Avançar para o conteúdo principal

Fábio Mansilhas conquista Volta dos Campeões

Fábio Mansilhas (Anicolor) sagrou-se no grande vencedor da Volta dos Campeões, alcançando o feito de cruzar em primeiro a linha de meta das duas etapas em jogo. Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Udo) e Hugo Nunes (Anicolor) completaram o pódio da geral.

Um total de 21 equipas e 116 corredores deram início à edição de 2016 da Volta dos Campeões, prova celebrada no concelho de Valongo, que une no mesmo pelotão juniores de 2º ano e sub-23.

Na sexta-feira, disputou-se o contra-relógio por equipas inaugural. Na noite em Ermesinde, a esquadra Anicolor foi a mais rápida a percorrer os 5,2 km, gastando 6m04s a uma média de 51,429 km/h. Sicasal-Constantinos-Udo e Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade completaram o pódio desta primeira jornada, gastando mais 4 e 5 segundos respectivamente.

Fábio Mansilhas foi o primeiro a cruzar a meta e vestiu a camisola amarela, partindo este sábado na liderança para a etapa em linha de 116 km, com partida e chegada em Ermesinde. O jovem corredor disputou a linha de meta juntamente com mais cinco adversários, impondo-se na linha de chegada e deixando nos demais lugares do pódio da etapa Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros-Carglass-Tormentais) e Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

À vitória da geral, Fábio Mansilhas juntou a classificação por pontos. José Dias (Maia) conquistou a montanha e Rodrigo Quirino (Team Guerciotti) as metas volantes. A Anicolor impôs-se igualmente por equipas, seguida da Sicasal-Constantinos-Udo e GoldWin-Team José Maria Nicolau.

Na classificação da juventude, relativa aos juniores de 2º ano, a vitória recaiu em João Almeida (Bairrada), seguido do companheiro de equipa Daniel Viegas e de Luís Pereira (EC Carlos Carvalho-Spol).

A Anicolor venceu assim pelo segundo ano a Volta dos Campeões, totalizando esta temporada 7 vitórias entre classificações gerais e etapas, a maioria alcançadas na Volta à Madeira, que conquistaram com Gonçalo Carvalho. Fábio Mansilhas agarra o grande triunfo da temporada, somando-o à camisola da juventude ganha na Clássica de Amarante.

Fábio Mansilhas conquista a Volta dos Campeões
(foto Helena Dias)
Resultados 2ª etapa e Geral final


Resultados CRE
1ª Anicolor 0:06:04
2ª Sicasal-Constantinos-Udo +4”
3ª Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +5”
4ª Bairrada +8”
5ª Team Guerciotti +12”
6ª Liberty Seguros-Carglass-Tormetais +14”
7ª Maia +14”
8ª EC Carlos Carvalho-Spol +18”
9ª GoldWin-Team José Maria Nicolau +18”
10ª Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense +19”

Resultados Etapa em Linha
1º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor 2:47:11
2º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass-Tormentais m.t.
3º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade m.t.
4º Filipe Rocha (Por) Liberty Seguros-Carglass-Tormentais m.t.
5º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau m.t.
6º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
7º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +4”
8º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +4”
9º Hugo Brito (Por) Maia +4”
10º Hugo Nunes (Por) Anicolor +4”

C. Geral Final
1º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor 2:53:15
2º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +4”
3º Hugo Nunes (Por) Anicolor +4”
4º Jorge Magalhães (Por) Anicolor +4”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +5”
6º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +8”
7º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +9”
8º João Almeida (Por) Bairrada +12”
9º Daniel Viegas (Por) Bairrada +12”
10º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass-Tormentais +14”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.