Avançar para o conteúdo principal

Bruno Pires: “A bicicleta foi o meu anti-depressivo”

Bruno Pires é dos nomes mais reconhecidos do pelotão nacional. Com uma carreira iniciada em Portugal e engrandecida no estrangeiro, pedalou no WorldTour durante cinco anos, na Leopard-Trek e Tinkoff, terminando a carreira no final de 2016, após um ano na Pro Continental Team Roth. Em 2018, prepara-se para abraçar um novo projecto e falou ao Cycling & Thoughts sobre o adeus ao pelotão e a criação do “SenteSport by Bruno Pires”, onde dará vida a toda a experiência adquirida nos anos entregues ao ciclismo profissional.

Um ano após a despedida do ciclismo profissional, como olhas à carreira e a forma como acabou?

“Penso que foi uma carreira bem conseguida. Tive momentos de realizações pessoais e muitas conquistas pelas equipas. Realizei sonhos, como passar a profissional na melhor equipa do país em 2004, ser campeão nacional, correr nas melhores equipas do Mundo, ter dado o meu grão de areia na vitória de uma grande volta e ter sido colega de equipa de uma lenda do ciclismo mundial de todos os tempos (Alberto Contador). E outros que pensei realizar e não consegui, como participar num Tour. A forma como acabou, não foi a que desejava. No entanto, foi na corrida que me fez sonhar e lutar para fazer deste desporto a minha profissão durante uma parte da minha vida, a Volta a Portugal.”

Ficaram mágoas ou somente momentos bons?

“Felizmente, foram muitos mais os bons do que os maus momentos, mas todos existiram e não se podem mudar. Não posso negar que a forma como terminei a carreira me marcou bastante e ficou algum sentimento que podia ter continuado mais um ano, pois tive resultados nesse ano que assim o indicavam.”

Correste em duas das maiores equipas do WorldTour, Trek e Tinkoff.
O mundo de sonho que transparece para o público é real ou há muito mais por detrás destes projectos milionários?

“Nas melhores equipas do mundo há realmente muitas condições de trabalho, mas também muita competitividade e necessidade de resultados. Os grandes nomes têm outro tratamento em relação aos ciclistas com menos estatuto, o que é normal, mas que por vezes é difícil aceitar e aí o problema é de quem não aceita. Há muita ‘media’ à volta e, por vezes, passa a imagem que convém ser passada. As condições desses projectos são um privilégio, mas faz falta mais investimento e formação na área da alimentação/nutrição e na gestão emocional e apoio aos seres humanos, que também são ciclistas. Não pode ser só as bicicletas, a roupa e os treinos.”

Guardas amigos desses anos?

“Felizmente, sim. Tenho a minha forma de estar na vida, por vezes um pouco particular. É verdade que com o tempo perde-se um pouco a ligação ou o contacto mais próximo, mas sempre que encontro ou falo com muitos desses colegas, é sempre agradável. Passámos muitas horas e experiências juntos, mantenho contacto regular com o Benjamim Noval e o Alberto Contador. Estive o ano passado na casa dele em Madrid e vamos trocando mensagens. Com o Jesús Hernández estive agora no curso de directores desportivos e revivemos umas histórias. Tenho relação de amizade com o Tiago Machado, José Mendes e Sérgio Paulinho.”

O último ano foi na Roth, que encerrou a equipa profissional no final da época 2016. Surgiram convites para continuar na estrada?

“Não surgiram, pois esse ano muitos corredores tiveram que terminar a carreira, lembro-me de serem mais de 100. E a nós, que nos comunicaram em Outubro, ainda agravou mais a situação. Também não procurei muito, os últimos meses tinham sido difíceis por um problema respiratório. Propuseram-me continuar na Roth, mas tinha que ficar a viver na Suíça e o projecto não me dava garantias de um bom calendário.”

Quando a carreira acabou, o que ficou?

“Ficou a experiência, a informação, a visão do que deve e não deve ser feito para se ter sucesso neste desporto tão duro e exigente, a nível físico mas mais a nível mental. Ficaram amigos e pessoas de valor que nos apoiam e motivam, ficou a forma do quanto se tem que ser determinado, mas ao mesmo tempo flexível para nos podermos adaptar e seguir em frente. Também ficou a sensação que vivemos durante um tempo uma experiência que não é real, sabendo disso, mas não a sentimos enquanto estamos metidos na bolha. No entanto, é uma experiência de vida, porque nos faz crescer e ver tudo de uma forma diferente.”

Mas não estás parado. Continuas a pedalar e vem aí um novo projecto.

“No início foi um processo difícil, mas a bicicleta foi o meu anti-depressivo, tal como a área que estou a estudar de Bioneuroemoção. Uma área que me ajudou muito a despir a camisola, como costumo dizer, e perceber que podia utilizar muito do aprendido. Assim, surgiu a ideia de juntar essa informação a outras áreas que gosto e fizeram parte da minha vida, a alimentação e o treino desportivo. Através de workshops e palestras, por Portugal e Espanha, levo informação a todos os amantes de vida saudável e de desporto, para que entendam facilmente o porquê das reacções que o corpo tem, pois as três áreas estão completamente ligadas. Decidi chamar a este projecto SenteSport by Bruno Pires, porque a alimentação e os treinos proporcionam sensações físicas, mas também sentimentos e emoções.”

Foi difícil reinventar após tantos anos dedicados ao ciclismo?

“Não tem sido fácil nem difícil… As coisas acontecem sempre por alguma razão. Na maioria das vezes, o que fazemos é culpar os outros ou a nós próprios, o que provoca apenas mais revolta e tristeza. Como atleta, era muito focado no meu trabalho e descuidei alguns aspectos, que também fazem parte de um ser humano. Hoje em dia, observo mais à minha volta sem julgar tanto, sabendo que tudo tem um sentido e uma razão de ser. É um processo de mudança duro e espero que quando o tenha integrado possa ajudar outras pessoas, que passam pelo mesmo que eu estou a passar… o de nos reinventar e continuar a tirar o nosso potencial, porque isso só depende de nós.”

SenteSport, by Bruno Pires
 Primeiro workshop. Inscrições AQUI 


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.