Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: Vicente de Mateos veste 1ª amarela em Belmonte

Vicente de Mateos é o primeiro camisola amarela da 38ª edição do Grande Prémio Abimota. O espanhol da equipa Louletano-Hospital de Loulé venceu a etapa inaugural com uma vantagem de mais de um minuto para o vencedor da edição anterior Filipe Cardoso (RP-Boavista) e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), segundo e terceiro na meta em Belmonte.


A primeira etapa partiu de Proença-a-Nova para um total de 147,5 km, com chegada à 3ª categoria instalada em Belmonte, tendo a 63,2 km do final uma outra subida de 3ª categoria no Alto de Alpedrinha.

Vicente de Mateos integrou a fuga inicial da jornada vivida com temperaturas acima dos 35º graus, junto a Joaquim Silva (W52-FC Porto), Luís Fernandes (Sporting-Tavira) e o jovem José Neves (Liberty Seguros-Carglass). De Mateos mostrou-se mais forte do que os companheiros de fuga, seguindo em solitário à conquista da jornada, com uma vantagem de 1 minuto e 14 segundos para os mais directos perseguidores de um pelotão completamente fraccionado.

Além da vitória da etapa e da liderança da camisola amarela, Vicente de Mateos terminou o dia a comandar também a classificação por pontos, da montanha e dos sprints. Com este triunfo, De Mateos soma três esta temporada com a vitória da Clássica Aldeias do Xisto e do Troféu Liberty Seguros.

Nas demais classificações, Daniel Freitas (W52-FC Porto) comanda nas metas volantes e por equipas lidera Louletano-Hospital de Loulé, seguida da Efapel e da espanhola EC Cartucho.es-Magro.

Entre os mais jovens, o campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) cruzou a meta em 10º lugar, sendo o melhor corredor de equipa de clube e estando no comando da camisola da juventude, seguido de Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) e Andres Sacristan (EC Cartucho.es-Magro).

Amanhã, a segunda etapa irá ligar Penamacor ao Sabugal em 144,5 km.
 
Vicente de Mateos triunfa em Belmonte (© FPC)

Resultados Et1 [resultados completos]
1º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 3:35:14 [41,1 km/h]
2º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +1:14s
3º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1:14s
4º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:14s
5º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +1:17s
6º Rafael Silva (Por) Efapel +1:19s
7º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:23s
8º César Fonte (Por) LA Aluminios-Metalusa-Blackjack +1:23s
9º Jesus del Pino (Esp) Efapel +1:23s
10º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:26s

Classificação Geral
1º Vicente Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 3:35:04
2º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +1:16s
3º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1:20s
4º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:24s
5º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +1:27s
6º Rafael Silva (Por) Efapel +1:29s
7º César Fonte (Por) LA Aluminios-Metalusa-Blackjack +1:32s
8º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:33s
9º Jesus del Pino (Esp) Efapel +1:33s
10º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:36s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.