Avançar para o conteúdo principal

Et2 GP Beiras: vitória de José Gonçalves e liderança de Wackermann

Continua a senda de vitórias da Caja Rural-Seguros RGA. Na etapa de hoje do GP Beiras e Serra da Estrela, o luso José Gonçalves garantiu o oitavo triunfo da temporada para a equipa espanhola. O italiano Luca Wackermann (Nasr-Dubai) foi terceiro na meta e subiu à liderança da camisola amarela.

“A equipa trabalhou muito bem, soubemos controlar e atacámos para testar as forças dos restantes. No final cabia-me a mim rematar e, apesar de ter sido um final muito louco, consegui finalizar o trabalho de todos os meus companheiros. Agora há que pensar na etapa de amanhã para que a equipa possa ganhar a geral”, palavras de José Gonçalves, recente vencedor do Tour of Turkey.

Vitória de José Gonçalves
(foto GP Beiras)

A segunda etapa ligou o Sabugal ao Fundão em 198,6 km. A mais longa jornada do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela desenrolou-se, à imagem de ontem, em terreno de sobe e desce com três subidas de 3ª categoria.

A fuga do dia demorou a tomar forma, sendo Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) quem abriu as hostilidades com cerca de 100 km pedalados. Ao experiente ciclista português juntaram-se os italianos Pierpaolo Ficara e Marco Zamparella (Amore & Vitta-Selle SMP), sendo este último o mais resistente em fuga, alcançado a 21 km do final.

Antes da marca dos derradeiros 15 km, a corrida sofreu uma paragem, devido a um erro no percurso. Este facto levou os comissários a creditarem todos os corredores com o mesmo tempo na meta, sendo atribuídas as devidas bonificações aos primeiros a cruzarem a linha.

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) ainda tentou o elemento surpresa, atacando no final da jornada, mas sendo alcançado dentro dos 1000m finais. Na luta pela vitória da jornada, José Gonçalves foi o mais forte neste segundo dia de prova, completando o pódio Redi Halijaj (Amore & Vitta-Selle SMP) e o novo líder Luca Wackermann, que está a pontuar de sucesso a primeira temporada da equipa Nasr-Dubai.

Neste sábado, houve especial destaque para o 4º lugar do jovem Rui Oliveira (Selecção Nacional), de 19 anos, que após uma soberba performance subiu a 7º da geral e é o novo dono da camisola da juventude, seguido de Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) e Roller Camilo Diagama (Boyacá Raza de Campeones).

Nas restantes classificações secundárias, Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve a liderança na montanha, Ángel Madrazo (Caja Rural-Seguros RGA) assumiu o comando das metas volantes e a Lokosphinx continuou a imperar por equipas.

A terceira e última etapa irá percorrer 194,1 km entre a Guarda e Penhas da Saúde.
 
Pódio da 2ª etapa (foto GP Beiras)

Resultados Et2
1º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA 5:13:36
2º Redi Halijaj (Alb) Amore & Vitta-Selle SMP m.t.
3º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai m.t.
4º Rui Oliveira (Por) Selecção Nacional m.t.
5º Sergei Shilov (Rus) Lokosphinx m.t.
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
7º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
8º Edgar Pinto (Por) Selecção Nacional m.t.
9º Diego Milan (Dom) Inteja-MMR m.t.
10º Karol Domagalski (Pol) One Pro Cycling m.t.

C. Geral
1º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai 8:41:09
2º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +2”
3º Ángel Madrazo (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +3”
4º Redi Halijaj (Alb) Amore & Vitta-Selle SMP +6”
5º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +6
6º Sergei Shilov (Rus) Lokosphinx +8”
7º Rui Oliveira (Por) Selecção Nacional +10”
8º Joni  Brandão (Por) Efapel +10
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +11
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +12”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.