Avançar para o conteúdo principal

Tiago Antunes conquista GP Gondomar

Tiago Antunes alcançou para a Sicasal-Constantinos-Udo a primeira grande vitória da temporada, conquistando o Grande Prémio de Gondomar, após a vitória do contra-relógio. Gonçalo Carvalho (Anicolor) triunfou na etapa em linha e finalizou em 3º da geral, precedido pelo companheiro Jorge Magalhães.

Tiago Antunes conquista GP Gondomar
(foto Helena Dias)

O pelotão de juniores de 2º ano e sub-23, que ontem finalizou a Volta dos Campeões ganha por Fábio Mansilhas (Anicolor), disputou hoje a 48ª edição do Grande Prémio Centro Ciclista de Gondomar.

Na manhã deste domingo, Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Udo) venceu o contra-relógio individual de 5,5 km em Gondomar, gastando 6m58s a uma média de 44,785 km/h. O vice-campeão nacional da especialidade Jorge Magalhães (Anicolor) ficou em 2º com o mesmo tempo e André Ramalho (GoldWin-Team José Maria Nicolau) em 3º lugar a 6s. O campeão nacional júnior João Almeida (Bairrada) seguiu-se em 4º lugar, gastando mais 14s. Também em destaque esteve a Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade a terminar com 5 corredores no Top 10.

De tarde, a vitória da etapa em linha de 82 km sorriu a Gonçalo Carvalho (Anicolor), recente vencedor da Volta à Madeira. O jovem corredor triunfou isolado na meta, cruzando em seguida a meta a 29s o grupo perseguidor encabeçado pelo companheiro Fábio Mansilhas e Francisco Campos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Tiago Antunes chegou nesse grupo perseguidor, cruzou a linha em 8º e segurou a liderança, conquistando em definitivo o 48º GP Gondomar. O pódio da geral ficou completo pela dupla da Anicolor, Jorge Magalhães e Gonçalo Carvalho, que agarrou a classificação por pontos e das metas volantes.

À semelhança do dia de ontem, José Dias (Maia) conquistou a camisola da montanha. Ricardo Teixeira (Anicolor) recebeu o prémio de melhor atleta Gondomarense. A Anicolor voltou a ser a equipa mais forte, seguida da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e da GoldWin-Team José Maria Nicolau.

Entre os juniores de 2º ano, Jorge Alves (Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel) venceu a classificação da juventude, seguido da dupla da Bairrada, João Almeida e Daniel Viegas.

Resultados CRI
1º Tiago Antunes (Por) Sisacal-Constantinos-Udo 0:06:58
2º Jorge Magalhães (Por) Anicolor m.t.
3º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +6”
4º João Almeida (Por) Bairrada +14”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +15”
6º Daniel Viegas (Por) Bairrada +17”
7º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +21”
8º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +24”
9º Augusto Vitorino (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +25”
10º Pedro Henriques (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +25”

Resultados Etapa em Linha
1º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor 2:08:19
2º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor +29”
3º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +29”
4º Jorge Magalhães (Por) Anicolor +29”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +29”
6º Sergio Prado (Esp) CC Vigues +29”
7º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +29”
8º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +29”
9º Hugo Nunes (Por) Anicolor +29”
10º Jorge Alves (Por) Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel +46”

C. Geral Final
1º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo 2:15:46
2º Jorge Magalhães (Por) Anicolor m.t.
3º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +4”
4º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +6”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +15”
6º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +24”
7º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor +30”
8º Hugo Nunes (Por) Anicolor +31”
9º Sergio Prado (Esp) CC Vigues +37”
10º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +53”
Resultados completos aqui
Resultados CRI

Resultados Etapa em Linha e Geral

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.