Avançar para o conteúdo principal

Et3 Dubai Tour: Lobato triunfa em Hatta Dam

O final mais duro da terceira edição do Dubai Tour (2.HC) viu o espanhol Juan José Lobato (Movistar Team) brilhar na meta em Hatta Dam. Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo) terminou em segundo, somando o quinto pódio em etapas desta temporada e tendo o doce sabor de subir à liderança da geral. Depois de estar em fuga no dia de ontem, Silvan Dillier (BMC) fechou o pódio da etapa.

O terceiro dia nos Emirados prometia emoção na chegada a Hatta Dam, subida com pendentes de 12 a 17% nos derradeiros 200m. Para lá chegar, o pelotão partiu do Dubai e pedalou 172 km, cruzando os Emirados de Sharjah e Ras al-Khaimah.

Repetindo a aventura de ontem, Francisco Mancebo (Skydive Dubai-Al Ahli Club) marcou presença na fuga juntamente a Chun Kai Feng (Lampre-Merida), Andy Tennant (Team Wiggins), Hayden McCorminck (One Pro Cycling), David Lozano (Team Novo Nordisk) e Essaïd Abelouache (Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai), corredor marroquino que agarrou a máxima pontuação nos dois sprints intermédios.

O pelotão não permitiu ao sexteto uma vantagem para além dos 2m, terminando com a aventura dentro dos 15 km finais, numa parte do percurso já em subida, mas não categorizada. Um a um, os aventureiros foram alcançados pelo pelotão, onde os ataques já surgiam por parte da Astana. Primeiramente por Dmitriy Gruzdev, os movimentos deferidos pela equipa cazaque procuravam agarrar a vitória da jornada. Seguiu-se o companheiro Lieuwe Westra e a 10 km da meta Laurens De Vreese, que trouxe consigo Ben Swift (Team Sky).

Todas as tentativas mostraram-se inglórias. À medida que a batalha pela subida final se aproximava, a Movistar assumiu a frente do grupo, mas foi a BMC que enfrentou as primeiras rampas nos derradeiros metros com Samuel Sánchez e Philippe Gilbert, seguidos de Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), um dos máximos favoritos à vitória.

A dupla da BMC fraquejou nos metros finais e, a 25m da linha, o espanhol Lobato superou tudo e todos rumo à vitória em Hatta Dam, a 2s de Nizzolo e a 4s de Dillier, Cancellara, Gilbert e do sprinter Marcel Kittel (Etixx-Quick Step), vencedor da etapa inaugural.

Com esta demonstração de força, Nizzolo subiu à liderança da geral e dos pontos. Soufiane Haddi (Skydive Dubai-Al Ahli Club) manteve o comando da juventude e Marcin Bialoblocki (One Pro Cycling) os sprints intermédios.

Nos pedais lusos, Rui Costa (Lampre-Merida) cruzou a meta na 15ª posição, a 20s do vencedor, escalando para 16º da geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) finalizou em 81º, a 3m05s, ocupando o 71º lugar da geral.

A quarta e última etapa percorre 137 km com partida do Dubai e chegada a Burj Khalifa.

Vitória de Lobato em Hatta Dam
(foto Bettini)


Resultados Et3
1 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team 4:13:23
2 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo +2”
3 Silvan Dillier (Sui) BMC +4”
4 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +4”
5 Philippe Gilbert (Bel) BMC +4”
6 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step +4”
7 Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team +7”
8 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff +7”
9 Davide Rebellin (Ita) CCC Sprandi Polkowice +7”
10 Matteo Trentin (Ita) Etixx-Quick Step +11”
15 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +20”
81 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:05”

CG
1 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo 11:56:11
2 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team +2”
3 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step +6”
4 Silvan Dillier (Sui) BMC +12”
5 Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team +19”
6 Philippe Gilbert (Bel) BMC +21”
7 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +21”
8 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff +24”
9 Davide Rebellin (Ita) CCC Sprandi Polkowice +24”
10 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +25”
16 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +37”
71 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:22”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.