rafael Marquez (Team Inteja) com o prémio das metas volantes, Pedro Gregori (Equipo Bolivia) com o prémio sprints especiais e Josep Miralles com o prémio de primeiro maiorquino.

Amanhã, termina a Challenge Mallorca com a disputa do Trofeo Playa de Palma-Palma de 161,5 km. A presença lusa manter-se-á com Nuno Bico (Movistar Team) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia).

Resultados, Top 10 e Lusos:
Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal
4:27:55
Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
m.t.
Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
m.t.
Louis Vervaeke (Bel) Lotto Soudal
+4s
David Belda (Esp) Burgos BH
+5s
Pieter Weening (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
+7s
Rafal Majka (Pol) BORA-hansgrohe
+7s
Ian Boswell (USA) Team Sky
+7s
Alex Aranburu (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+7s
10º
Vicente de Mateos (Esp) Espanha
+7s
25º
José Mendes (Por) BORA-hansgrohe
+21s
61º
Nuno Bico (Por) Movistar Team
+6:00s
76º
Nuno Meireles (Por) Equipo Bolivia
+19:25s

Tim Wellens vence Trofeo Andratx-Mirador des Colomer (© Challenge Mallorca)


Joana Monteiro e Mário Costa dominam Costa Blanca Bike Race


Os ciclistas Joana Monteiro e Mário Costa (Primaflor-Mondraker-Rotor) dominam por estes dias a Costa Blanca Bike Race, subindo hoje uma vez mais ao pódio com as suas duplas no final da terceira etapa de 60 km entre Benidorm e Villajoyosa.

Depois de alcançar dois segundos lugares nas etapas anteriores, a campeã lusa Joana Monteiro voltou hoje a finalizar na 2ª posição a terceira etapa, juntamente com a sua companheira de dupla Raiza Goulão. A vitória pertenceu à dupla Anna Van Der Bregger e Margot Moschetti (CST Sand Boels Dolmans Team), ficando em 3º a dupla Merce Pacios e Muriel Bouhet (MTBPro)

Na prova masculina, o português Mário Costa em dupla com Milton Ramos subiram ao pódio no 3º lugar, tendo a vitória pertencido à dupla Jan Skarnitzl e Sergio Mantecon (Trek Factory Racing), completando o pódio no 2º lugar Didier Bats e Hans Becking (CST Sandd American Eagle MTB Racing Team).

Mário Costa no pódio da Costa Blanca Bike Race (© PMRA Racing Team)



Vencedores do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse


Disputou-se este sábado o primeiro de dois dias do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse em Bieles, no Luxemburgo.

A prova de juniores masculinos foi completamente dominada pela Grã-Bretanha, conquistando os três lugares do pódio com Thomas Pidcock a sagrar-se campeão do mundo, seguido de Daniel Tulett a 38s e Ben Turner a 44s.

Na corrida sub-23 feminina, a medalha de ouro coube à holandesa Annemarie Worst, ficando a prata para a norte-americana Ellen Noble, a 10s, e o bronze para a britânica Evie Richards, a 26s.

Na corrida elite feminina, a belga Sanne Cant conquistou o título mundial por 1s sobre a holandesa Marianne Voss (WM3 Pro Cycling Team) e a 21s da checa Katerina Nash (Luna Pro Team).

Amanhã, o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse irá revelar os campeões sub-23 e elite masculinos.

Pódio elite do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse (© Balint Hamvas)


Portugal entra no mapa internacional do Ciclocrosse


Foi ontem anunciada pela União Ciclista Internacional a estreia de Portugal no calendário internacional de Ciclocrosse com a realização da prova de categoria 2, Troféu Internacional de Valongo a 21 de Janeiro de 2018. Para ler o artigo completo, aqui.

Ana Rita Vigário (© UVP-FPC)


Efapel em busca da vitória em 2017


A equipa continental Efapel apresentou oficialmente o grupo de nove ciclistas eleitos para defender as cores da esquadra lusa.

Na sede da Efapel, em Serpins, o director desportivo Américo Silva falou sobre a temporada prestes a iniciar: “Os objectivos da Efapel serão sempre o estar na disputa de todas as competições e com o objectivo de as vencer. A vitória na Volta a Portugal é um sonho, que desejamos ver concretizado.”

Para cumprir o sonho de conquistar a Volta a Portugal, a equipa contratou um dos grandes nomes nacionais há muito no estrangeiro. Sérgio Paulinho, de 36 anos, é o garante da experiência angariada ao longo de anos no pelotão internacional e ao serviço das melhores equipas WorldTour e de líderes de topo. À Efapel, o ciclista medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas traz uma qualidade indubitável espelhada em vitórias de etapas no Tour de France e na Vuelta a España.

Outra das novidades é o regresso de Bruno Silva (28 anos) ao grupo que representou em 2014. Entre as chegadas conta-se ainda o colombiano Mateo García (20) e o espanhol Jesus del Pino (26).

Aos novos rostos juntam-se os ciclistas que transitam da época anterior, os portugueses Daniel Mestre (30), Henrique Casimiro (30), Rafael Silva (26), António Barbio (23) e o espanhol Álvaro Trueba (24).

Equipa Efapel 2017 (© Efapel)


Annemiek van Vleuten conquista Cadel Evans Great Ocean Road Race (Vídeo)


A emoção da vitória é igual numa corrida feminina ou masculina. A holandesa Annemiek van Vleuten conquistou para a Orica-Scott a alegria da vitória na Cadel Evans Great Ocean Road Race (1.2).

O pódio da prova australiana de 113 km ficou completo pela norte-americana Ruth Winder (UnitedHealthcare) e a japonesa Mayuko Hagiwara (Wiggle High5).

A prova masculina de 173,9 km, inserida no calendário UCI WorldTour, contará com a presença lusa de Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Tiago Machado e José Gonçalves (Katusha-Alpecin).



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.