Avançar para o conteúdo principal

GP Beiras: Omar Mendoza alcança 1ª vitória para equipa Bolivia

O colombiano Omar Mendoza (Equipo Bolivia), de 27 anos, conquistou a primeira vitória da temporada na chegada a Trancoso, na segunda etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. Alexander Evtushenko (Lokosphinx) manteve o comando da geral.


A jornada de ontem reduziu o pelotão a 99 corredores, que partiram hoje para a segunda etapa de 192 km a ligar Fornos de Algodres a Trancoso, com as dificuldades montanhosas a situarem-se na segunda metade: Castelo Rodrigo (3ªcat. km 112,1), Cidadelhe (2ªcat. km 134,9) e Mêda (3ªcat. km 158).

A fuga do dia formou-se com 20 km pedalados e teve como protagonistas os portugueses Rui Rodrigues (Louletano-Hospital de Loulé) e Rui Sousa (RP-Boavista), um dos ciclistas maltratados pelas quedas de ontem, o colombiano Oscar Qiroz (Burgos BH), o britânico Ian Bibby (JLT Condor) e o boliviano Carlos Amurrio (Equipo Bolivia).

A fuga chegou a rondar os 6 minutos de vantagem, sendo controlada pelo pelotão comandado pelas equipas lusas W52-FC Porto e Efapel. Na subida de Cidadelhe já a distância tinha sido encurtada, restando um trio na frente encabeçado por Bibby, que coroou os dois primeiros altos. O britânico não resistiu na frente, restando Quiroz na última subida de Mêda junto ao líder da montanha Omar Mendoza (Equipo Bolivia), que chegou à frente e coroou o último alto.

Após assegurar a permanência no comando da montanha, o colombiano fez valer os atributos demonstrados na especialidade de contra-relógio, sendo vice-campeão nacional em 2014 e 5º em 2016, e pedalou os derradeiros 22 km isolado na frente, mantendo uma cadência que lhe valeu chegar isolado à meta, conquistando a primeira vitória UCI para a Equipo Bolivia.

Apesar do esforço aliado de Efapel e Caja Rural-Seguros RGA nos derradeiros quilómetros, o pelotão não conseguiu evitar a vitória de Mendoza, chegando o grande grupo logo em seguida a 16 segundos.

O camisola amarela Alexander Evtushenko cruzou a linha inserido no pelotão, defendendo a liderança da geral. Nas classificações secundárias, Sérgio Paulinho (Efapel) subiu à liderança das metas volantes, Omar Mendoza (Equipo Bolivia) manteve o comando na montanha, Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) na juventude e a Lokosphinx por equipas.

Amanhã, a terceira e última etapa irá ligar Belmonte a Manteigas num total de 163 km.
 
Líder da montanha Omar Mendoza triunfa em Trancoso (© Helena Dias)

Resultados Et2 [resultados completos]
1º Omar Mendoza (Col) Equipo Bolivia 5:09:16 [37,249 km/h]
2º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +16s
3º Daniel Mestre (Esp) Efapel +16s
4º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +16s
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +16s
6º Luís Fernandes (Por) Sporting-Tavira +16s
7º Luís Gomes (Por) RP-Boavista +16s
8º João Benta (Por) RP-Boavista +16s
9º Ibai Salas (Esp) Burgos BH +16s
10º Sergei Shilov (Rus) Lokosphinx +16s

Classificação Geral
1º Alexander Evtushenko (Rus) Lokosphinx 10:23:24
2º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +8s
3º Jesús del Pino (Esp) Efapel +10s
4º Beñat Txoperena (Esp) Euskadi-Murias +13s
5º Nikodemus Holler (Ger) Bike Aid +3:07s
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43s
7º Daniel Mestre (Por) Efapel +3:45s
8º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +3:45s
9º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:46s
10º Bruno Silva (Por) Efapel +3:47s

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro