Avançar para o conteúdo principal

Gémeos Oliveira e Martingil no pódio em omnium do Nacional de Pista

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, recebeu a primeira prova da Taça de Portugal de Pista e também do Campeonato Nacional de Pista de elites masculinos, com os gémeos Ivo e Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon) e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) a alcançarem em omnium as primeiras medalhas da temporada de 2018.

Ivo Oliveira revalidou o título nacional em omnium, após ter sido o mais forte nas duas primeiras provas pontuáveis, scratch e tempo race, tendo Rui Oliveira se imposto em eliminação e corrida por pontos. Os dois irmãos da equipa norte-americana Hagens Berman Axeon garantiram assim os primeiros lugares do pódio, com Ivo a totalizar 173 pontos, mais dois do que Rui, ficando César Martingil em 3º com 147 pontos.

Nos demais escalões, a disputa pela disciplina olímpica de omnium contou somente para as contas da Taça de Portugal. Em elite feminina, as duas novas integrantes do WorldTour feminino ocuparam os lugares mais altos do pódio. Maria Martins (Sopela) venceu as quatro provas pontuáveis, totalizando 145 pontos, deixando a companheira de equipa Soraia Silva em 2º lugar com 129 pontos. Liliana Jesus (Clube BTT Seia) foi 3ª com 118 pontos e Rita Soares (Jorbi-Team José Maria Nicolau) 4ª com 107 pontos.

Em juniores, Guillaume Couto (Olympique Marseille) venceu com 135 pontos e Joana Cortiço (5Quinas/Município de Albufeira) com 135 pontos. Em cadetes, Tomás Martins (CC Loulé) venceu com 124 pontos e Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira) com 139 pontos.

As demais provas do Campeonato Nacional de Pista serão disputadas a 20 e 21 de Janeiro. A Taça de Portugal irá ser retomada a 10 de Fevereiro, com o Critério Alves Barbosa, e a 24 de Fevereiro, com o Critério Sunlive.

Ivo Oliveira, Rui Oliveira e César Martingil no pódio do Nacional de Pista, em omnium (© FPC)

Resultados Omnium Elites Masculinos
1º Ivo Oliveira (Hagens Berman Axeon) 173 pts
2º Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon) 171 pts
3º César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) 147 pts
4º Miguel do Rego (CM Aubervilliers 93) 134 pts
5º João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) 111 pts
6º Rafael Silva (Efapel) 99 pts
7º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) 86 pts
8º Luís Gomes (RP-Boavista) 80 pts
9º João Almeida (Hagens Berman Axeon) 74 pts
10º João Dinis (Liberty Seguros-Carglass) 74 pts
11º António Barbio (Miranda-Mortágua) 71 pts
12º Luis Quince Andrés (MMR bikes) 47 pts
13º Francisco Moreira (RP-Boavista) 13 pts
14º Leonel Coutinho (Vito-Feirense-Blackjack) 12 pts
15º João Santos (Vito-Feirense-BlackJack) 6 pts
16º Francisco Duarte (FGP/Cube/Bombarral) 0 pts
17º César Modesto (Individual) -6 pts
18º André Cunha (Jorbi-Team José Maria Nicolau) -14 pts
19º António Botelho (Jorbi-Team José Maria Nicolau) -28 pts
20º Sandro Branco (Jorbi-Team José Maria Nicolau) -28pts
[Resultados completos AQUI]

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.