Avançar para o conteúdo principal

Galeria fotográfica da temporada lusa 2017

Neste exacto momento em que vos escrevo, os heróis do pelotão luso desfrutam do merecido descanso das competições. Férias!... Para uns a viajar, para outros a trabalhar, mas todos a pedalar de quando em vez, já que a bicicleta é uma companheira para a vida.

A marcar o final da temporada lusa de estrada, o Cycling & Thoughts traz uma pequena selecção de imagens das corridas por onde andei a acompanhar o pelotão em 2017: GP Mortágua, Troféu Joaquim Agostinho, apresentação e prólogo Volta a Portugal, Circuito do Bombarral, Circuito de Alcobaça, Circuito de Nafarros, Circuito Póvoa da Galega, Circuito da Malveira e Circuito da Moita.


Todos os álbuns, aqui!

O ciclismo dá-nos imagens de rara beleza: a dureza da realidade vivida em cima da bicicleta em contraposição com as delicadas sombras reflectidas no asfalto. Daniel Mestre e Rafael Silva (Efapel), uma dupla muito guerreira a destacar esta temporada. Malveira (© Helena Dias)

Antonio Angulo, da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, abriu a Taça de Portugal na liderança. GP Mortágua (© Helena Dias)

Num final emocionante, David Rodrigues (RP-Boavista) superou sobre a linha de meta Joaquim Silva (W52-FC Porto), conquistando o GP Mortágua (© Helena Dias)

Francisco Campos (Miranda-Mortágua) destacou-se esta época batendo ao sprint os profissionais na Prova de Abertura e sagrando-se campeão nacional sub-23 de fundo. Troféu Joaquim Agostinho, Turcifal (© Helena Dias)

José Neves (Liberty Seguros-Carglass) andou de amarelo no Troféu Joaquim Agostinho e sagrou-se pela segunda vez campeão nacional sub-23 de contra-relógio. Troféu Joaquim Agostinho, Turcifal (© Helena Dias)

Euskadi-Murias com presença assídua nas provas lusas, subirá a Profissional Continental em 2018. Troféu Joaquim Agostinho, Turcifal (© Helena Dias)

Clube de Ciclismo José Maria Nicolau perpetua e honra a memória do vencedor de duas Volta a Portugal, na década de 30, apostando na formação de jovens ciclistas. Troféu Joaquim Agostinho, Turcifal (© Helena Dias)

W52-FC Porto teve em Raúl Alarcón e Amaro Antunes dois dos maiores vencedores de 2017. Troféu Joaquim Agostinho, Alto de Montejunto (© Helena Dias)

Equipa francesa Armée de Terre marcou a 40ª edição do Troféu Joaquim Agostinho com duas vitórias em etapas com Yannis Yssaad, que em 2018 integra a Caja Rural-Seguros RGA. Troféu Joaquim Agostinho, Vimeiro (© Helena Dias)

Caravana. Troféu Joaquim Agostinho, Torres Vedras (© Helena Dias)

Estátua de Joaquim Agostinho. Torres Vedras (© Helena Dias)

Amaro Antunes resplandeceu em 2017 com a vitória no Malhão, na Volta ao Algarve, e a conquista do Troféu Joaquim Agostinho. Foi 2º e vencedor da montanha na Volta a Portugal, fechando a época como vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano. Torres Vedras (© Helena Dias)

A camisola mais desejada por todos os ciclistas do pelotão, a amarela da Volta a Portugal. Lisboa (© Helena Dias)

O italiano Davide Rebellin (Kuwait-Cartucho.es) esteve na Volta a Portugal, onde cumpriu 46 anos de idade. Já garantiu que continuará a pedalar em 2018. Lisboa (© Helena Dias)

Raúl Alarcón piscou o olho à camisola amarela e no final conquistou a Volta para a W52-FC Porto. Lisboa (© Helena Dias)

W52-FC Porto destacou-se como a mais forte equipa lusa em 2017. Entre as 19 vitórias nacionais e 3 internacionais, destaca-se a vitória individual e colectiva da Volta a Portugal e do Ranking APCP. Lisboa (© Helena Dias)

A Volta a Portugal trouxe a presença de equipas estrangeiras, nomeadamente a GM Europa Ovini, que em 2018 irá unir-se à Nippo-Vini Fantini, tornando-se na formação satélite sub-23 da equipa profissional. No prólogo em Lisboa, nem tudo começou bem para Antonio Di Sante (© Helena Dias)

O campeão nacional de contra-relógio Domingos Gonçalves ficou a 2 segundos da vitória na etapa inaugural da Volta a Portugal. Lisboa (© Helena Dias)

O simpático ciclista francês Damien Gaudin abriu a Volta  com uma vitória e vestiu a primeira amarela. A equipa Armée de Terre venceu mais uma etapa, com Bryan Alaphilippe. Lisboa (© Helena Dias)

