Avançar para o conteúdo principal

Portugal entra no mapa internacional do Ciclocrosse

Realiza-se neste fim-de-semana o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse em Bieles, Luxemburgo. Por ocasião do evento, o Comité de Gestão da União Ciclista Internacional reuniu-se esta sexta-feira, a fim de tomar importantes decisões no que toca ao crescimento do Ciclocrosse, vertente de inverno do ciclismo. Um dos pontos aprovados foi o Calendário Internacional UCI de Ciclocrosse 2017, com a importante entrada de Portugal no panorama internacional.


No Calendário Internacional UCI de Ciclocrosse 2017 encontram-se representadas 19 nações, incluindo a estreia de Portugal e da Austrália, o regresso do Canadá e da Eslováquia e o desenvolvimento da vertente no Japão com três novos eventos.

É de salientar o facto de Portugal estar a apostar nesta vertente e ter voltado a contar com um total de cinco provas pontuáveis na Taça da temporada de 2016/2017, troféu ganho por Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Ana Rita Vigário (Maiatos/Reabnorte) em elites

Portugal terá deste modo uma prova de categoria 2 no Calendário Internacional UCI de Ciclocrosse, nomeadamente o Troféu Internacional de Valongo a 21 de Janeiro de 2018. É igualmente conhecida a data do Campeonato Nacional de Ciclocrosse em 2018, marcado para o dia 14 de Janeiro em Melgaço. Este é um importante passo para a vertente ganhar força e prestígio no país, além de ser mais um motivo para cativar a adesão dos atletas das demais vertentes do ciclismo.

Na reunião celebrada no Luxemburgo, o Comité de Gestão da UCI atribuiu a Bogense, na Dinamarca, o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse de 2019, um destino turístico localizado a 200 km a oeste de Copenhaga. Este é um regresso à Dinamarca, que em 1998 acolheu este mesmo evento em Middelfart. Bogense irá acolher ainda uma prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2017/2018, troféu que terá nove provas pontuáveis, mais uma do que na época transacta:

16/09/2017 Iowa City (USA)
24/09/2017 Waterloo (USA)
22/10/2017 Koksijde (BEL)
19/11/2017 Bogense (DEN)
25/11/2017 Zeven (GER)
17/12/2017 Namur (BEL)
26/12/2017 Heusden-Zolder (BEL)
21/01/2018 Nommay (FRA)
28/01/2018 Hoogerheide (NED)

O Comité de Gestão da UCI aprovou ainda a criação de Equipas de Ciclocrosse UCI, a fim de reforçar as estruturas que suportam ambos corredores masculinos e femininas.

Ana Rita Vigário, vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2016/2017 (© UVP-FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.