Avançar para o conteúdo principal

Ivo Oliveira triunfa na estreia do Circuito Póvoa da Galega: “Sabe bem levantar os braços no meu país”

A estreia do Circuito da Póvoa da Galega ficou marcada por uma vitória fulgurante do jovem internacional luso Ivo Oliveira (Axeon Hagens Bermans). Os companheiros de fuga Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Luís Gomes (RP-Boavista) completaram o pódio.


O pelotão de 76 corredores Elites/Sub-23 estreou o Circuito da Póvoa da Galega, no concelho de Mafra, num total de 69 km distribuídos por 30 voltas. Num percurso maioritariamente técnico, de sobe e desce constante e curvas exigentes, foi a fuga a ditar o ritmo desde as primeiras voltas.

António Barbio (Efapel), Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), Luís Gomes (RP-Boavista), Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) formaram o quinteto na frente, tendo a companhia de Luís Fernandes (Sporting-Tavira) e Amaro Antunes (W52-FC Porto) por alguns quilómetros, tendo esta dupla perdido o contacto com a frente da corrida.

O pelotão esteve sempre a pouco mais de um minuto de distância, não conseguindo apagar a vantagem do quinteto até ao último cruzar de linha.

Na derradeira subida para linha da meta, Ivo Oliveira conseguiu deixar os companheiros de fuga para trás, agarrando a primeira vitória depois do momento difícil que passou por lesão, como contou ao Cycling & Thoughts: “Foi a minha primeira corrida depois de ter partido o braço. Fiz a pista, mas não é a mesma coisa. Esta foi a primeira corrida de estrada, ainda por cima um circuito, que às vezes é pior do que uma prova em linha. Nas primeiras voltas custou-me a adaptar, doía-me muito a barriga e as pernas não iam bem, mas depois engatei na fuga e foi bom. Assim minimizei o risco de queda. Não quero cair, porque o braço ainda está em recuperação, ainda estou a fazer fisioterapia. Sabe bem chegar aqui e levantar os braços, ainda por cima no meu país. Sabe muito bem.”

Ivo Oliveira falou dos próximos objectivos: “Gostava de ser convocado para os Mundiais, mas isso não depende de mim. Estou a treinar para isso, mas o nosso Seleccionador é que vai dizer. Espero ser seleccionado, o futuro o dirá.”

Na presente temporada, Ivo Oliveira integra a equipa norte-americana Axeon Hagens Berman, que em 2018 irá subir ao escalão Pro Continental, o que para o jovem ciclista de 20 anos “É muito bom. Vamos ter mais ciclistas, mais corridas. Não vai acontecer o que aconteceu este ano, que éramos para ser convidados para o Tour da Califórnia e em cima da hora disseram-nos que não, negaram-nos o convite e foi um choque para a equipa, porque era a corrida da casa e estávamos todos focados nisso. Ser Pro Continental dá-nos garantias de fazermos melhores corridas.”

Sobre o seu futuro e do irmão gémeo Rui, Ivo Oliveira adiantou sobre a próxima temporada: “Sim, eu e o meu irmão vamos continuar na equipa.”

Nas classificações do Circuito da Póvoa da Galega foram premiados os 10 primeiros em elites, destacando-se o pódio de Luís Afonso, Luís Gomes e António Barbio. Também em sub-23 foram premiados os dez primeiros na meta, destacando-se no pódio os jovens Ivo Oliveira, David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) e Gonçalo Carvalho (Miranda-Mortágua).

Ao pódio subiram também os últimos classificados em elite Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e Jorge Marques (Jorbi-Team José Maria Nicolau), recebendo ambos como prémio sui-generis um bacalhau.

À imagem do sucedido no Circuito de Nafarros e de Alcobaça, Rui Sousa (RP-Boavista) subiu ao pódio para ser homenageado no ano de despedida da sua carreira de 20 anos como profissional.

Resultados
1º Ivo Oliveira (Por) Axeon Hagens Berman 1:45:05
2º Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +47s
3º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +47s
4º António Barbio (Por) Efapel +47s
5º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +47s
6º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +1:34s
7º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +1:34s
8º João Letras (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:34s
9º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:34s
10º Gonçalo Carvalho (Por) Miranda-Mortágua +1:34s

ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS AQUI!

Ivo Oliveira triunfa na Póvoa da Galega (© Helena Dias)

Pelotão a postos para o início do Circuito  (© Helena Dias)

A fuga do dia  (© Helena Dias)

Pódio Sub-23  (© Helena Dias)

Pódio Elite  (© Helena Dias)

Rui Sousa homenageado no final do Circuito  (© Helena Dias)


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.