Avançar para o conteúdo principal

Et2 Dubai Tour: vitória de Viviani em Palm Jumeirah

A segunda etapa do Dubai Tour (2.HC) foi ganha pelo italiano Elia Viviani (Team Sky), mais forte no sprint final do que os conterrâneos Sacha Modolo (Lampre-Merida) e Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo).

O segundo dia de competição nos Emirados Árabes Unidos levou o pelotão do Dubai a Palm Jumeirah num total de 188 km. Às primeiras pedaladas saltaram para a frente de corrida o polaco Marcin Bialoblocki (One Pro Cycling), o suíço Silvan Dillier (BMC), o holandês Koen De Kort (Team Giant-Alpecin) e o espanhol Francisco Mancebo (Skydive Dubai-Al Ahli Club).

Igual à jornada anterior, o pelotão não cedeu muito tempo de vantagem para os aventureiros, sempre com o objectivo da chegada ser disputada pelos mais velozes das equipas. Do quarteto em fuga foi Bialoblocki quem somou a máxima pontuação nos três sprints intermédios. O experiente Mancebo destacou-se no derradeiro suspiro a 15 km da meta, tentando a sorte em solitário, mas sendo alcançado à falta de 10 km.

O pelotão rolou a ritmo elevado com as equipas dos sprinters a tentarem posicionar os seus líderes. No último quilómetro, uma queda à saída do túnel deitou por terra a possibilidade de Kittel (Etixx-Quick Step) repetir a vitória do dia anterior, tal como Cavendish (Team Dimension Data) se viu arredado das primeiras posições.

Após um trabalho inesgotável do companheiro Ben Swift (Team Sky), Viviani selou o dia com a vitória da etapa e subida à liderança da geral e dos pontos. Marcin Bialoblocki (One Pro Cycling) assumiu o comando dos sprints intermédios e Soufiane Haddi (Skydive Dubai-Al Ahli Club) manteve o primeiro lugar na juventude.

Os ciclistas lusos finalizaram o segundo dia com o pelotão, em 36º Rui Costa (Lampre-Merida) e 47º Nelson Oliveira (Movistar Team).

A terceira etapa irá partir do Dubai rumo a Hatta Dam num total de 172 km.
 
Elia Viviani triunfa na 2ª etapa
(foto Bettini)
Campeão Nacional Rui Costa com a equipa Lampre-Merida
(foto Bettini)

Resultados Et2
1 Elia Viviani (Ita) Team Sky 4:07:39
2 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo m.t.
4 Andrea Guardini (Ita) Astana m.t.
5 Tomas Vaitkus (Ltu) Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai m.t.
6 Ben Swift (GBr) Team Sky m.t.
7 Michal Kolar (Svk) Tinkoff m.t.
8 Grzegorz Stepniak (Pol) CCC Sprandi Polkowice m.t.
9 Chris Opie (GBr) One Pro Cycling m.t.
10 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data m.t.
36 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
47 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team m.t.

CG
1 Elia Viviani (Ita) Team Sky 7:42:50
2 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step m.t.
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo +2”
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida +4”
5 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data +4”
6 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +9”
7 Andrea Guardini (Ita) Astana +10”
8 Tomas Vaitkus (Ltu) Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai +10”
9 Michal Kolar (Svk) Tinkoff +10”
10 Chris Opie (GBr) One Pro Cycling +10”
34 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +15”
47 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +15”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.