Avançar para o conteúdo principal

Et1 GP Beiras: vitória de Eduard Prades

A Caja Rural-Seguros RGA iniciou o GP Beiras e Serra da Estrela com uma vitória ao sprint do catalão Eduard Prades, primeiro camisola amarela da prova lusitana.

“A minha primeira vitória do ano, muito trabalhada por toda a equipa. O trabalho dos meus companheiros foi espectacular, estou muito agradecido a todos eles. Foi uma corrida dura, com boa presença da equipa durante toda a corrida. No final, Alarcón dificultou-nos as coisas e custou-nos alcançá-lo, a equipa ficou vazia e conseguimos lutar comigo ao sprint. Estou muito feliz com esta vitória. Agora vamos dia-a-dia, o objectivo é que os meus companheiros possam lutar pela geral”, afirmou Eduard Prades após conquistar a sétima vitória UCI da Caja Rural-Seguros RGA esta temporada.

Vitória ao sprint de Eduard Prades
(foto GP Beiras)

A primeira etapa da 1ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela percorreu 145,2 km entre Pinhel e Vilar Formoso. O percurso pontuado por três prémios de montanha, de 2ª e 3ª categorias, e o alto ritmo imposto pelo pelotão de 112 corredores levou à divisão do pelotão em dois grupos, destacando-se no grupo da frente a dupla da equipa lusa W52-FC Porto, Raúl Alarcón e Rui Vinhas.

O espanhol Alarcón foi o último a ser alcançado a 3 km do desenlace da jornada. Na luta ao sprint, Eduard Prades superou o italiano Luca Wackermann (Nasr Dubai), que conta já esta temporada com nove vitórias UCI, a última das quais numa etapa do recente Tour d’Azerbaidjan. O russo Sergey Shilov (Lokosphinx) fechou o pódio da etapa.

Nas camisolas secundárias, Rui Vinhas (W52-FC Porto) comanda a montanha, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) as metas volantes e a Lokosphinx por equipas. Na juventude, o russo Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) lidera a camisola branca, seguido do luso Rui Oliveira (Selecção Nacional) e do colombiano Roller Camilo Diagama (Boyacá Raza de Campeones).

A segunda etapa irá percorrer 198,6 km entre o Sabugal e o Fundão.
 
Pódio da 1ª etapa (foto GP Beiras)

Resultados Et1
1º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA 3:27:45
2º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai m.t.
3º Sergei Shilov (Rus) Lokosphinx m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
5º Marco Zamparella (Ita) Amore & Vita-Selle SMP m.t.
6º Alexander Vdovin (Rus) Lokosphinx m.t.
7º Karol Domagalski (Pol) One Pro Cycling m.t.
8º Diego Milan (Dom) Inteja-MMR m.t.
9º Edgar Pinto (Por) Selecção Nacional m.t.
10º Joni Brandão (Por) Efapel m.t.

C. Geral
1º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA 3:27:35
2º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai +2”
3º Sergei Shilov (Rus) Lokosphinx +6”
4º Ángel Madrazo (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +6”
5º Marco Zamparella (Ita) Amore & Vita-Selle SMP +7”
6º Joni Brandão (Por) Efapel +8”
7º Henrique Casimiro (Por) Efapel +9”
8º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +10”
9º Alexander Vdovin (Rus) Lokosphinx +10”
10º Karol Domagalski (Pol) One Pro Cycling +10”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.