Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal: Amarela de Alarcón imparável na Sra. da Graça

De camisola amarela desde a primeira etapa em linha, Raúl Alarcón demonstrou hoje ser o ciclista mais forte da 79ª Volta a Portugal Santander Totta ao coroar o alto da Sra. da Graça com a segunda vitória pessoal e a terceira para a W52-FC Porto.

Depois da armada W52-FC Porto controlar praticamente toda a etapa na frente do pelotão, o ataque de Amaro Antunes a 2 km da meta deu início ao recital de Raúl Alarcón para a vitória no Monte Farinha, aumentando assim a vantagem na liderança da camisola amarela frente aos mais directos rivais. “Está a ser uma Volta muito importante para mim. Ganhar aqui na Sra. da Graça é algo espectacular, sempre sonhei com isso e hoje pude cumprir mais um sonho. A minha equipa trabalhou toda a etapa e, no final, tínhamos planeado tentar ganhar a etapa e consegui ganhar tempo aos rivais”, disse Raúl Alarcón à RTP.


Questionado sobre a sua liderança na equipa e se seria o Rui Vinhas desta edição e terminar a Volta a vencer a camisola amarela em vez do líder Gustavo Veloso, Alarcón afirmou: “Não sei, pode acontecer tanta coisa. Eu estou a sentir-me bem, mas temos que ir dia-a-dia. Temos o Gustavo e o Amaro também nos dez primeiros. Vamos tentar dia-a-dia manter a camisola.”
 
Raúl Alarcón não perdoa na Sra. da Graça (© João Fonseca / Volta a Portugal)


Chegou o dia da mítica Sra. da Graça. A quarta etapa levou o pelotão numa viagem de 152,7 km entre Macedo de Cavaleiros e Mondim de Basto. Antes da chegada de 1ª categoria, houve que superar os prémios de montanha de Alto do Pópulo (3ª cat. km 64,3) e Alto do Velão (2ª cat. km 114,3).

A fuga saiu cedo do pelotão, composta pelo líder da montanha João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Luís Gomes (RP-Boavista), Hélder Ferreira (Louletano-Hospital de Loulé), Hamish Schreurs (Israel Cycling Academy), Davide Pacchiardo (GM Europa Ovini), Beñat Txoperena e Gotzon Udondo (Euskadi-Murias) e Kévin Lebreton (Armée de Terre).

A equipa W52-FC Porto, do líder Raúl Alarcón, também cedo tomou o comando do pelotão, tendo em Joaquim Silva e Samuel Caldeira os primeiros homens da poderosa armada no trabalho de controlo na frente do grande grupo, tendo esta dupla imposto o ritmo até à entrada da decisiva e derradeira subida da jornada.

Os fugitivos chegaram à primeira subida do dia com cerca de 2 minutos de vantagem e com João Matias a reforçar a liderança da montanha, coroando em primeiro o Alto do Pópulo. No início da segunda ascensão de 17,6 km de extensão, surgiu o ataque de Filipe Cardoso (RP-Boavista) no pelotão, ciclista que venceu na Sra. da Graça em 2015, também por força de se aventurar na frente da corrida. Cardoso fez a ponte e chegou à fuga, indo ao encontro do companheiro de equipa Luís Gomes, de 23 anos, que faz a sua estreia na Volta.

João Matias continuou a consolidar a liderança da camisola azul, coroando em primeiro o Alto do Velão, contando a fuga com os mesmos 2 minutos de vantagem. Seguiu-se a descida da Serra do Alvão e, por fim, a entrada em Mondim de Basto, que desta feita não teve a multidão de outros anos na estrada, talvez por ser dia de semana e não a festa que sempre se contempla ao fim-de-semana.

Com apenas 15 km para o final, surgiu o ataque do combativo do dia Filipe Cardoso, correspondido por Beñat Txoperena, enquanto no pelotão a equipa Louletano-Hospital de Loulé tomava o comando, mas não por muito tempo, já que a W52-FC Porto continuou a mandar no ritmo da corrida.

Chegados ao início da derradeira subida de 8,2 km até ao alto do Monte Farinha, a 948m de altitude e pendente média de 7,5%, Cardoso e Txoperena iniciaram com 2 minutos de vantagem para o pelotão comandado pela Efapel, seguindo-se novamente a W52-FC Porto a impor o ritmo com o vencedor da Volta de 2016 Rui Vinhas, António Carvalho e Ricardo Mestre, um trio que demoliu o pelotão.

Na frente, Luís Gomes e Hélder Ferreira conseguiram regressar à companhia de Cardoso e Txoperena, mas o quarteto não conseguiu seguir unido. À falta de 3 km, Hélder Ferreira tentou a sua sorte, seguindo em solitário num sofrimento lutador, que terminou a 2 km da meta, quando o pelotão já reduzido aos favoritos à geral terminou com a fuga.

O que se seguiu foi uma demonstração do poderio da W52-FC Porto sobre as demais equipas, que tudo fizeram para combater o desfecho esperado. Amaro Antunes abriu as hostilidades com o seu líder Alarcón na roda. A dupla azul e branca conseguiu abrir um espaço para os rivais, mantendo-se próximos Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), João Benta (RP-Boavista) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé).

Dentro dos 1000m finais, Alarcón desferiu o golpe fatal, rumando à vitória da etapa com Amaro Antunes e Nocentini a cruzarem a linha a 3 segundos, seguidos de Benta com De Mateos a 4 segundos.

Nas contas da geral, Alarcón aumentou a vantagem no primeiro lugar a 25 segundos do agora 2º Nocentini, 29 segundos para o 3º Amaro Antunes e 35 segundos para o 4º Alejandro Marque (Sporting-Tavira).

Raúl Alarcón manteve também a liderança da classificação por pontos e subiu ao comando do combinado. Krists Neilands (Israel Cycling Academy) assumiu a liderança da juventude, João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) manteve a liderança da montanha e a W52-FC Porto a liderança por equipas.

Amanhã, a quinta etapa disputa-se entre Boticas e Viana do Castelo, num total de 179,6 km.

Resultados Et4 [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 4:02:52
2º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +3s
3º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +3s
4º João Benta (Por) RP-Boavista +4s
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +4s
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +19s
7º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +19s
8º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +25s
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +25s
10º Mikel Bizkarra (Esp) Euskadi-Murias +42s

Classificação Geral
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 18:49:35
2º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +25s
3º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +29s
4º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +35s
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +43s
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +46s
7º João Benta (Por) RP-Boavista +1:25s
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1:30s
9º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +1:34s
10º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +1:38s
11º Krists Neilands (Lat) Israel Cycling Academy +1:46s
12º Egor Silin (Rus) RP-Boavista +1:54s
13º Patrick Schelling (Sui) Team Vorarlberg +1:59s
14º Daniel Mestre (Por) Efapel +2:02s
15º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +2:08s
16º Mikel Bizkarra (Esp) Euskadi-Murias +2:12s
17º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +2:16s
18º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +2:22s
19º Davide Rebellin (Ita) Kuwait-Cartucho.es +2:40s
20º Rui Sousa (Por) RP-Boavista +2:54s
 ______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.