Avançar para o conteúdo principal

Rui Sousa, coração vianense despede-se da estrada

“Decidi que esta seria a minha última Volta a Portugal. São 20 anos de carreira, chegou o momento de dizer adeus ao profissionalismo, mas não ao ciclismo.” Estas foram algumas das palavras de Rui Sousa (RP-Boavista) na conferência de imprensa marcada para o dia de descanso da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. Depois de alcançar aos 41 anos uma das mais belas vitórias da sua carreira, em Fafe, o coração vianense confirmou esta sexta-feira o adeus ao ciclismo profissional.

 
Rui Sousa despede-se do ciclismo profissional em conferência de imprensa (© João Fonseca / Volta a Portugal)

Numa carreira profissional iniciada em 1998, inúmeros são os resultados de destaque e as competições nacionais e internacionais pelas quais passou o carinhosamente chamado ‘ciclista do povo’. Através das equipas por onde passou, Rui Sousa acumulou um vastíssimo palmarés, no qual se conta o título nacional de fundo em 2010, o 16º lugar na Vuelta a España de 2002, 5 pódios na geral e 13 vezes no Top 10 da Volta a Portugal, a sua prova do coração, onde conquistou o mesmo número 5 em vitórias de etapas.

Muito se escreveu ao longo deste dia sobre Rui Sousa e a sua extensa carreira de duas décadas entregues ao desporto mais belo e simultaneamente mais exigente que é o ciclismo. Aqui, no Cycling & Thoughts, quem vos escreve não quer dissertar sobre o seu percurso, os resultados ou as vitórias alcançadas, mas sim partilhar a significativa marca que Rui Sousa deixa no ciclismo português e, para tal, conto dois episódios vividos em distintas corridas.

Após a Volta a Portugal, o pelotão sempre ruma aos tradicionais circuitos de fim de temporada. Integrados nas festas das localidades, estas provas vão resistindo no calendário nacional, levando às gentes da terra a proximidade com os heróis das bicicletas. Precisamente num desses circuitos, pude perceber a ligação do público com Rui Sousa, sempre incansável no trato com as pessoas.

Recuando ao ano de 2015, terminado o circuito de estrada, os ciclistas dirigiram-se para a pista da Malveira para mais uma série de provas. Assim que se vislumbrou a presença do Rui na pista, ressoou o seu nome aclamado pelo público presente por entre os aplausos dirigidos ao herói de tantas batalhas na estrada. O sentimento de reconhecimento ao ciclista, que dedicou metade da sua vida à modalidade que os apaixona, fez-me ficar com pele de galinha ao perceber que a entrega de tantos anos do Rui não foi em vão, é e será sempre lembrado pelo público, que constantemente o acarinha.
 
Rui Sousa na pista da Malveira, em 2015 (© Helena Dias)

Também nas corridas mais emblemáticas do nosso país, a presença é notada e admirada à sua passagem. Este ano de 2017, pude comprová-lo em pleno Troféu Joaquim Agostinho. Na Vila do Turcifal, onde habitualmente se celebra o prólogo, no meio do público a assistir à passagem um a um dos ciclistas no contra-relógio individual, os comentários fluíam em meu redor sobre este ou aquele corredor, esta ou aquela equipa.

Por algumas ocasiões, perguntaram-me quem era um outro ciclista, principalmente por não estarem familiarizados com um ou outro rosto do nosso pelotão. Mas no meio daquele burburinho, algo chamou a minha atenção. À passagem do Rui, prontamente soltaram “Olha, ali vai o Rui Sousa”, seguido de “Este ano vai tentar ganhar a Volta. Ainda não ganhou, mas esteve lá perto”, concluindo com “É um grande ciclista, sem dúvida”.
 
Rui Sousa no prólogo do Troféu Joaquim Agostinho 2017, no Turcifal (© Helena Dias)

Não sei qual o segredo de Rui Sousa para tamanha estima do público, mas há detalhes que podem explicar essa forte ligação: a longevidade num desporto tão duro e exigente como é o ciclismo; a atenção dirigida a cada pessoa que o aborda na estrada e nas redes sociais; a simpatia e humanismo na interacção com os companheiros de pelotão e com a comunicação social; a persistência no sonho de vencer a Volta a Portugal, que para si é muito mais do que uma corrida, é a sua paixão.

As pessoas identificam-se com os seus heróis e o Rui é como o símbolo de quem nunca desiste, por mais que o sonho, com o passar dos anos, pareça cada vez mais distante de se tornar realidade. Quem de nós nunca passou por isto na vida?

O epílogo da história de amor de Rui Sousa com a Volta a Portugal pode não ter o desfecho mais desejado, a tão almejada vitória da camisola amarela, mas a emoção e o turbilhão de sentimentos que nos fez viver ao longo de tantas edições jamais serão apagados da nossa memória.

Por tudo isto e muito mais, o meu enorme agradecimento Rui por todos estes anos de sorrisos e lágrimas, de expectativas e alegrias, de lutas e conquistas, de palavras e entrevistas.

Como me disseste na última entrevista, “O público tem sido a minha força anímica”. Para nós, tens sido a personalidade marcante do ciclismo lusitano.

Rui Sousa com Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal (© João Fonseca / Volta a Portugal)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.