Avançar para o conteúdo principal

Et5 Volta a Portugal: É portuguesa, com certeza!

A Volta a Portugal é portuguesa. Salvo a redundância, é portuguesa porque percorre as nossas estradas, acolhe as nossas equipas, glorifica os corredores do nosso pelotão, traz à estrada um número de adeptos que nenhuma outra Volta no país consegue cativar. E, claro, oferece-nos fulgurantes vitórias como a de José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) no alto de Santa Luzia. 

Vitória de José Gonçalves em Santa Luzia
(foto Volta a Portugal)
O papel mostrava à partida 169,4 km de jornada entre Braga e Viana do Castelo. As opiniões dividiam-se entre a vitória de um dos homens da terra. Sandro Pinto (Louletano-Ray Just Energy), Rui Sousa e César Fonte (Rádio Popular-Boavista) luziam com mais força nas expectativas de quem segue a Volta.

Contudo, José Gonçalves perseguia a vitória desde o primeiro tiro de partida da 77ª edição e hoje não deixou fugir. No prólogo foi 5º e nas etapas seguintes marcou a linha sempre entre os primeiros dez, à excepção da Sra. da Graça que o fez sair do Top 10 da geral. À quinta etapa, o triunfo chegou. “Era a vitória que eu esperava, que andava à procura desde o primeiro dia. Estou super contente por vencer perto de casa”, afirmou no final à RTP.

O dia parecia pedalar rumo a uma vitória da fuga, um grupo de onze corredores onde Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA) se mostraram os mais ferozes e atacantes da aventura. Aliás, Gallego já é apelidado de “ciclista fogoso” pelo director da equipa, Prof. José Santos. Um lado atacante que o levou a alcançar pela terceira vez o prémio da combatividade.

Os ataques e contra-ataques levaram ao regresso ao pelotão de alguns elementos da fuga, até serem todos alcançados a escassos 2 km do desenlace. A ascensão ao alto de Santa Luzia, longe da dureza do dia anterior, mostrou-se como sempre selectiva pelos 3,9 km em pavé. Entre uma e outra curva, as forças mediram-se de forma voraz pelo rápido superar de metro atrás de metro entre os ciclistas na linha da frente.

Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) parecia ter mais uma vitória na mão, quando José Gonçalves passou para a frente a 125m, golpeando os pedais sem misericórdia e agarrando a vitória num grito de libertação pela conquista tão procurada. Uma conquista portuguesa, com certeza! Em 3º, assinando o quinto pódio de jornada, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) escreveu mais uma etapa rumo à cada vez mais sua camisola amarela. 

Alberto Gallego e Fabricio Ferrari entre a maré de público
(foto Volta a Portugal)
A renhida disputa pela vitória da etapa
(foto Volta a Portugal)
César Fonte recebe o carinho especial de correr na sua terra
(foto Helena Dias)
Resultados Et5
1º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA 4:09:07
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
4º Jóni Brandão (Por) Efapel +2”
5º Alejandro Marque (Esp) Efapel +3”
6º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team +3”
7º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +3”
8º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +3”
9º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +3”
10º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3”

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 23:10:21
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +15”
3º Jóni Brandão (Por) Efapel +41”
4º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +52”
5º Alejandro Marque (Esp) Efapel +1:02”
6º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +1:08”
7º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +1:16”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +1:26”
9º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +1:36”
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +1:37”
11º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:41”
14º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +1:57”
37º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +12:29”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Aleksey Rybalkin (Rus) Lokosphinx
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et4 Volta a Portugal: Graça, não fujas de mim
Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Vila Chã de Ourique celebrou o ciclismo

Os mais pequenos ciclistas divertiram-se em Vila Chã de Ourique (Foto: Helena Dias) Ontem, 1 de Maio, celebrou-se o Circuito Duarte Patrício, em Vila Chã de Ourique. Na sua 34ª edição, a glória do ciclismo homenageada foi Francisco Valada, vencedor da Volta a Portugal de 1966. A ideia de trazer os campeões de outrora para junto dos mais jovens ciclistas é sempre bem-vinda e de saudar, principalmente na época em que vivemos, com tendência para esquecer o passado e não valorizar quem ajudou a escrever a história do país, neste caso a história do ciclismo.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.