Avançar para o conteúdo principal

Ivo Oliveira conquista pela segunda vez o Circuito da Moita: “Estou mesmo feliz com esta vitória”

Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) repetiu a vitória de 2015 e voltou a reinar no Circuito da Moita, na Marinha Grande, diante do vencedor de dois recentes circuitos João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) e do vencedor da edição transacta César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).

Esta foi a segunda vitória do internacional luso Ivo Oliveira em poucos dias, após ter conquistado no passado dia 26 de Agosto o Circuito da Póvoa da Galega. Hoje na Moita, a vitória teve um sabor especial, como contou ao Cycling & Thoughts: “É um circuito que gosto muito. A correr sozinho é um pouco complicado, por causa dos ataques e de não sabermos quando havemos de ir ou não, mas a duas ou três voltas o pelotão partiu-se e foi a minha sorte. Quase fui apanhado em flagrante, porque comecei a festejar e ainda faltava uma volta. Felizmente consegui aguentar mais uma volta e estou mesmo feliz com esta vitória.”


“Dedico esta vitória a toda a minha família e a todas as pessoas que estão comigo nos momentos mais felizes e nos momentos menos felizes, como quando parti o braço e tive as minhas dificuldades. Estiveram sempre a acompanhar-me a minha família, a minha equipa, os meus treinadores, os meus amigos. É para eles esta vitória e para todos os que gostam de mim”, concluiu Ivo Oliveira.

A 66ª edição do Circuito da Moita viveu-se ao longo de rápidos 75 km, distribuídos por 25 voltas. À imagem dos circuitos anteriores, o pelotão voltou a marcar o ritmo a alta velocidade, dificultando a vida a todas as fugas tentadas ao longo da jornada.

O primeiro a marcar o ritmo na frente do grande grupo foi João Rodrigues (W52-FC Porto), seguindo-se os ataques de corredores da Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, Louletano-Hospital de Loulé, Sporting-Tavira, RP-Boavista e Liberty Seguros-Carglass.

À 18ª volta surgiu o ataque do recente vencedor do Circuito de Nafarros Luís Gomes (RP-Boavista), correspondido por António Barbio (Efapel), vencedor da etapa da Nossa Sra. da Assunção na Volta a Portugal. Contudo, o ritmo imposto na perseguição pela W52-FC Porto não deu hipótese a esta jovem dupla.

Na penúltima volta, Ivo Oliveira ganhou uma curta vantagem e quase celebrou antecipadamente à falta de uma volta. Quando tudo parecia perdido, o jovem ciclista não baixou os braços e lutou durante a derradeira volta para agarrar a vitória. Conseguiu fazê-lo, cruzando o risco no momento em que dobrava dois ciclistas e deixando na sua roda o grupo perseguidor encabeçado por João Matias e César Martingil.

Por equipas imperou a W52-FC Porto, seguida da Louletano-Hospital de Loulé e da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass.

Na cerimónia do pódio, Rui Sousa (RP-Boavista) recebeu mais uma homenagem por tudo o que deu à modalidade nos 20 anos de carreira.

Resultados
1º Ivo Oliveira (Por) Axeon Hagens Berman
2º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
3º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass
4º Juan Pérez Martin (Esp) W52-FC Porto
5º Rafael Silva (Por) Efapel
6º Fábio Silvestre (Por) Sporting-Tavira
7º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé
8º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto
9º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista
10º Óscar Hernández (Esp) Louletano-Hospital de Loulé

ÁLBUM DE FOTOS AQUI!

Ivo Oliveira é novamente feliz no Circuito da Moita (© Helena Dias)
Pelotão na linha de partida (© Helena Dias)
Rui Sousa homenageado no final do Circuito (© Helena Dias)

Ivo Oliveira, João Matias e César Martingil festejaram no pódio (© Helena Dias)


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.