Depois da Volta, a temporada lusa rumou aos tradicionais Circuitos. Bombarral (© Helena Dias)

Circuito do Bombarral abriu uma série de seis Circuitos. (© Helena Dias)

Os heróis das bicicletas proporcionam imagens perfeitas. Bombarral (© Helena Dias)

A garra das equipas sub-23 no confronto com as equipas continentais. Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade no Circuito do Bombarral (© Helena Dias)

Vicente de Mateos foi um dos nomes em destaque ao longo da temporada com cinco vitórias e o 3º lugar na geral da Volta a Portugal. A equipa Louletano já garantiu a continuidade do líder espanhol. Bombarral (© Helena Dias)

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) brilhou na Volta ao lutar incessantemente pela camisola da montanha, sendo os sprints o seu terreno. Fechou a temporada com duas vitórias no Circuito do Bombarral e da Malveira. Bombarral (© Helena Dias)

A  espanhola Burgos-BH esteve nas provas lusas e em 2018 sobe ao escalão Profissional Continental, tendo José Mendes (BORA-hansgrohe) como um dos líderes da equipa.

João Almeida viveu a primeira temporada no estrangeiro com a equipa Unieuro Trevigiani-Hemus1896. As vitórias chegaram na 3ª etapa do Tour of Mersin, na Turquia, e na 4ª etapa e camisola da juventude do Tour of Ukraine. Conquistou o bronze no Nacional de contra-relógio sub-23. Circuito de Alcobaça (© Helena Dias)

Os Circuitos são a festa do ciclismo. Alcobaça (© Helena Dias)

Aerodinâmica não falta no pelotão nacional. Alcobaça (© Helena Dias)

Domingos Gonçalves (RP-Boavista) ganhou o Circuito de Alcobaça com uma volta de vantagem sobre o pelotão (© Helena Dias)

Com tanta volta em final de temporada, por vezes, perde-se o 'fio à meada'. Quantas voltas faltam? Alcobaça (© Helena Dias)

Quem sabe, uma futura campeã do Alcobaça Clube de Ciclismo a felicitar o campeão Domingos Gonçalves pela vitória em Alcobaça (© Helena Dias)

César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), o imperador mais batalhador do pelotão, venceu uma etapa no GP Abimota e lutou por vitórias nos Circuitos. Nafarros, Sintra (© Helena Dias)

Luís Gomes (RP-Boavista) destacou-se no 2º lugar da juventude na Volta a Portugal e fechou o ano com um belo triunfo no Circuito de Nafarros, entre os aplausos do público presente. Sintra (© Helena Dias)

Algumas corridas acabam, outras começam. Este ano, estreou-se o Circuito da Póvoa da Galega (© Helena Dias)

A serpente colorida percorreu as ruas da Póvoa da Galega (© Helena Dias)

As fugas animam as jornadas e esta disputou a vitória na Póvoa da Galega (© Helena Dias)

O pelotão fez de tudo para terminar com o sonho da fuga. Póvoa da Galega (© Helena Dias)

Ivo Oliveira abrilhantou os Circuitos nacionais com duas vitórias, na Póvoa da Galega e na Moita, com as cores norte-americanas da Axeon Hagens Berman, onde irá permanecer em 2018 juntamente com o irmão Rui Oliveira. Póvoa da Galega (© Helena Dias)

A pista da Malveira viveu em anos passados uma queda que não se esquece e que marcou o ciclismo nacional, com Joaquim Andrade e Ricardo Martins. Hoje em dia, o pelotão tenta reavivar na região saloia a paixão pelo ciclismo, através de novos talentos como Joaquim Silva (W52-FC Porto). (© Helena Dias)

César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) viveu triunfos nacionais e internacionais, nomeadamente a 2ª etapa da Volta a Galicia. Na pista da Malveira brilhou em eliminação. (© Helena Dias)

As provas na pista encerram o dia no Circuito da Malveira (© Helena Dias)

O espanhol Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) despediu-se do pelotão nacional para subir ao escalão Pro Continental pela equipa Burgos. Circuito da Moita (© Helena Dias)

Rui Vinhas (W52-FC Porto) mostrou qualidade em mais uma temporada. O vencedor da Volta a Portugal 2016 continuou a ser uma das principais figuras do pelotão, obtendo a prata no Nacional de fundo e o 3º lugar na Klasika Primavera Amorebieta, em Espanha. Henrique Casimiro (Efapel) é um dos principais candidatos a seguir-se no palmarés da Volta. Circuito da Moita  (© Helena Dias)

Com 20 anos de carreira, Rui Sousa (RP-Boavista) despediu-se do ciclismo profissional com uma vitória de etapa na Volta a Portugal. Moita (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.