Avançar para o conteúdo principal

Henrique Casimiro: “Seguramente iremos dar luta”

O Cycling & Thoughts entrevistou Henrique Casimiro em Belém, na apresentação das equipas da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. O ciclista luso de 31 anos partilha a liderança da equipa Efapel com o experiente internacional luso Sérgio Paulinho na luta pela conquista da camisola amarela.


Henrique Casimiro chega este ano à Volta depois de brilhar em 7º lugar da edição anterior e com expectativas de lutar pela geral.

HC: “As minhas expectativas são as de sempre. Partimos para cada prova com o objectivo de vencer. É um orgulho poder partilhar equipa e esta posição com o Sérgio Paulinho, que sempre foi uma referência para mim e já lho disse várias vezes. Ele pensa que estou a brincar, mas é a verdade… eu até me sinto pequenino ao pé do Sérgio. Vamos lutar para que o Sérgio consiga discutir a Volta, embora eu também tenha liberdade para isso. Mas a nossa peça chave é o Sérgio, também pelo percurso se adaptar melhor a ele do que a mim. Vamos tentar manter-nos como até aqui, a nossa força é o grupo, é o bloco, e vamos tentar combater as principais equipas.”

A consistência de resultados de Henrique Casimiro tem vindo a aumentar de ano para ano, principalmente desde que chegou à Efapel. Explica-nos o que mudou.

HC: “Mudou acreditarem em mim. Chegar aqui e dizerem ‘tu não és para fazer isto, mas sim para fazer isto’. Têm-me dado confiança ao longo de cada corrida e ter uma equipa como a Efapel a trabalhar para mim em certas corridas dá-me uma força psicológica muito grande. O fluir de resultados dá-me mais tranquilidade e daí a evolução.”

A Efapel tem-se pautado por ser a equipa que mais batalha na Volta a Portugal contra a favorita W52-FC Porto. Este ano, o grupo promete a mesma luta diária.

HC: “O Porto é, sem dúvida, a equipa de referência que todos temos para a Volta e não seremos só nós o principal adversário, mas seguramente iremos dar luta como sempre, porque não temos nada a perder e iremos arriscar sempre que possível para tentar vencer. É difícil, mas se fosse fácil não estávamos cá nós, estavam outros. Espero que seja um bom espectáculo e que se possível consigamos vencer.”

A vitória é o objectivo da Efapel e para Henrique Casimiro passa pela cabeça vestir a amarela.

HC: “Eu acredito que cerca dos 150 ciclistas, que alinham amanhã, a todos lhes passa isso pela cabeça e eu não sou excepção. Obviamente que me passa pela cabeça e se a vestir tudo farei para a defender com unhas e dentes. Contudo, não é tarefa fácil. Preparámo-nos para o nosso principal objectivo e tenho de agradecer todo o apoio que a equipa me tem dado até aqui.”

Henrique Casimiro (© Helena Dias)

Equipa Efapel na 79ª Volta a Portugal (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.