Avançar para o conteúdo principal

Et2 #VAlgarve2018: Louletano mostra-se na hegemonia da Sky

Não é fácil sobressair entre o poderio das equipas WorldTour. Contudo, pelo segundo dia consecutivo, a “pequena” lusa Aviludo-Louletano-Uli mostrou-se perante a hegemonia da “grande” britânica Sky.

O Alto da Fóia, em Monchique, acolheu a vitória de Michal Kwiatkowski (Sky) e a subida do companheiro Geraint Thomas à liderança da camisola amarela, após 187,9 quilómetros com partida em Sagres. Depois de Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) na etapa transacta, hoje foi o dia de Vicente de Mateos chegar entre os primeiros, cruzando a meta em 9º lugar.
 
Michal Kwiatkowski triunfa na Fóia (© Tim De Waele)

Esperava-se um final de etapa isolado, mas o pelotão resolveu fazer a subida da Fóia com um grupo bem composto na frente da corrida. Com a fuga alcançada, boa parte da subida final foi feita com Vasil Kiryienka (Sky) a marcar o ritmo das pedaladas, que pareciam ser rumo à vitória.

Marcos Jurado (Efapel), Oscar Pelegri (RP-Boavista) e Ricardo Mestre (W52-FC Porto) representaram as equipas lusas na fuga da primeira chegada em alto da Algarvia, tendo por companhia os WorldTour Lukas Pöstlberger (Bora-hansgrohe), Yves Lampaert (Quick-Step Floors), Ben King (Dimension Data) e John Degenkolb (Trek-Segafredo). A aventura durou até à entrada do Alto da Fóia, com Pöstlberger e Ben King a serem alcançados à falta de 9 quilómetros.

Foi então que Kiryienka tomou as rédeas da corrida na subida de 1ª categoria, que já tinha começado a 15,2 quilómetros da meta. Iniciando a 4,7% de inclinação, passou para máximos de 9,5%, culminando em 6% de uma pendente que não se fez tão desgastante como se julgava. O bielorrusso da Sky preparava assim o terreno para a dupla glória da armada britânica. À falta de 2 quilómetros, viu chegar junto a si o restante grupo, que iria discutir a vitória da etapa.

O polaco Kwiatkowski não deixou fugir a vitória diante de Bauke Mollema (Trek-Segafredo), do companheiro Geraint Thomas, Daniel Martin (UAE Team Emirates) e Jaime Rosón (Movistar), seguindo-se a três segundos o restante grupo com De Mateos e Richie Porte (BMC).

Entre os ciclistas portugueses, destacou-se em 14º Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA), 17º Nelson Oliveira (Movistar) e 19º César Fonte (W52-FC Porto).

Aos 27 anos, o nome de Kwiatkowski (Sky) juntou-se assim ao leque de anteriores vencedores na Fóia: Daniel Martin em 2017, Luis León Sánchez em 2016, Alex Zülle em 2002, José Azevedo em 2001 e 2000 e Andreas Klöden em 1999.

A Sky terminou um brilhante dia com duas vitórias, Kwiatkowski na Algarvia e Wout Poels na Andaluzia.

O dia na Volta ao Algarve ficou ainda marcado pela iniciativa da organização em homenagear o belga Philippe Gilbert (Quick-Step Flors) com o Prémio Prestígio pela sua carreira.

Resultados
Etapa 2: Michal Kwiatkowski (Sky)
CG: Geraint Thomas (Sky)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Juventude: Sam Oomen (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Equipas: Quick-Step Floors
Resultados completos AQUI

© Helena Dias

© Helena Dias

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro