Avançar para o conteúdo principal

Vitória em Torres Vedras dá liderança da Taça a Maaris Meier

A ciclista estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte) venceu este sábado a quarta prova da Taça de Portugal Feminina e subiu à liderança do troféu em elite.

O pelotão feminino esteve em Torres Vedras para disputar a penúltima prova pontuável da Taça de Portugal. Na categoria elite, o circuito de um total de 61,2 km foi disputado ao sprint com Maaris Meier a impor-se diante da campeã nacional Daniela Reis (Lares-Waowdeals) e a sub-23 Soraia Silva (Bairrada). Com este triunfo, Meier assumiu o comando da Taça com 115 pontos, destronando para o 2º lugar Fiona Hunter Johnston (Fusion Fierlan RT) com 112 pontos, tendo sido 9ª na meta, e a fechar o pódio da Taça Irina Coelho (5Quinas/Município de Albufeira) com 70 pontos.


Entre as ciclistas juniores, Maria Martins (Bairrada) triunfou isolada ao final dos 45,9 km, deixando a 6 segundos a líder da Taça Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) e a 8 segundos Diana Fortes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). As três juniores ocupam também os três primeiros lugares da Taça, somando Marta Branco 155 pontos, a 5 de Maria Martins e a 70 de Diana Fortes.

Na prova de cadetes, ao final dos 35,7 km a vitória sorriu a Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira) frente à companheira de equipa Daniela Campos, estando ambas empatadas na liderança deste escalão com 170 pontos. Beatriz Martins (Maiatos/Reabnorte) foi 3ª na meta, a 4m54s, fechando igualmente o pódio da Taça com 72 pontos.

Na corrida masters de 35,7 km, Lisa Torpes (5Quinas/Município de Albufeira) garantiu mais uma vitória, consolidando por completo a liderança da Taça com 185 pontos. Fecharam o pódio da jornada a companheira de equipa Orieta Oliveira e Inês Trancoso (Academia Joaquim Agostinho/Udo), ambas a 33 segundos. Neste escalão, ocupam os demais lugares do pódio Orieta Oliveira a 65 pontos e Catarina Simões (Academia Joaquim Agostinho/Udo) a 100 pontos.

A equipa Maiatos/Reabnorte imperou no colectivo em Torres Vedras, mas não destronou a 5Quinas/Município de Albufeira da liderança da Taça com 50 pontos. A equipa Maiatos encontra-se a 5 pontos e a Bairrada a 25 pontos.

A quinta e última prova da Taça de Portugal Feminina realiza-se no próximo dia 27 de Maio, em Viseu.

Resultados completos, aqui.
Ranking Taça de Portugal Femininas, aqui.

Maaris Meier triunfa em Torres Vedras (© UVP-FPC)

Líderes da Taça de Portugal Femininas nos quatros escalões (© UVP-FPC)

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.