Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et7 VoltaPortugal: Uma bela lição de ciclismo

Diante de tão demolidora etapa rainha, por vezes faltam palavras para descrever o que se sente perante o grandioso desempenho dos heróis da Volta a Portugal. São momentos como os de hoje que nos fazem apaixonar por este desporto único e admirar cada corredor do pelotão… a estrondosa vitória de Rui Sousa (BOA) no alto da Torre, a defesa da amarela por Gustavo Veloso (OFM), o trabalho dos companheiros de equipa da Efapel e OFM ao longo das três ascensões do dia, a consolidação da liderança da montanha por António Carvalho (LAA), os ataques e contra-ataques em plenas subidas de Edgar Pinto (LAA), Sandro Pinto e Hernâni Brôco (LDD), César Fonte e Daniel Silva (BOA), até ao último esforço de cada corredor por cruzar a meta.

Penhas da Saúde, Penhas Douradas e Alto da Torre. Estas foram as ascensões de uma Serra da Estrela demolidora para os candidatos à amarela. Luis León Sánchez (CJR) foi o primeiro a ser derrubado logo à primeira ascensão, Ricardo Mestre (EFG) na última. Esta, a Torre, pareceu interminável ao longo dos seus 28,1 km e a sua enganosa pendente média de 5,1%, que esconde no meio do seu descampado pendentes até aos 14% de inclinação.

Estávamos a 16 km do desfecho e já Rui Sousa (BOA) buscava o objectivo primordial do dia. Vencer a etapa e ameaçar a liderança de Gustavo Veloso levaram o veterano de Barroselas a enfrentar a pedalada até ao alto sempre na frente, apesar de acompanhado por Delio Fernández (OFM) até faltarem 4 km para a meta. Rui Sousa não temeu os adversários e foi em busca do sonho, que parecia tão distante à partida para a etapa, mais precisamente a 1m07s de distância desse sonho luzidio e amarelo. Pois não só brilhou na Torre, aquela que já foi sua em 2008, como ainda subiu a 2º da geral, reduzindo para 28s esse espaço para Veloso que, ainda assim, parece difícil de fechar na derradeira luta do contra-relógio da penúltima etapa.

Mas porque perdeu a companhia de Delio Fernández na frente da corrida a 4 km do final? A resposta é simples neste desporto, que tantas vezes nos surpreende com imagens inesquecíveis da amizade e lealdade entre os corredores. Após uma ordem do director e mesmo sendo líder virtual da Volta pela vantagem ganha na frente, Delio parou literalmente no asfalto à espera do grupo em perseguição onde vinha o seu líder e amigo Veloso a necessitar de apoio para os quilómetros finais da escalada. Neste simples gesto, os corredores demonstraram o que é o companheirismo numa equipa de ciclismo, pondo de lado a sua glória pela glória do companheiro.

Por todos estes momentos, desde a vitória suada de Rui Sousa à abnegação de Delio Fernández, hoje assistimos a uma belíssima lição de ciclismo.

Rui Sousa triunfa na Torre (Foto Podium)
Resultados Et7 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
CG após Et7 VoltaPortugal  (Foto Helena Dias)

______
Opinião Et6 VoltaPortugal: Os derradeiros desafios
Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.