Avançar para o conteúdo principal

TJAgostinho: Amaro Antunes conquista Troféu, João Benta reina na Carvoeira

Amaro Antunes (W52-FC Porto) afirmou-se uma vez mais como sendo um dos melhores ciclistas da actualidade ao conquistar aos 26 anos de idade a 40ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Na derradeira etapa com chegada no alto da Carvoeira, a vitória sorriu a João Benta (RP-Boavista), o rei de Montejunto nos dois anos anteriores.


O último dia prometia ser renhido até ao último metro de asfalto e o pelotão não desiludiu. Numa das melhores e mais disputadas edições dos últimos anos, o Troféu Joaquim Agostinho levou a decisão da amarela até à Carvoeira. No alto do Parque Eólico, Amaro Antunes cruzou a linha em 3º, agarrando de vez a conquista da amarela, camisola que vestiu no final da etapa transacta em Torres Vedras, após no dia anterior ter ganho no alto de Montejunto.

Depois de vencer a etapa do Malhão na Volta ao Algarve e a Clássica da Arrábida, este é um triunfo bastante significativo, numa das principais provas do calendário nacional, que homenageia o grande e carismático Joaquim Agostinho. Ao lado de Amaro Antunes, subiu ao pódio a dupla da equipa Sporting-Tavira, fechando em 2º da geral o vencedor de 2016 Rinaldo Nocentini, a 15 segundos, e em 3º Frederico Figueiredo, a 18 segundos .
 
Amaro Antunes conquista a 40ª edição do Troféu Joaquim Agostinho (© Helena Dias)

João Benta triunfa no alto da Carvoeira (© Helena Dias)

Os derradeiros 162 km foram pedalados entre S. Martinho do Porto e o alto de 3ª categoria da Carvoeira, numa jornada pontuada ainda pela subida de 1ª categoria do Miradouro da Santa (km 120,8) e uma 3ª categoria a 19,8 km da chegada.

A fuga do último dia não se fez esperar, formando-se aos primeiros quilómetros um grupo composto por Rui Sousa (RP-Boavista), Pedro Paulinho (Louletano-Hospital de Loulé), António Barbio (Efapel), Jorge Cubero (Burgos BH), o primeiro líder da juventude Óscar Rodríguez (Euskadi-Murias), Guillaume de Almeida e João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Romain Campistrous (Armée de Terre), Herman Dahl (Team Sparebanken Sor), Óscar Pelegri (Caja Rural-Seguros RGA) e o líder das metas volantes César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).

Atingindo um máximo de 9 minutos de vantagem para o pelotão, a fuga viu César Martingil e João Matias atacarem com 62 km percorridos, com o ciclista da Liberty Seguros-Carglass a garantir em definitivo a conquista da camisola das metas volantes.

Superada a mais dura subida do dia no Miradouro da Santa, em Montejunto, coroada por João Matias, o duo foi vendo chegar à sua companhia alguns dos companheiros da fuga inicial.

A perseguição do pelotão apagou a distância ao longo dos últimos quilómetros, resistindo na frente a 4 km da meta João Matias, Óscar Rodríguez e António Barbio. O ciclista da Efapel atacou no início da derradeira ascensão, sendo alcançado já dentro do quilómetro final.

No alto da Carvoeira, João Benta não deixou escapar a vitória nesta edição, que fechou em 4º da geral, triunfando na meta frente ao italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) e Amaro Antunes (W52-FC Porto), vencedor do Troféu em 2017. Seguiram-se com o mesmo tempo na meta Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), Bruno Silva (Efapel), Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), o vencedor do GP Mortágua David Rodrigues (RP-Boavista) e David de la Fuente (Louletano-Hospital de Loulé).

Nas contas finais da 40ª edição do Troféu Joaquim Agostinho, Amaro Antunes brilhou no pódio com a conquista da camisola amarela, a geral por pontos, da montanha e do combinado.

O jovem César Martingil conquistou a camisola das metas volantes e a W52-FC Porto triunfou por equipas, seguida da Efapel e da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.

O campeão nacional sub-23 de contra-relógio e vencedor da Volta a Portugal do Futuro José Neves, que chegou a envergar a amarela neste Troféu e fechou em 5º da geral, conquistou a camisola laranja da juventude, seguido nesta classificação por Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) e João Rodrigues (W52-FC Porto).

Resultados Et4 [resultados completos]
1º João Benta (Por) RP-Boavista 4:14:06 [38,158 km/h]
2º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira mt
3º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto mt
4º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira mt
5º Bruno Silva (Por) Efapel mt
6º Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
7º David Rodrigues (Por) RP-Boavista mt
8º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt
9º José Neves (Por) Liberty Seguros-Carglass +6s
10º Pablo Torres (Esp) Burgos BH +12s

Classificação Geral Final
1º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto 16:22:17
2º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +15s
3º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +18s
4º João Benta (Por) RP-Boavista +40s
5º José Neves (Por) Liberty Seguros-Carglass +44s
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +52s
7º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +54s
8º Pablo Torres (Esp) Burgos BH +1:11s
9º Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +1:19s
10º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:19s
______

Álbum Fotos:

Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.