Avançar para o conteúdo principal

José Gonçalves vence etapa rainha e lidera Ster ZLM Toer: "Feliz por escrever o meu nome nesta etapa"

O ciclista luso José Gonçalves (Katusha-Alpecin) venceu este sábado a etapa rainha do Ster ZLM Toer e subiu à liderança da geral, destronando Primoz Roglic para o segundo lugar, tendo oito segundos de vantagem sobre o ciclista esloveno vencedor da Volta ao Algarve 2017.

“Estou em boa forma e a equipa está muito forte, por isso, fui também pela camisola amarela. Estou muito feliz por termos conseguido conquistá-la e também por escrever o meu nome nesta etapa. Eu sabia que era possível e é muito bom consegui-lo”, declarou José Gonçalves após a vitória.


José Gonçalves iniciou a quarta e penúltima etapa da corrida holandesa em 17º da geral, apenas com 20 segundos a separá-lo da liderança. A etapa montanhosa de 186,7 km partiu de Hotel Verviers e chegou a La Gileppe, após 4h39m47s de um sobe e desce constante, onde o ciclista luso de 28 anos agarrou a primeira vitória da temporada de estreia no WorldTour com a equipa Katusha-Alpecin, depois de viver duas temporadas na Caja Rural-Seguros RGA, com a qual venceu duas etapas na Volta a Portugal, uma etapa no GP Beiras e Serra da Estrela e o Presidential Cycling Tour of Turkey de 2016, e anteriormente duas temporadas na La Pomme Marseille, com a qual venceu La Poly Normande em 2013.

Na chegada a La Gileppe, Gonçalves triunfou com 6 segundos de vantagem sobre o belga Laurens de Plus (Quick Step-Floors) e a 22 segundos do ex-líder da geral e vencedor do prólogo Primoz Roglic (Team LottoNL-Jumbo).

O Ster ZLM Toer termina amanhã com uma jornada de 180,9 km, com partida e chegada a Oss.

José Gonçalves vence etapa rainha no Ster ZLM Toer (© Wouter Roosenboom)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.