Avançar para o conteúdo principal

Clube de Ciclismo Amaro Antunes cria escolinhas de formação

O Clube de Ciclismo Amaro Antunes tem a alegria de informar todos os seus seguidores sobre a criação das Escolinhas de Formação Amaro Antunes em Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António. O final de Setembro e início de Outubro de 2017 marca assim um grande passo na recente história do Clube presidido pelo ciclista que abrilhantou a prova rainha do ciclismo nacional com o 2º lugar na geral da Volta a Portugal.

De acordo com o coordenador responsável das Escolinhas, Valério Chaveta: “Este projecto irá começar no início do ano escolar de 2017/2018, sendo afixados cartazes nas escolas. Vamos começar com os Iniciados dos 9 aos 10 anos, onde o nosso principal factor de atracção será a Estrada, e os Infantis dos 11 aos 12 anos. Este projecto nasce do Amaro Antunes, que viu em mim uma mais-valia e eu, como amante do ciclismo, abracei este projecto, que tem por objectivo enraizar o ciclismo na zona do Sotavento Algarvio. Iremos treinar um dia por semana, aos sábados entre as 10h e as 12h, e os miúdos serão federados na Federação Portuguesa de Ciclismo, podendo participar a nível dos Encontros Nacionais de Escolas.”

O Presidente Amaro Antunes destaca a importância da criação de um projecto direccionado aos mais jovens: “Quando o Clube foi criado nos primeiros meses deste ano, a essência principal foi sempre a criação de uma escolinha de ciclismo para crianças. Na nossa freguesia e no nosso concelho não existem muitas actividades para elas e é na juventude que devemos apostar forte. O primeiro feedback que tive deste projecto foi bastante positivo e surpreendeu-me. Posso dizer que a minha fasquia subiu um pouco para além do esperado. Este projecto tem, com toda a certeza, uma margem muito grande para evoluir nos próximos anos e deixo uma palavra a todos os pais para incentivarem os seus filhos a utilizarem a bicicleta como meio de transporte e a virem desfrutar e praticar um desporto tão bonito, que é o ciclismo, juntando-se à nossa equipa.”

O início do ano lectivo 2017/2018 irá marcar o arranque das Escolinhas de Formação Amaro Antunes e as inscrições poderão ser efectuadas na Escola Infante D. Fernando, em Vila Nova de Cacela, ou através de Valério Chaveta pelo número 927911820. Esperamos por ti!


______
* Realizado para Clube de Ciclismo Amaro Antunes

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.