Avançar para o conteúdo principal

Rúben Guerreiro conquista 7º GP Liberty Seguros

Vitória lusa no desfecho da 7ª edição do GP Liberty Seguros – Troféu do Sudoeste e Costa Vicentina. O jovem Rúben Guerreiro viveu uma estreia de ouro pela americana Axeon Cycling Team, juntando ao triunfo da última etapa a conquista da geral individual.


Rúben Guerreiro grande vencedor do GP Liberty Seguros
(Foto Facebook Oficial do Atleta)


Na segunda e última jornada do GP Liberty Seguros, a distância percorrida foi um pouco mais curta do que na etapa inaugural. O pelotão pedalou 187,5 km com partida e chegada na vila Alentejana de Odemira. À semelhança do dia anterior, os ciclistas tiveram de batalhar bastante para conseguir tomar a frente da corrida. Hoje, a primeira iniciativa pertenceu à lusitana Efapel, conseguindo por alguns instantes fugir ao pelotão com Domingos Gonçalves, mas depressa o intento foi anulado.

Chegados à única meta volante do dia em Cercal (km 36,5), pontuada em primeiro pelo camisola amarela Pawel Bernas (ActiveJet Team), atento às bonificações na salvaguarda da liderança, o pelotão continuava unido e atento a qualquer movimentação perigosa para os lugares cimeiros da geral. Uns quilómetros mais à frente, Pawel parou para as naturais necessidades fisiológicas, o que é normal não tivesse o pelotão aumentado o ritmo e colocado o líder do Grande Prémio em apuros. Superado o episódio caricato com o dono da amarela de volta ao grande grupo, o pelotão rumou à única dificuldade montanhosa do dia.

Antes do alto, um grupo conseguiu alguma distância numa escapada que não duraria muito. O quinteto contou com a presença da dupla estrangeira James Oram (Axeon Cycling Team) e Evgeny Shalunov (Lokosphinx) e dos corredores de equipas nacionais Alejandro Marque (Efapel), Micael Isidoro (Louletano-Ray Just Energy) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista), que coroou a 3ª categoria em Marmelete (km 110,1). Anulada a fuga, restavam ainda 66 km para tentar um assalto final ao pódio desta 7ª edição.

Os quilómetros foram passando e o pelotão, cada vez mais reduzido, não dava margem para fugas. Sem sucesso, o duo luso-espanhol Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) e David De La Fuente (Efapel) tentou a sorte à falta de 25 km para o final. Seguiu-se outra tentativa por parte do líder da juventude, o luso Rúben Guerreiro (Axeon Cyclint Team) acompanhado pelo jovem norte-americano Colin Joyce (Team USA).

A vantagem obtida pela dupla parecia curta, de escassos segundos, mas a vontade de vencer imperou no guerreiro luso. À entrada dos últimos quilómetros, restavam 10 segundos e 2000 metros a separem Rúben Guerreiro da linha de todas as glórias. Numa pedalada vitoriosa, o jovem corredor de 20 anos agarrou a primeira vitória da temporada, deixando atrás de si Colin Joyce (Team USA) e o companheiro de equipa James Oram.

Com a vitória da etapa, Rúben Guerreiro conquistou o 7º GP Liberty Seguros, sucedendo ao também luso Rafael Silva (Efapel), que no ano transacto venceu a geral com igual brilhantismo em diferente terreno e este ano finalizou na 8ª posição (a 17s). O pódio de 2015 ficou completo com Pawel Bernas (ActiveJet Team) a 3 segundos e Colin Joyce (Team USA) a 6 segundos. As equipas lusitanas conseguiram mais dois lugares cimeiros da geral, em 6º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) a 13 segundos e em 10º Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy) a 19 segundos.

Nas coloridas camisolas, Rúben Guerreiro juntou à amarela a camisola da juventude e a sua equipa Axeon triunfou no colectivo. Além do 2º lugar na geral, Pawel Bernas agarrou a camisola dos pontos. Na montanha, o rei foi César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Daniel Freitas (Anicolor) destacou-se como o melhor corredor das equipas de clube.

A cerimónia do pódio contou este ano com um momento especial, a entrega dos Troféus aos vencedores do Ranking Nacional APCP de 2014. O Ciclista do Ano Edgar Pinto (Skydive Dubai), o Equipier do Ano Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa) e o 1º Sub-23 Rúben Guerreiro (Axeon Cycling Team) foram premiados pela brilhante temporada realizada no ano transacto.

Vitória de Rúben Guerreiro (Foto Zé Paulo)
Edgar Pinto - Ciclista do Ano 2014 (Foto Zé Paulo)
Luís Fernandes - Equipier do Ano 2014 (Foto Zé Paulo)
Rúben Guerreiro - 1º Sub-23 do Ano 2014 (Foto Zé Paulo)
Resultados – Et2
1º Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team 4:31:06
2º Colin Joyce (USA) Team USA m.t.
3º James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team m.t.
4º Krists Neilands (Lat) Rietumu-Delfin m.t.
5º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +4”
6º Pawel Bernas (Pol) ActiveJet +7”
7º Taylor Eisenhart (Usa) Team USA +7”
8º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
9º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +7”
10º Daniel Mestre (Por) Team Tavira +7”

Geral Final
1º Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team 9:35:39
2º Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team +3”
3º Colin Joyce (USA) Team USA +6”
4º James Oram (NZl) Axeon Cycling Team +8”
5º Krists Neilands (Lat) Rietumu-Delfin +12”
6º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +13”
7º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +16”
8º Rafael Silva (Por) Efapel +17”
9º Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team +18”
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +19”
Classificações completas aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.