Avançar para o conteúdo principal

GPJN: Raúl Alarcón vence Grande Prémio JN, Daniel Mestre bisa em Valongo

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) sagrou-se este domingo grande vencedor da 27ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias. O ciclista espanhol foi segundo na meta em Valongo, onde Daniel Mestre (Efapel) repetiu o triunfo da etapa anterior.

A quarta e última jornada correu-se em Valongo, casa da equipa W52-FC Porto do camisola amarela Raúl Alarcón, estando presente o presidente do Futebol Clube do Porto Pinto da Costa.

Neste derradeiro dia, o pelotão de 93 corredores fez-se à estrada para percorrer 130 km, com partida e chegada em Valongo, uma etapa marcada pelas subidas de 1ª categoria no Estádio Lordelo (km 23,4) e em Canelas (km 84,2) e a 3ª categoria em Cruzeiro de Vila Cova (km 117).

Raúl Alarcón partiu para a última etapa com uma vantagem de 18s para o seu mais directo adversário, João Benta (RP-Boavista) em 2º da geral. A equipa boavisteira atacou desde cedo a jornada, colocando na frente Luís Gomes e David Rodrigues. O duo teve a companhia de Omar Mendoza (Equipo Bolivia), mas o ritmo imposto pela W52-FC Porto no comando do pelotão não deu hipótese ao trio em fuga, alcançando-os na subida de Canelas, à falta de 45 km para o final.

A RP-Boavista tentou novamente tomar a frente de corrida, primeiro com Domingos Gonçalves e depois Rui Sousa, iniciativas anuladas pela força do pelotão.

Nos derradeiros quilómetros, formou-se um grupo de cerca de 20 corredores liderado pela Efapel, que disputou a meta ao sprint, com Daniel Mestre a repetir o triunfo da etapa anterior, seguido na linha em Valongo pelo conquistador do Grande Prémio Raúl Alarcón e pelo segundo da geral João Benta.

Nas contas finais do Grande Prémio Jornal de Notícias, Raúl Alarcón subiu ao primeiro lugar do pódio da geral, deixando a 20s João Benta e a 23s o companheiro de equipa Rui Vinhas (W52-FC Porto).

A W52-FC Porto soma assim 10 vitórias esta temporada, das quais 6 são de Raúl Alarcón. A equipa veio para este Grande Prémio com um grupo bastante forte e também triunfou por equipas, fechando com quatro corredores no Top 10, seguindo-se a Alarcón em 3º Rui Vinhas, 5º Amaro Antunes e 6º António Carvalho.

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) venceu também a camisola por pontos, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) as metas volantes e César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) a montanha. A W52-FC Porto triunfou por equipas, seguida da RP-Boavista e Efapel.

Entre os mais jovens do pelotão, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) venceu a camisola da juventude, seguido de Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) e o campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass).

Pódio final do Grande Prémio JN com vitória de Raúl Alarcón (© Helena Dias)

Daniel Mestre bisa na última etapa em Valongo (© Helena Dias)
W52-FC Porto imperou no Grande Prémio JN com presença do presidente do FCP Pinto da Costa (© Helena Dias)

Resultados Et4
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 3:16:59 [39,597 km/h]
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto mt
3º João Benta (Por) RP-Boavista mt
4º António Carvalho (Por) W52-FC Porto mt
5º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto mt
6º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés mt
7º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto mt
8º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
9º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
10º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira mt

Classificação Geral Final [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 13:27:39
2º João Benta (Por) RP-Boavista +20s
3º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +23s
4º Daniel Mestre (Por) Efapel +29s
5º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +31s
6º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +39s
7º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira +49s
8º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +1:00s
9º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua +1:02s
10º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1m15s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.