Avançar para o conteúdo principal

Domingos Gonçalves campeão nacional de crono

Domingos Gonçalves (RP-Boavista), de 28 anos, sagrou-se esta sexta-feira campeão nacional elite de contra-relógio, igualando o feito do seu irmão gémeo José Gonçalves (Katusha-Alpecin) no ano de 2012. No percurso de 33,9 km em Santa Maria da Feira, Domingos Gonçalves foi o ciclista mais rápido em todos os pontos de cronometragem, completando o esforço individual em 42 minutos e 19 segundos, a 48,066 km/h.

Uma mudança do horário da partida, alterada na reunião de directores, levou a que o defensor do título Nelson Oliveira (Movistar Team) não estivesse presente, declarando à organização: “O meu pai foi levantar o dorsal e não foi avisado da alteração [do horário]. É verdade que ele também não perguntou nada.”

O internacional Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) conquistou a medalha de prata, ficando a escassos 5 segundos da vitória, fechando o pódio com a medalha de bronze o mais experiente ciclista luso internacional, este ano de regresso ao pelotão nacional, Sérgio Paulinho (Efapel) a 20 segundos.

Resultados Completos CRI Elite
1º Domingos Gonçalves (RP-Boavista) 0:42:19 [48,066 km/h]
2º Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) +5s
3º Sérgio Paulinho (Efapel) +20s
4º José Mendes (BORA-hansgrohe) +28s
5º Ricardo Vilela (Manzana Postobón) +1:02s
6º João Rodrigues (W52-FC Porto) +1:04s
7º António Barbio (Efapel) +1:14s
8º João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) +1:55s
9º Tiago Ferreira (W52-FC Porto) +2:17s
10º Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) +2:22s
11º Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) +3:18s
12º Patrick Videira (Maia) +4:26s

Domingos Gonçalves campeão nacional de crono (© João Fonseca)

______

Comentários

  1. Que amadorismo como é possível, a federação é uma vergonha à tantos anos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro