Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et6 VoltaPortugal: Os derradeiros desafios

Avizinha-se o dia de descanso na Volta a Portugal. Em Viseu, as equipas irão aproveitar o merecido dia de folga para afinar os últimos detalhes, as últimas estratégias para mudar a liderança detida por Gustavo Veloso (OFM). A tarefa não parece simples, já que o galego mostrou até ao momento ser o mais forte. Mas será nas decisivas jornadas?

Depois de amanhã chegam os derradeiros desafios, começando desde logo pelo maior de todos. A etapa rainha da tradicional subida à Torre, na Serra da Estrela, pode ajudar Veloso a consolidar a liderança ou, pelo contrário, apagar as diferenças existentes para os rivais mais próximos Luis León Sánchez (CJR), Edgar Pinto (LAA) e Ricardo Mestre (EFG). Nestas contas há ainda a expectativa de perceber o que pode Rui Sousa (BOA) fazer para anular o 1m07s que o separam do seu grande sonho de vencer a Volta a Portugal. A etapa da Torre é o cenário possível para virar o jogo. No menu terá 172,5 km e as subidas às Penhas da Saúde, Penhas Douradas e Alto da Torre para escalar na geral.

Há também que contar com a segunda linha de algumas equipas e que se encontram bem colocados na geral: Delio Fernández (OFM), Joni Brandão (EFG) e Rúben Fernández (CJR). Uns e outros terão de dar o máximo no contra-relógio individual da penúltima etapa, que poderá ter um papel fundamental se a Torre não produzir os objectivos desejados. Por essa razão, não colocamos entre os favoritos David Belda (BUR), pois esta especialidade do esforço individual é o seu ‘calcanhar de Aquiles’.

Numa Volta profundamente marcada pela montanha, no meio de tão importantes jornadas os sprinters terão ainda uma oportunidade à 8ª etapa para brilhar em Castelo Branco, além da derradeira chegada a Lisboa. Hoje, pela segunda vez protagonista nesta edição o jovem Phil Bauhaus (STG) repetiu em Viseu o triunfo fantástico ao sprint alcançado anteriormente na Maia. Perto ficou Davide Vigano (CJR) de também ele alcançar a sua segunda vitória nesta edição.

Contudo, este dia ficará na memória pela cena protagonizada pelo 3º e 4º a cruzar a linha. No final da etapa, Vicente De Mateos (LDD) respondeu à agressão de Asbjorn Kragh (CTO), acabando ambos os corredores expulsos da Volta pelo colégio de comissários. [Mais tarde, organização da Volta informou que o corredor da Christina Watches em causa foi Enrico Rossi].

As metas da Grandíssima têm sido generosas para os corredores estrangeiros e Portugal continua à espera de um sprint com sabor luso. O máximo favorito é Manuel Cardoso. Estará o campeão da Banco BIC-Carmim a guardar um final feliz para a capital Lisboeta?

Vitória de Phil Bauhaus em Viseu (Foto Podium)
Vicente De Mateos e Asbjorn Kragh (Foto Helena Dias)

Resultados Et6 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
CG após Et6 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
______
Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.