Avançar para o conteúdo principal

João Matias bisa nos Circuitos: “Vamos continuar a lutar em todas as corridas”

Depois de triunfar no Bombarral, João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) voltou a erguer os braços para a vitória no Circuito da Malveira. No final ao sprint superou Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) e Rafael Silva (Efapel), dois bravos do pelotão ainda em recuperação das lesões sofridas por agressão em treino e por queda na Volta a Portugal, respectivamente.


O dia na Malveira começou por um circuito urbano de 35 voltas a perfazer um total de 58,5 km. O pelotão de 74 corredores deu um verdadeiro espectáculo de ciclismo ao público, que não quis perder a luta pela vitória da 76ª edição da tradicional corrida da região saloia.

A alta velocidade imposta dificultou a saída do pelotão para uma fuga de êxito. Ainda assim, os corajosos Luís Gomes (RP-Boavista), Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman), Luís Fernandes (Sporting-Tavira), Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Álvaro Trueba (Efapel) conquistaram o seu lugar na frente de corrida para tentar a sorte neste dia.

O primeiro a perder o comboio foi o espanhol da Efapel, seguindo o quarteto na frente por mais umas voltas, até que ficou apenas Luís Gomes no comando da corrida, sendo alcançado a 9 voltas do final, muito pelo ritmo perseguidor de Daniel Mestre (Efapel), que tudo fez para tentar levar o companheiro Rafael Silva à vitória, conhecido guerreiro da Volta a Portugal, que lutou desde as primeiras etapas para se manter na prova rainha lusa, apesar dos 17 pontos no corpo.

Sem mais autorização para fugas, a linha de meta foi disputada ao sprint com João Matias a assegurar mais uma vitória para a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.

Depois de lutar pela camisola da montanha na Volta a Portugal, João Matias alcançou duas vitórias ao sprint nos Circuitos, num terreno mais da sua especialidade. Ao Cycling & Thoughts disse: “Parece que estou a voltar às minhas origens. Na Volta a Portugal foi uma circunstância do momento, nas fugas. Toda a gente sabe que sou um ciclista muito combativo e foi isso que me levou à montanha. Neste momento, estou a disputar os circuitos, que são corridas muito explosivas e acabam por se adaptar muito às minhas características. Sinto-me bem, a equipa dá-me confiança, os companheiros também me dão muita confiança e, por isso, a minha obrigação é tentar fazer o máximo para estar na frente e honrar as cores da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”

As duas vitórias revelaram-se importantes para uma equipa que sofreu reveses durante a temporada, em particular com o abandono do líder Edgar Pinto por queda na Volta a Portugal. João Matias afirmou: “O início da época foi um bocado complicado. Começámos bem com o Edgar na Volta ao Algarve, mas a partir daí ele começou a ter muitas lesões. Sendo ele o chefe de fila e sendo o primeiro ano da equipa, é claro que estas coisas custam sempre assimilar, mas felizmente depois de algum tempo a equipa conseguiu erguer-se. Chegámos a estar a correr com seis corredores a meio do ano e isso é complicado. Tivemos de nos unir muito. Acima de tudo tivemos a confiança dos patrocinadores, dos directores, de todo o staff. Agarrámo-nos uns aos outros e a resposta está aí. No primeiro ano da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack temos estado a disputar muitas corridas, a nível pessoal tem sido muito positivo e a nível da equipa também. E vamos continuar a lutar em todas as corridas.”

João Matias venceu ainda o prémio da volta mais rápida e o jovem Ivo Oliveira o prémio da montanha. Por equipas imperou a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.

A seguir ao circuito de estrada, o pelotão rumou à pista da Malveira. Nas provas disputadas, o jovem César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) triunfou em eliminação, ficando em 2º Juan Pérez Martín (W52-FC Porto). Na corrida por pontos, a vitória sorriu a Daniel Mestre (Efapel), ficando em 2º Antonio Chavita Angulo (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack).

Uma vez mais, o público não ficou indiferente à presença de Rui Sousa (RP-Boavista), mostrando todo o carinho pelo experiente ciclista que se despede do profissionalismo no final desta temporada.

Resultados
1º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack 1:11:30
2º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé mt
3º Rafael Silva (Por) Efapel mt
4º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto mt
5º Luís Gomes (Por) RP-Boavista mt
6º Ivo Oliveira (Por) Axeon Hagens Berman mt
7º Gonçalo Leaça (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés mt
8º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade mt
9º Luís Fernandes (Por) Sporting-Tavira mt
10º André Ramalho (Por) Jorbi-Team José Maria Nicolau mt


João Matias bisa nos Circuitos de final de temporada (© Helena Dias)
Pelotão a postos para dar início ao Circuito da Malveira (© Helena Dias)

Fuga do dia (© Helena Dias)

Trabalho da Efapel para tentar chegar à vitória (© Helena Dias)

Rui Sousa foi uma vez mais acarinhado pelo público, aqui junto ao companheiro Ricardo Vale (© Helena Dias)

César Martingil triunfou na Pista da Malveira (© Helena Dias)

Daniel Mestre coqnuistou uma vitória na Pista da Malveira (© Helena Dias)

Ivo Oliveira vencedor da montanha no Circuito de estrada (© Helena Dias)

Pódio do Circuito de estrada com vitória de João Matias (© Helena Dias)

LA Alumínios-Metalusa-BlackJack triunfa por equipas (© Helena Dias)

Pódio da prova de eliminação com César Martingil e Juan Perez Martin (© Helena Dias)

Pódio da corrida por pontos com Daniel Mestre e Antonio Chavita Angulo (© Helena Dias)



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.