Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal: Vicente de Mateos triunfa em Azeméis, Alarcón mantém amarela

Chegou o dia de Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) erguer os braços para a vitória em Oliveira de Azeméis, depois de seis etapas a finalizar entre os cinco primeiros na meta. Na oitava etapa da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, o espanhol superou sobre a linha o luso Daniel Mestre (Efapel), que assim viu fugir a recompensa aos companheiros, que trabalharam a maioria da jornada na frente do pelotão. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela, embora com menos vantagem sobre os demais favoritos à geral.


Vicente de Mateos somou pelo terceiro ano consecutivo uma vitória de etapa na Volta, estando agora em 2º na geral. À RTP disse: “Estamos à procura da vitória desde que começou esta Volta e hoje conseguimos e estamos muito felizes”, acrescentando sobre a luta pela amarela: “Viemos com esse objectivo. Sabemos que é muito difícil, estamos a lutar contra uma grande equipa, mas vamos continuar a tentar.”

Questionado sobre o medo de perder a liderança, Raúl Alarcón afirmou à RTP: “Não tenho medo nenhum. Hoje defendemos o melhor que pudemos a camisola amarela. Tenho o apoio do Gustavo, que me dá segurança e amanhã tentaremos que fique mais definida a Volta.”
 
Vicente de Mateos triunfa em Oliveira de Azeméis (© João Fonseca / Volta a Portugal)

A oitava etapa ligou Gondomar a Oliveira de Azeméis em 159,8 km, com uma primeira passagem pela meta à falta de 30,5 km. Entre as dificuldades do dia superaram-se os prémios de montanha de Vila Viçosa (3ª cat. km 59,2), Gamarão (2ª cat. km 87,3) e Chão de Ave (3ª cat. km 107,4).

O antepenúltimo dia da Volta começou ainda antes do pelotão partir para a estrada, mais precisamente nas redes sociais de Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira). O italiano 2º na geral partilhou ter sido alvo de um controlo anti-doping, facto normal não fosse ter-lhe sido retiradas duas amostras de sangue, a segunda das quais por “não saberem onde metê-la deram-me de volta. Juro que em 20 anos de ciclismo nunca assisti a tal coisa”, desabafou Nocentini.

Também na mesma equipa, noticiou a agência Lusa que o galego Alejandro Marque “está a correr com uma fissura na costela desde a terceira etapa”.
 
Redes sociais de Rinaldo Nocentini
Voltando à corrida, após 15 km pedalados um duo de equipas lusas fugiu ao pelotão para formar a fuga do dia. O mais combativo da quinta etapa e que ontem passou a meta de bicicleta na mão, devido a um problema mecânico, Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) juntamente com o russo Egor Silin (RP-Boavista) ganharam uma larga vantagem de 9 minutos à passagem pelo alto de Vila Viçosa, coroado pelo ciclista luso, enquanto no pelotão o companheiro de equipa João Matias foi buscar mais uns pontos para a sua camisola da montanha.

Seguiu-se a subida mais dura deste dia, em Gamarão, onde Luís Afonso voltou a ser o primeiro a passar. Ao longo dos 7,3 km de ascensão, o pelotão teve no seu comando a equipa vencedora do dia anterior, a Efapel, que aliada às pendentes da 2ª categoria levou o pelotão a perder diversas unidades, entre eles o líder da montanha, que ainda sofreu um furo.

A Efapel continuou no comando do pelotão, enquanto na frente Luís Afonso voltou a ser primeiro na última contagem de montanha em Chão de Ave, onde o duo contava com pouco mais de 5 minutos de vantagem.

Chegados à primeira passagem pela meta, à falta de 30,5 km, o pelotão já estava a 1 minuto do duo, tendo Egor Silin tentado deixar Luís Afonso para trás, mas sem sucesso. A dupla continuou na frente, até à falta de 24 km, com o luso a ser o mais persistente contra a perseguição da Efapel, sendo pela segunda vez dono do prémio da combatividade.

Com o pelotão reduzido pelas subidas e pelo trabalho da Efapel, a última meta volante do dia viu surgir a luta pelas bonificações entre os favoritos à geral, bonificando o máximo de segundos Gustavo Veloso (W52-FC Porto Porto), seguido de Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira).

A dupla espanhola ganhou espaço, mas o convite de De Mateos para trabalharem em conjunto na frente foi recusado por Veloso, sendo ambos alcançados pelo pelotão. Seguiu-se um trio na frente com Rui Vinhas (W52-FC Porto), David Rodrigues (RP-Boavista) e Bjorn Thurau (Kuwait-Cartucho.es).

David Rodrigues foi o primeiro a tentar a sorte em solitário, correspondido por Rui Vinhas. O ciclista alemão ainda chegou à dupla, mas não por muito tempo. O duo luso persistiu na frente até aos derradeiros 5 km.

A W52-FC Porto assumiu o comando da corrida nos momentos finais da jornada, não deixando ter êxito o ataque de Domingos Gonçalves (RP-Boavista) à falta de 2 km.

Com a linha de meta à vista, o sprint foi lançado e Daniel Mestre tudo fez para retribuir com uma vitória o trabalho da equipa ao longo do dia, mas viu ser-lhe negada a vitória por Vicente de Mateos, que foi mais forte em cima do risco. Seguiu-se na meta o italiano Marco Tizza (GM Europa Ovini), Veloso e Nocentini.

Com as bonificações alcançadas, De Mateos subiu a 2º na geral, a 14 segundos, descendo para 3º Nocentini, mas encurtando a distância para a camisola amarela a 19 segundos, enquanto Veloso em 4º também encurtou a diferença para 26 segundos.

Raúl Alarcón cruzou a meta em 8º a 4 segundos, mantendo a liderança da camisola amarela e do combinado. Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) manteve o comando na classificação por pontos, Krists Neilands (Israel Cycling Academy) na juventude, João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) na montanha e a W52-FC Porto a liderança por equipas.

Amanhã, a nona e penúltima etapa disputa-se entre a Lousã e Guarda, num total de 184,1 km com passagem pelo alto da Torre, na Serra da Estrela.
 
Vicente de Mateos supera sobre a linha Daniel Mestre (© Helena Dias)

Resultados Et8 [resultados completos]
1º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 4:06:39
2º Daniel Mestre (Por) Efapel mt
3º Marco Tizza (Ita) GM Europa Ovini mt
4º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto mt
5º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira mt
6º Krists Neilands (Lat) Israel Cycling Academy mt
7º Fabian Lienhard (Sui) Team Vorarlberg +4s
8º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +4s
9º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +4s
10º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +4s

Classificação Geral
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 36:23:13
2º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +14s
3º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +19s
4º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +26s
5º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +34s
6º João Benta (Por) RP-Boavista +1:35s
7º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +1:58s
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +2:08s
9º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +2:08s
10º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +2:08s
11º Daniel Mestre (Por) Efapel +3:22s
12º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +4:16s
13º Mikel Bizkarra (Esp) Euskadi-Murias +4:40s
14º Krists Neilands (Lat) Israel Cycling Academy +6:58s
15º Patrick Schelling (Sui) Team Vorarlberg +7:40s
16º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +7:41s
17º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +9:00s
18º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +9:54s
19º Davide Rebellin (Ita) Kuwait-Cartucho.es +10:36s
20º Rui Sousa (Por) RP-Boavista +10:48s
 ______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.