Avançar para o conteúdo principal

Axeon no comando da Volta ao Alentejo

No rescaldo dos festejos da conquista recente do GP Liberty Seguros, a esquadra de jovens talentos Axeon Cycling Team iniciou a 33ª Volta ao Alentejo com um duplo assalto ao pódio. James Oram triunfou na meta e Rúben Guerreiro seguiu-lhe as pedaladas na segunda posição, deixando em terceiro Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa).

O início da 33ª Alentejana ficou marcado por um minuto de silêncio em memória do ciclista de 18 anos Guilherme Silva, da equipa júnior Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense, que perdeu a vida no dia 22 deste mês vítima de queda durante um treino na serra de Montejunto.

Após a sentida homenagem, o pelotão de 179 corredores partiu de Portalegre rumo a Castelo de Vide, num total de 143,7 km da jornada mais montanhosa desta edição. Sem demora, um trio composto por Oscar Landa (Team Coop-Oster Hus), Jasper Hamelink (Metec-TKH) e Jose Ragonessi (Team Ecuador) tomou a frente da corrida, ganhando uma vantagem de 3 minutos sobre o pelotão, onde as lusitanas LA Alumínios-Antarte e W52-Quinta da Lixa se revezavam no controlo da fuga.

A primeira fase da etapa correu a bom ritmo, já que as dificuldades chegariam após 80 km pedalados. O norueguês Oscar Landa assegurou a pontuação máxima nas três metas volantes da jornada no Crato (km 16,6), Alter do Chão (km 29,9) e Monforte (km 57,2), enquanto no grande grupo a espanhola Murias-Taldea tomou o controlo da perseguição, caçando os três homens da frente antes do início da montanha.

Na aproximação à 2ª categoria (km 103,4) os ataques regressaram, destacando-se Byron Guama (Team Ecuador) a coroar o alto, equatoriano vencedor da primeira etapa no ano transacto e rei da montanha, voltando o pelotão a agrupar-se até à aproximação de nova contagem de montanha, quando o espanhol Mario González (ActiveJet Team) tentou a sua sorte à imagem do que tinha feito na subida anterior. Mas novamente foi Guama a coroar a 3ª categoria (km 124,3), garantindo desta forma a liderança da camisola da montanha.

A descida que se sucedeu deu uma curta vantagem a cinco corredores, que se desvaneceu nos 500 metros finais. Na chegada empedrada a Castelo de Vide, a jovem dupla da Axeon Cycling Team mostrou-se mais forte, agarrando James Oram a vitória da etapa, seguido do companheiro luso Rúben Guerreiro e do galego Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa).

James Oram veste assim a primeira amarela da Volta ao Alentejo, liderando também as classificações dos pontos e da juventude. Na geral, encontra-se a 4 segundos de Rúben Guerreiro e a 6 segundos de Delio Fernández. No colectivo comanda a lusitana Rádio Popular-Boavista.

A segunda jornada da Alentejana, prova que fecha o programa Cyclin’Portugal, reserva ao pelotão 152,5 km de Castelo de Vide a Mora. 

Axeon poderosa na meta de Castelo de Vide (©Zé Paulo)
Resultados Et1
1 James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team 3:42:04 [38,826 km/h]
2 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.
3 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
4 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
6 Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
7 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador m.t.
8 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 Haavard Blikra (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
10 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador m.t.

Geral
1 James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team 3:41:54
2 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +4”
3 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +6”
4 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +10”
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +10”
6 Rafael Silva (Por) Efapel +10”
7 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +10”
8 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +10”
9 Haavard Blikra (Nor) Team Coop-Oster Hus +10”
10 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador +10”
Resultados aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.