Avançar para o conteúdo principal

José Gonçalves conquista Ster ZLM Toer

Em ano de estreia no WorldTour, o ciclista português de 28 anos José Gonçalves (Katusha-Alpecin) sagrou-se este domingo o grande vencedor do Ster ZLM Toer, competição holandesa de cinco etapas.


Depois da vitória da etapa rainha, obtida ontem na chegada a La Gileppe, José Gonçalves subiu à liderança do Ster ZLM Toer com uma curta vantagem para o ex-líder da prova Primoz Roglic (Team LottoNL-Jumbo), vencedor da Volta ao Algarve deste ano.

Na derradeira jornada deste domingo, de 180,9 km com partida e chegada em Oss, José Gonçalves foi 13º no sprint ganho por Marcel Kittel (Quick-Step Floors), bonificando ainda 3 segundos no sprint intermédio e assim agarrando de vez a vitória final da competição holandesa, deixando em 2º da geral o esloveno Roglic a 11 segundos e a fechar o pódio o belga Laurens de Plus (Quick-Step Floors) a 13 segundos.

Esta é a 11ª vitória da temporada para a equipa suíça Katusha-Alpecin e o 7º triunfo profissional de José Gonçalves desde que chegou ao pelotão internacional pela mão da equipa francesa La Pomme Marseille (2013/2014), passando pela espanhola Caja Rural-Seguros RGA (2015/2016) até chegar este ano ao WorldTour com a Katusha-Alpecin. Em 2012 foi campeão nacional de contra-relógio, contando com o mesmo título nacional em 2011 no escalão sub-23, e entre as vitórias do ciclista luso destaca-se a prova de categoria 2.HC Presidential Cycling Tour of Turkey, em 2016.

Pódio final Ster ZLM Toer: 1º José Gonçalves, 2º Primoz Roglic, 3º Laurens de Plus (© Ster ZLM Toer)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

João Matias: “Cheguei a bater de porta em porta a pedir dinheiro para comprar uma bicicleta de pista”

João Matias encaminha-se para o final da sua melhor época, afirmando-se aos 27 anos como um dos mais fortes sprinters do pelotão nacional. Ao carácter decidido e à qualidade demonstrada na estrada, onde alcançou a vitória da última etapa no Grande Prémio Nacional 2 e esteve na discussão de etapas na Volta ao Alentejo, no Grande Prémio JN e Abimota, Troféu Joaquim Agostinho e Volta a Portugal, o corredor da Vito-Feirense-Blackjack somou uma época de glória em pista. Aos títulos nacionais em eliminação e perseguição individual, juntou na Alemanha a vitória em três disciplinas no Dudenhofen International Sprint and Omnium Meeting e o relevante pódio na disciplina olímpica de madison na Eulen-Renntag Ludwigshafen.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).